Lanterna da Serie A e sem nenhuma vitória, a Sampdoria finalmente tomou uma atitude ao demitir o técnico Marco Giampaolo e, a partir de agora, tentará sair do fundo do poço com um novo treinador no banco de reservas.
A diretoria do clube genovês até que teve bastante paciência com o ex-comandante do Milan, mas a goleada sofrida em casa para o recém-promovido Monza foi a gota d’água. Em oito rodadas, a Sampdoria empatou duas e perdeu seis, além de ter levado 16 gols e marcado apenas quatro.
O torcedor precisa se atentar ao financeiro da equipe, pois Giampaolo ainda tinha um contrato de quase dois anos avaliado em 1,3 milhão de euros. Considerando a precária situação financeira da Sampdoria, o valor não é pouca coisa. Os parâmetros econômicos também vão ser um critério crucial para a escolha do novo técnico, mas não custa lembrar que Roberto D’Aversa ainda está na folha de pagamento.
A segunda passagem de Giampaolo pela Samp foi extremamente negativa, pois a equipe não rendeu o esperado e entrou em declínio desde que Claudio Ranieri deixou o comando. Na temporada passada, os blucerchiati evitaram o rebaixamento por muito pouco, mas as exibições na atual edição da Serie A são piores e colocou a equipe como franca favorita a voltar para a segunda divisão.
A defesa da Sampdoria é instável e se transformou em uma presa muito fácil para os rivais, já o ataque, mesmo com os bons Francesco Caputo, Fabio Quagliarella e Manolo Gabbiadini, ainda não entrou nos eixos. Um dos poucos destaques positivos é o marroquino Abdelhamid Sabiri.
Para se ter uma ideia da péssima fase do ataque sampdoriano, por exemplo, o clube não marcou gol nas três primeiras rodadas da liga, um fato inédito nas sete décadas de história da equipe genovesa.
O sucessor de Giampaolo, que muito provavelmente será o sérvio Dejan Stankovic, não terá uma missão tão simples e precisará restaurar a confiança da abalada Sampdoria, que vai ter um jogo crucial de desesperados diante do Bologna na próxima rodada, no estádio Renato Dall’Ara.
📄 | OFFICIAL
U.C. #Sampdoria: comunicato stampa del 2 ottobre 2022.
— U.C. Sampdoria (@sampdoria) October 2, 2022