Liga dos Campeões é uma competição em que todos os clubes italianos sonham em conquistar. Para os napolitanos, um torneio para mostrar a grandeza de um clube tão desmerecido na Itália, mas famoso por ser a eterna casa de Diego Armando Maradona.
Jogar contra o Liverpool na primeira rodada não é nada fácil, principalmente por ser o atual vice-campeão da maior competição da Europa. O clima para o jogo estava tenso, após o time inglês fazer uma publicação infeliz em que pede aos torcedores para evitarem certos locais em Nápoles. O estádio estava lotado e com força máxima, Spalletti e seus jogadores fizeram uma partida extraordinária que deve ser lembrada para sempre por todos os napolitanos.
È FINITA! 🤩
90'+4' | #NapoliLiverpool | 4-1
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/fMshr3lI1z— Official SSC Napoli (@sscnapoli) September 7, 2022
Massacre Partenopei no primeiro tempo
Com o apoio do torcedor, os donos da casa partiram para o ataque logo no começo buscando surpreender o Liverpool. Com menos de um minuto, começou o espetáculo azzurri no Diego Armando Maradona, quando Osimhen quase abriu o placar, depois de receber lançamento e driblar Alisson, mas chutou para fora.
Os ingleses estavam perdidos em campo com a pressão napolitana. O gol era questão de tempo e veio aos quatro minutos, depois de um chute de Zielinski desviar na mão de Milner. O próprio polonês bateu bem a abriu o placar.
Precisando reagir, os visitantes foram para cima mas abriram espaços demais na defesa e com Kvaratskhelia e Osimhen não se pode bobear. Aos 15 minutos, o camisa 9 sofreu pênalti de Van Dijk, porém o nigeriano perdeu, com a excelente defesa de Alisson. Di Lorenzo isolou no rebote desperdiçando a chance de ampliar o marcador.
A defesa inglesa não conseguia segurar Kvaratskhelia e o georgiano fazia um verdadeiro carnaval pelo lado esquerdo do ataque. Em uma bela jogada, tocou para Anguissa que tabelou com Zielinski e ficou na cara do gol e ampliou o placar, aos 31 minutos.
Era impressionante a falta de concentração do Liverpool na partida. O time ataque sem organização e deixava espaços demais para o ataque Partenopei. Osimhen precisou deixar o campo para a entrada de Simeone e o argentino realizou o sonho de criança e marcou seu primeiro gol na Liga dos Campeões logo no primeiro jogo.
Com 44 minutos, Kvaratskhelia fez sua magia e passou por Arnold e Joe Gomez e tocou para Simeone só empurrar no fundo das redes. O placar era justo para um time que soube esperar os momentos certos para atacar um adversário de altíssimo nível, de forma implacável.
A torcida napolitana não acreditava no que estava vendo, afinal sua equipe estava atropelando um rival que tem um dos times mais caros do mundo e também um dos melhores elencos da competição.
Un giorno all’improvviso… pic.twitter.com/l6AWyyboR3
— Patrick Kendrick (@patrickendrick) September 7, 2022
Segundo tempo equilibrado
A segunda etapa começou exatamente como o início da partida, com os Partenopei chegando com tudo no ataque e logo de cara marcando o quarto gol, aos 47 minutos, quando Anguissa fez lindo lançamento para Simeone que tocou para Zielinski finalizar forte. Alisson fez grande defesa, mas no rebote, Piotr não desperdiçou e anotou seu segundo gol na partida.
O gol trouxe um certo relaxamento no time que acabou pela primeira vez na partida dando espaços para o forte time do Liverpool e com 49 minutos, Luiz Díaz diminuiu o placar com belo chute de fora da área.
Os Reds tiveram uma motivação a mais e passaram a pressionar e Meret começou a aparecer com uma bela defesa após a cabeçada de Luiz Díaz e também com boas saídas do gol em lances que Arnold cruzava na área napolitana.
A partir dos 65 minutos, somente troca de passes dos dois lados foram vistas no jogo. Tanto Napoli quanto Liverpool estavam evitando se expor muito, já que os ingleses poderiam levar mais gols e sofrerem uma goleada ainda maior.
Por fim o placar de 4 a 1 ficou de excelente tamanho pela brilhante atuação do Napoli e pelas falhas grotescas da defesa do Liverpool. Um resultado que deixa o grupo bem aberto, porque tanto Ajax quanto Napoli marcaram muitos gols e o saldo no final do grupo pode ser decisivo na classificação.
📸 | Napoli 4⃣-1⃣ Liverpool#ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/0e4dehZGOb
— Napoli Zone Brasil ™ (@napolizonee) September 7, 2022
Vitória merecida e motivacional
Foi um resultado mágico para um time que está em constante evolução. Luciano Spalletti mostrou a Jürgen Klopp que tem um time competitivo e que não se pode relaxar um minuto. Kvaratskhelia tem tudo para ser um grande jogador e ao lado de Zielinski, Anguissa e Osimhen pode formar um quarteto muito perigoso para os adversários.
Vencer um adversário gigantesco como o Liverpool traz ao elenco Partenopei forças para enfrentar qualquer adversário na temporada. Próxima rodada, tem viagem para a Escócia, onde enfrentam o Rangers e uma vitória pode deixar a classificação bem encaminhada.
Serão muitos jogos em pouco tempo, porque em novembro tem Copa do Mundo e as competições européias serão paralisadas, sendo assim, os napolitanos precisam aproveitar o tempo curto para conquistarem o máximo possível de vitórias.
Vencer os jogos no Diego Armando Maradona e somar pontos fora de casa serão essenciais para garantir inclusive o primeiro lugar no grupo. Uma coisa é certa, tem que respeitar e muito o Napoli, pois o elenco tem muita qualidade e pode sem dúvidas, ir longe na Liga dos Campeões e também nas competições italianas.
⏰ WEDNESDAY'S RESULTS ⏰
Napoli's display, Lewandowski's hat-trick, Griezmann's winner. What a night! 😍#UCL
— UEFA Champions League (@ChampionsLeague) September 7, 2022