Vice-líder da Serie A, Atalanta virou uma equipe mais prudente

A Atalanta promoveu uma significativa mudança em seu estilo de jogo e passou a ser mais cautelosa em campo, mas isso não significou que os comandados de Gian Piero Gasperini perderam qualidade.

A equipe procurou enjaular uma boa porcentagem daquela fúria ofensiva mostrada em temporadas anteriores, um estilo de jogo copiado por rivais e que fez os lombardos ficarem mundialmente conhecidos. O plantel baixou seu centro de gravidade, a altura das intervenções defensivas e o número de retomadas de bola na fase ofensiva.

A mudança de postura da Atalanta não aconteceu de forma desesperada, mas foi colocada em prática com muita inteligência. A equipe bergamasca busca ser mais esperta dentro do gramado e vem conseguindo fazer muito mais com menos.

A Dea procura não desenvolver mais jogadas ofensivas com uma grande massa de jogadores levados ao ataque, optando por usar apenas algumas peças para ter êxito na investida, como foi visto no empate contra a Udinese e na vitória de virada em cima do Sassuolo.

O clube lombardo parece nem sempre jogar melhor que o adversário e aparenta não ser perigoso, mas o time de Gasperini desenvolveu uma capacidade muito curiosa de arriscar menos que os rivais e produzir mais. A Atalanta escolheu trocar o seu famigerado futebol ultra ofensivo por um em que cria situações de gol em momentos que parecia não ter como, ou seja, grande parte dos tentos saem de forma espontânea.

Luis Muriel, por exemplo, marcou apenas um gol e deu duas assistências em oito jogos. Apesar de não ter os mesmos números das temporadas passadas, o centroavante é um jogador importante para a equipe e a mudança da proposta da Atalanta também refletiu nas estatísticas.

Esse estilo mais pragmático não deve agradar Gasperini, mas a Atalanta é eficaz, tanto que ainda não perdeu e tem a segunda melhor defesa da Serie A. O interessante é perceber que mesmo sem mostrar um futebol tão vistoso, a equipe italiana ainda segue eficaz e sólida, sem abrir muitas brechas para erros.