Os empates contra Fiorentina e Lecce, trouxeram muita preocupação aos napolitanos, já que eram duelos que o time poderia ter vencido e disparado nesta começo de temporada.
Não é fácil um clube que fez tantas contratações conseguir bons resultados imediatamente, porém o torcedor Partenopei sabe que no elenco existem jogadores que podem até mesmo resolver um jogo de Serie A.
O duelo contra a Lazio ofereceu um teste de peso ao grupo de jogadores Azzurri. Jogar na capital, com o estádio tomado de Laziale e enfrentar uma equipe que gosta de atacar intensamente, características marcantes do técnico Maurizio Sarri, trouxeram boas expectativas aos amantes do calcio italiano.
Susto e reação no primeiro tempo
A partida começou como se esperava, com os donos da casa pressionando em busca do primeiro gol da partida. Logo aos 4 minutos, os Biancocelesti abriram o placar, depois que Felipe Anderson fez boa jogada pela direita e cruzou para Zaccagni que dominou e finalizou no cantinho de Meret. O gol foi o único momento de real perigo dos donos da casa na primeira etapa.
Kvaratskhelia que havia ficado no banco diante do Lecce, era titular e chamava a responsabilidade. Em uma linda jogada, girou sobre o marcador e finalizou com força na trave, quase empatando a partida. O Georgiano vem se mostrando um substituto a altura de Lorenzo Insigne no ataque Partenopei.
A partida foi ficando favorável para os visitantes que de tanto pressionar conseguiram igualar o marcador aos 38 minutos, quando Zielinski bateu escanteio e Kim Min-Jae cabeceou na trave e Provedel espalmou para fora da área, porém o árbitro anotou o gol para o zagueiro coreano com a ajuda da tecnologia que apontou que a bola havia entrado.
Lozano que começou a partida como titular, sofreu um choque de cabeça com Patric e precisou sair do jogo e preocupa para o duelo contra o Liverpool, na quarta-feira. Politano entrou no lugar do mexicano no final do primeiro tempo.
Finita 👊
94’ | #LazioNapoli | 1-2
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/TMTJcdZINN— Official SSC Napoli (@sscnapoli) September 3, 2022
Segundo tempo de domínio napolitano
Com Politano, Spalletti tinha um time de mais troca de passes do que velocidade e isso foi importe para o Napoli voltar mais organizado e ofensivo na segunda etapa.
Se no primeiro tempo a Lazio começou com tudo, desta vez foram os visitantes que partiram para o ataque. Em cinco minutos, três excelentes chances para o Napoli virar a partida; Na primeira, Zielinski cabeceou forte no canto de Provedel que fez uma linda defesa; na sequência outro levantamento na área e Osimhen acertou e trave e por fim Kvaratskhelia chutou para fora.
Esse volume alto de jogo já mostrava que era questão de tempo até que viesse o gol da virada. E ele veio aos 61 minutos, em linda troca de passes no lado direito, Anguissa entrou na área e enganou a todos que achavam que o camaronês faria o cruzamento no miolo da defesa Laziale. O volante carregou a bola e cruzou para a Kvaratskhelia que na entrada da área, chegou finalizando forte, sem chances para Provedel, um gol merecido pois só dava Napoli na etapa complementar.
Visando preservar seus jogadores para a estreia na Liga dos Campeões, diante do Liverpool, Spalletti sacou Kvaratskhelia e Zielinski e promoveu as entradas de Elmas e Raspadori, com o objetivo de segurar o resultado e dar um gás a mais ao time que claramente começou a sentir cansaço devido ao ritmo intenso que estava o duelo.
A Lazio teve duas boas chances de empatar o jogo quando Felipe Anderson cabeceou firme e Meret espalmou para escanteio e na reta final Pedro arriscou com muito perigo de fora da área.
O jogo ficou controlado pelos visitantes pois os Biancocelesti forçavam demais com jogadas para o árbitro apitar pênalti. Todo o lance de ataque, um atleta caia e pedia penalidade máxima. Milinkovič-Savič tomou amarelo por reclamação acintosa acintosa.
Era esse o clima que Osimhen e companhia queriam, pois com a Lazio errando muito e forçando faltas, sobrava paciência dos jogadores para trocar passes e arrastar a partida até o final.
Vitória importantíssima
Foi uma vitória justa e fundamental para dar ânimo aos jogadores e para Spalletti. Afinal, tanto Lazio como Napoli brigam por vaga na Liga dos Campeões e quem vencesse poderia subir alguns degraus na corrida pelos lugares mais altos da Serie A.
Se na partida contra o Lecce faltou paciência aos jogadores, nesta rodada sobrou. Spalletti soube extrair o melhor do grupo e Osimhen chamou a responsabilidade e com a marcação toda em cima de si, sobraram espaços para Kvaratskhelia e Politano que foram muito bem na partida. Anguissa está em constante evolução e vem assumindo a posição que Fabian Ruiz exercia no time, como jogador surpresa que chega com qualidade no ataque.
É impressionante como o trio do meio-campo napolitano consegue revezar para ver quem chegará no ataque para surpreender o adversário. Tanto Lobotka, quanto Zielinski e Anguissa consegue marcar e apoiar os atacantes sem nenhuma dificuldade, fazendo com que o Napoli tenha peças o suficiente para agredir os rivais e marcar gols de inúmeras maneiras.
Resta ao torcedor ter paciência porque levará tempo para que todo o elenco esteja sincronizado e que Raspadori e Ndombele consigam assumir o protagonismo que se espera de ambos.
O duelo contra o Liverpool será a maior prova de fogo que o time terá para mostrar que pode ir longe na temporada. Vencer a Lazio traz tranquilidade e pressiona Inter e Juventus a não tropeçarem no campeonato pois Milan, Roma e Napoli claramente podem ir longe se conseguirem tirar o máximo de seus elencos.
A temporada está só começando e sem dúvidas teremos muito sobe e desce na classificação. Com a Copa do Mundo chegando, os times italianos serão colocados a prova para saber quem poderá ser o campeonato deste que tem tudo para ser o campeonato Italiano mais disputado da história.