Que venha a Copa! Brasil joga bem e goleia Gana e Tunísia

Faltando pouco menos de 60 dias para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, a equipe comandada por Tite passou com sucesso pelos dois últimos amistosos que antecederam o torneio da Fifa. Em busca do hexa, a seleção superou Gana e Tunísia, ambas classificadas para o Mundial do Catar.

No duelo contra Gana, disputado em Le Havre, o Brasil foi superior ao longo dos 90 minutos e controlou as ações do jogo, tanto que não encontrou dificuldades para vencer por 3 a 0, com gols de Richarlison (2x) e Marquinhos. O resultado positivo aumentou ainda mais as expectativas dos torcedores.

Adversária do Brasil na Copa de 2006, na Alemanha, a Gana poderá reencontrar os sul-americanos nas oitavas de final do próximo Mundial. Em contrapartida, a seleção pentacampeã teve uma performance segura e chutou várias vezes ao gol da rival africana, que possui um time muito interessante com Iñaki Williams, Felix Afena-Gyan e Tariq Lamptey.

Amistoso e Copa do Mundo são duas realidades extremamente diferentes, pois Gana e Tunísia podem representar uma ameaça muito maior no Catar. Assim como no duelo anterior, o Brasil também foi superior diante dos tunisianos no Parc des Princes, em Paris, e goleou por 5 a 1 (Richarlison, Raphinha (2x), Neymar e Pedro), mas a partida foi manchada atos racistas dos torcedores do país do norte da África.

Na teoria, a Tunísia seria uma rival mais complicada que a Gana, pois o elenco treinado por Jalal Kadri não sofria gols há sete jogos e vinha de vitória contra Chile e Japão. No entanto, o leitor precisa compreender que os adversários dos tunisianos não possuem o mesmo nível dos que o Brasil costuma enfrentar, mas os africanos tiveram seus méritos para conquistar esses resultados interessantes.

A seleção tunisiana provocou, bateu até na sombra e viu sua torcida ter conduta racista, mas o Brasil foi melhor na bola e garantiu outra goleada sem maiores problemas. Apesar disso, a partida foi bastante pegada, tanto que o árbitro francês Ruddy Buquet distribuiu cinco amarelos e um vermelho. Tudo isso foi um teste de fogo para entender que a Copa do Mundo já está logo aí.

O Brasil, que estreará na Copa em 24 de novembro contra a Sérvia, desembarcará no Catar com sete vitórias consecutivas. O último revés foi em julho de 2021 diante da Argentina na final da Copa América.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF