Sem Dusan Vlahovic, Fiorentina sofre para marcar gols na temporada

Após a vitória por 2 a 0 sobre o Verona, a Fiorentina amargou mais uma derrota na Serie A, desta vez para a vice-líder Atalanta, e novamente não conseguiu marcar gols, um problema que vem se tornando recorrente na equipe de Vincenzo Italiano.

Dos 12 jogos disputados na temporada, levando em consideração a principal divisão do calcio e a Conference League, a Viola fez dois ou mais gols em uma mesma partida somente três vezes, que foram contra Cremonese, Twente e Verona. Os seis duelos que passou em branco reforçam a necessidade de encontrar um goleador para alavancar o setor ofensivo toscano.

A saída de Dusan Vlahovic, que está na Juventus, foi uma grande perda para a Viola, que não encontrou um substituto tão prolífico. O sérvio Luka Jovic e o brasileiro Arthur Cabral chegaram, mas ainda não desencantaram, assim como o marfinense Christian Kouamé e o tcheco Antonín Barák.

A dificuldade da Fiorentina em resolver partidas pode ser vista contra a Atalanta. Mesmo jogando longe de seus domínios, a Viola teve mais posse de bola (62%) e finalizou pelo menos 16 vezes, mas apenas cinco acertaram a meta defendida por Marco Sportiello. Já na virada sofrida no clássico contra o Bologna, o time de Italiano arrematou 13 vezes e somente duas foram ao gol de Lukasz Skorupski.

Se pegarmos os duelos diante do modesto RFS Riga e do Empoli, os números do setor ofensivo da Fiorentina são piores. Contra o adversário letão, a Viola atingiu a impressionante marca de 32 chutes e apenas nove acertaram a meta, sendo que um balançou as redes. Diante do rival azzurro, os Gigliati atingiram o gol de Gugliemo Vicario duas vezes entre as 19 tentativas.

A Fiorentina ocupa a 11ª colocação da Serie A, com nove pontos, e aparece bem abaixo das expectativas. Já na Conference League, a equipe é a lanterna do grupo A, somando um pontinho. Apesar de alguns bons desempenhos, a Viola vem sentindo falta de um goleador para voltar a fazer as coisas fluírem para Italiano.