É impressionante ver o Napoli de Luciano Spalletti jogar. Antes de começar a temporada, diziam que sem Ospina, Fabián, Mertens e Insigne, a equipe não chegaria longe. Se existiam dúvidas do poder napolitano, já foram dizimadas. Golear Liverpool por 4 a 1, Rangers por 3 a 0 e Ajax por 6 a 1, impõe respeito por parte dos partenopei.
Ajax abriu o placar com Mohammed Kudus, em um único lance que a defesa visitante se atrapalhou e também teve o azar da bola sobrar com o centroavante de Gana. Os napolitanos não se abalaram e empataram, viraram e ampliaram o marcador ainda na primeira etapa. Foram dois gols em 14 minutos realizados por Raspadori e Di Lorenzo, com Zielinski nos acréscimos praticamente liquidando a partida. As 13 finalizações, sendo dez dentro da área holandesa, só mostraram o poder ofensivo e mental que o time teve em jogar fora de casa contra um adversário que só conseguiu ser derrotado pelo Liverpool na reta final da partida.
Tanto no primeiro como no segundo tempo, os comandados de Spalletti não ficaram com menos de 54% em posse de bola na partida. O Ajax tentou reagir na etapa final, mas só conseguiu aumentar a humilhante derrota que sofreu em casa. Logo com 47 minutos, Raspadori fez o quarto gol, cerca de 16 minutos depois deu assistência para Kvaratskhelia fazer o quinto e Simeone que entrou no segundo tempo fechou a tampa do caixão. Ao todo foram 26 finalizações napolitanas contra apenas 8 dos donos da casa. Números que só escancaram o tamanho deste Napoli de Luciano Spalletti.
Finita 😍😍😍
91’ | #AjaxNapoli 1-6
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/UeYK3CkVEW— Official SSC Napoli (@sscnapoli) October 4, 2022
A goleada de 6 a 1 foi a pior derrota que os holandeses sofrerem desde 1964, quando perderam para o arquirrival Feyenoord por 9 a 4. Além disso, pela primeira vez na história do futebol italiano, uma equipe conseguiu marcar mais de 10 gols nas primeiras três partidas de uma fase de grupos na Liga dos Campeões.
É cedo para apontar qualquer favoritismo aos napolitanos que buscam pela primeira vez na história chegar na fase quartas de final da maior competição da Europa. Mas o fato é que em 11 jogos na temporada, foram 9 vitórias e 2 empates, com 7 triunfos consecutivos, anotando incríveis 31 gols e sofrendo oito, fazendo do Napoli a grande sensação da Europa.
✨ MAN OF THE MATCH ✨
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/lXs0nyTfB9
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) October 4, 2022