Após uma temporada de altos e baixos, que culminou na ausência da equipe nos torneios continentais, a Atalanta conseguiu reagir no momento certo e vem fazendo um ótimo início de Serie A, tanto que ocupa a ponta da tabela, com 13 pontos. Alguns feitos do clube nerazzurro nas cinco primeiras rodadas da edição de 2022/23 da liga italiana já entraram para a história.
Também conhecida como a “Regina delle provinciali” (“Rainha das províncias“, em português), a Atalanta ainda não sabe o que é perder na atual temporada do campeonato, pois conquistou quatro vitórias (Sampdoria, Hellas Verona, Torino e Monza) e empatou o clássico regional contra o Milan. A Dea, que é comandada por Gian Piero Gasperini, assumiu a liderança da Serie A depois de cinco ou mais rodadas pela primeira vez em sua história.
Outro fato inédito nos quase 115 anos do clube que foi protagonizado pela “capolista” Atalanta é que o time bergamasco não sofreu gols em suas três primeiras partidas como visitante. Esse acontecimento só foi possível em virtude das boas atuações do setor defensivo da Dea, que tem Rafael Tolói, Merih Demiral e Juan Musso como principais protagonistas.
Além de ter uma retaguarda muito segura, a Atalanta vem chamando atenção por ter encontrado algumas válvulas de escape para não depender apenas dos talentos dos colombianos Duván Zapata e Luis Muriel. O grandalhão centroavante Rasmus Hojlund, de somente 19 anos, desencantou ao marcar seu primeiro tento na Itália e ajudar na vitória por 2 a 0 diante do lanterna Monza. Já no jogo de estreia contra a Sampdoria, o nigeriano Ademola Lookman também balançou as redes.
O meio de campo da Dea, que tem o brasileiro Éderson firmemente inserido nele, vem sendo um show à parte. Dos oito gols feitos pela Atalanta, cinco saíram dos pés de jogadores do setor, com destaque para os quatro tentos marcados pelo holandês Teun Koopmeiners. Zapata, Muriel e Jérémie Boga, que são os “bombers” do plantel de Gasperini, ainda não balançaram as redes adversárias.
Apesar da liderança e do bom momento, nem tudo são flores para Gasperini. O comandante nerazzurro precisa lidar com as ausências de Zapata, que lesionou a coxa esquerda, de Berat Djimsiti, que fraturou a fíbula esquerda, e de José Luis Palomino, que testou positivo para uma substância proibida e está momentaneamente suspenso do futebol. Muriel, por sua vez, sofreu um desconforto no joelho esquerdo e não esteve presente no jogo passado, já o esloveno Josip Ilicic se despediu definitivamente da agremiação.
Para sorte da Atalanta, o promissor zagueiro italiano Caleb Okoli assumiu com muita personalidade a chance na equipe principal e vem formando um muro bastante espesso ao lado de Tolói e Demiral. No setor ofensivo, Hojlund deverá continuar tendo suas oportunidades, principalmente durante as ausências dos dois companheiros de equipe sul-americanos, que novamente encaram algum problema físico. O dinamarquês, inclusive, se tornou o segundo jogador mais jovem a marcar um gol em sua estreia pela Dea na Serie A, atrás apenas de Marko Livaja.
Embora tenha uma história centenária e mais de 60 participações na principal divisão do calcio, a Atalanta assumiu a liderança isolada do campeonato pela segunda vez em sua trajetória. A primeira ocasião aconteceu em setembro de 1964, quando a equipe treinada por Ferruccio Valcareggi bateu a Roma pelo placar mínimo e dormiu na ponta da tabela da Serie A.
Apesar de alguns imprevistos pelo caminho, a Atalanta ainda está se adequando ao novo time, principalmente após as saídas de Giovanni Sartori, Ilicic, Remo Freuler, Aleksey Miranchuk e Matteo Pessina. Gasperini, por outro lado, ainda tenta explorar da melhor maneira possível as suas novas peças e adequá-las ao seu tradicional modelo de jogo.
Nos cinco primeiros duelos, os bergamascos mostraram vontade e bastante empenho de conseguirem voltar a disputar alguma competição continental na próxima temporada. Ainda é muito cedo para dizer com precisão até onde pode chegar essa nova Atalanta, mas as expectativas dos torcedores são altas, principalmente depois das recentes boas exibições.
Per la prima volta nella sua storia l’Atalanta ha mantenuto la porta inviolata nelle prime tre trasferte della stagione 🧱
Atalanta kept 3 clean sheets out of the first 3 away games of the season for the first time ever 🦾#GoAtalantaGo ⚫️🔵 pic.twitter.com/C5tIYtg2rY
— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) September 6, 2022