Walid Cheddira: o grande goleador do Bari e da Serie B

Atual líder da Serie B, o Bari é uma das grandes surpresas do campeonato e o bom momento do clube da região da Puglia passa pelos decisivos gols do ítalo-marroquino Walid Cheddira, autor de 13 tentos em 10 jogos na temporada. Em pouco tempo, o jogador caiu nas graças da torcida e já estreou pela seleção de Marrocos.

Falando em tempo, apenas três anos atrás Cheddira defendeu a modesta Sangiustese e marcou 10 gols na Serie D. Em pleno 2022, o centroavante é artilheiro da segunda divisão e forte candidato a ser convocado para a Copa do Mundo. Como em um passe de mágica, tudo o que toca se traduz em gol.

Perigoso nas jogadas pelo alto, astuto na área adversária e versátil, Cheddira caiu bem no estilo do técnico Michele Mignani, que cobra bastante empenho nas fases com e sem posse de bola. O jogador é uma espécie de “faz tudo”, pois é feroz na pressão, exaustivo para os defensores e chuta bem de todas as posições ofensivas. Ou seja, o atleta tem um pouco de tudo o que se exige de um atacante moderno.

Apesar de o Bari ser o quinto clube que mais chutou ao gol na Serie B, Cheddira é o atleta que mais vezes finalizou (31) no torneio e lidera o ranking de arremates certos (18). Traduzindo esses números, o atacante de 24 anos marca praticamente uma vez a cada duas tentativas.

A estrela do time biancorosso não é apenas um goleador, mas também cria oportunidades, joga bem de costas para a meta, cobre seus companheiros de equipe e luta por cada bola viva em jogo. A evolução do ítalo-marroquino é uma linha linear e os números não param de crescer.

O talento de Cheddira foi muito pouco aproveitado pelo Parma, clube que o tirou da Sangiustese, tanto que foi emprestado ao Arezzo, Lecco e Mantova. Os méritos são do diretor esportivo do Bari, Ciro Polito, que identificou o jogador como um possível bom perfil. O jovem era um atacante reserva e uma aposta do time pugliese, mas virou rapidamente a grande estrela dos biancorossi.

A Serie B é um torneio longo e muita coisa ainda pode acontecer, mas não há como negar que Cheddira, também chamado de “Walino”, é um dos personagens mais interessantes da segunda divisão.