Algumas coisas só acontecem no futebol italiano, tanto que uma focaccia ser utilizada como arma em uma partida é um daqueles episódios que apenas poderiam ocorrer no Belpaese. Apesar de bizarro, o incidente no duelo entre Montevarchi e Cesena, válido pela 11ª rodada da Serie C, deixou uma pessoa ferida.
Em campo, o Cesena dominou o Montevarchi no estádio Gastone Brilli Peri e ganhou por 3 a 0, graças aos gols de Paul Udoh, Simone Corazza e Marco Calderoni. No entanto, o que mais chamou atenção foi o surto de raiva do técnico rossoblù, Roberto Malotti, contra o colega de profissão bianconero, Domenico Toscano.
Após o apito final, Toscano estava dando uma entrevista pós-jogo à imprensa local, mas Malotti surgiu inesperadamente gritando ofensas ao comandante do Cesena. Na sequência, o treinador do Montevarchi arremessou uma focaccina – versão menor e mais dura do que a focaccia clássica – no rosto do experiente treinador de Reggio Calabria.
Não satisfeito, Malotti prosseguiu com seu surto de raiva ao ameaçar “bater” em Toscano “mais cedo ou mais tarde”. Os dois treinadores precisaram ser separados por jornalistas e diretores das equipes para evitar uma confusão maior ou até mesmo o lançamento de outros alimentos perigosos.
Toscano, que foi alvo da agressão enquanto celebrava a quarta vitória consecutiva do Cesena na Serie C, sofreu um corte na testa. O Montevarchi publicou um pedido formal de desculpas pelo infeliz ocorrido e garantiu que Malotti receberá medidas disciplinares nos próximos dias.
O técnico do Montevarchi teria agredido Toscano por ele ter direcionado algumas palavras não muito polidas aos jogadores da equipe mandante. O episódio, no entanto, tirou algumas risadas dos torcedores presentes no estádio.
A focaccia é muito famosa e tem diversas variações ao longo da Itália, mas normalmente é um pão assado e macio que é servido com azeite. Fontes afirmam que o alimento foi originado em Gênova, na região da Ligúria.
Foto: Cesena FC
🗣️ “I ragazzi hanno fatto una grande partita: sono rimasti sul pezzo e concentrati, come avevo chiesto”
🎙️ L’analisi di mister #Toscano dopo #AmoCes 0-3
➡️ https://t.co/lrl1ELgA6Q pic.twitter.com/EFByZdfyLT
— Cesena FC (@calciocesenafc) October 29, 2022