O atacante Rodrigo Palacio, eternizado pela sua famosíssima trança, possui uma longa e belíssima relação com o calcio. Aos 40 anos, o argentino decidiu pendurar as chuteiras para iniciar uma nova trajetória no basquete, mais precisamente no Garegnano, que joga a quarta divisão do Campeonato Italiano.
Vice-campeão mundial em 2014 pela seleção da Argentina, Palacio foi revelado pelo Huracán de Tres Arroyos e coleciona passagens por Banfield e Boca Juniors, onde venceu oito títulos e conseguiu atrair atenção do futebol europeu. O agora ex-centroavante desembarcou em território italiano em 2009 para defender o Genoa.
“El Trenza”, como é carinhosamente apelidado, não era caracterizado por ser um atleta grandalhão e forte fisicamente, muito pelo contrário, já que Palacio foi um jogador leve e tecnicamente muito talentoso. O argentino se destacava pela sua flexibilidade e versatilidade, podendo ser utilizado como centroavante e segundo atacante.
Uma das características que mais chamaram atenção de Palacio durante a carreira foi sua longevidade, tanto que jogou até os 40 anos de idade praticamente como um garoto. No Bologna, o argentino se tornou o jogador mais velho a fazer três gols em uma mesma partida na Serie A e era principal referência do setor ofensivo rossoblù nas temporadas 2019/20 e 2020/21.
A consistência e forma física de Palacio eram invejáveis, pois o centroavante disputou menos de 25 jogos na principal divisão do futebol da Itália apenas uma vez, que foi na edição de 2016/17 do torneio, a última temporada com a camisa da Inter de Milão. Na oportunidade, o jogador entrou em campo em apenas 15 ocasiões e marcou dois tentos.
Palacio foi um atacante completo e astuto, capaz de marcar gols de todas as formas possíveis. Não foi por acaso que chegou a ser cogitado para substituir Thierry Henry no Arsenal e até mesmo reforçar o Barcelona, mas os espanhóis não conseguiram obter a aprovação do argentino, que não queria se afastar da família.
Após passar por Genoa, Internazionale e Bologna, Palacio ainda ganhou uma sobrevida no Brescia, que disputou a edição anterior da Serie B. Já quarentão, o argentino colaborou com a equipe ao anotar seis gols em 32 partidas disputadas.
Sem clube no futebol, Palacio decidiu abandonar a carreira e iniciar uma nova trajetória no mundo do esporte. Neste ano, o argentino começou a dar seus primeiros passos no basquete e até disputou dois amistosos pelo modesto Garegnano, um time da região da Lombardia e que joga a Serie D italiana. O ex-atacante contribuiu com 18 pontos e voltou a praticar uma modalidade que é uma das suas grandes paixões.
Natural de Bahía Blanca, considerada a capital do basquete na Argentina, Palacio jogou na adolescência em um clube chamado La Falda, mas precisou escolher entre a carreira nos gramados ou nas quadras quando tinha por volta dos 16 anos de idade.