Três italianos avançam na Champions, Juventus herda vaga na Liga Europa

Napoli, Milan e Inter de Milão avançaram às oitavas de final da Champions League, enquanto a Juventus decepcionou ao herdar uma vaga na Liga Europa. Entre os quatro italianos que participaram da fase de grupos do torneio, os napolitanos tiveram o melhor retrospecto ao conquistarem 15 pontos em um grupo com Liverpool e Ajax.

Embora não tenha merecido, o time treinado por Luciano Spalletti foi superado pelos Reds por 2 a 0 em Anfield, na Inglaterra, e registrou sua primeira derrota na atual temporada, mas mesmo assim fechou sua participação na liderança do grupo A. Com 15 pontos conquistados, o Napoli só não fez uma campanha melhor do que o Bayern de Munique, já que os bávaros tiveram 100% de aproveitamento.

Os rivais Milan e Inter não decepcionaram e ficaram em segundo lugar em seus respectivos grupos, com ambos somando 10 pontos. Os interistas perderam para o embalado Bayern, mas se aproveitaram da fraca campanha do Barcelona e não correram riscos na rodada final. Os rossoneri, contudo, aplicaram um sonoro 4 a 0 em cima do RB Salzburg e despacharam os austríacos.

No duelo do Milan, que ocorreu no San Siro, os torcedores puderam ver o atacante Olivier Giroud brilhar, pois o veterano francês balançou as redes duas vezes e deu os passes para os gols do bósnio Rade Krunic e do brasileiro Junior Messias.

A Juventus foi um fracasso na atual edição da Champions League, já que somou apenas três pontos e correu sérios riscos de fechar a fase de grupos na lanterna da chave H. Derrotada novamente pelo Paris Saint-Germain, a Velha Senhora teve a sorte do modestíssimo Maccabi Haifa ter levado seis do Benfica, o que possibilitou a equipe de Turim a ir, pelo menos, para a Liga Europa.

O retorno de Federico Chiesa aos gramados depois de 10 meses afastado por causa de uma grave lesão no joelho foi o melhor acontecimento para os juventinos. A equipe entrará sob muitas dúvidas na Europa League, principalmente por ser uma das edições mais complicadas da história, já que Barcelona, Sevilla, Ajax e Sporting de Portugal farão companhia aos italianos.