NEC 1×1 Groningen (sexta-feira, 26 de agosto)
Cissoko (88′) – Duarte (75′)
O primeiro tempo teve poucas emoções – e duas chances dignas de nota. Pelo NEC, que ainda não fizera gol em casa na temporada (e não fizera no jogo final em casa, na temporada passada – isto é, já eram 180 minutos sem gol em De Goffert), Mikkel Duelund cabeceou para boa defesa do goleiro Michael Verrips; no Groningen, a chance de Paulos Abraham foi até mais perigosa, parando nas mãos de Jasper Cillessen. Mas foi só. E por muito tempo foi só, já na etapa final. Mas Laros Duarte colocou fim a isso, do melhor jeito possível: na reta final, uma cobrança irretocável de falta do meio-campista deu o 1 a 0 ao Groningen. O NEC foi salvo só a dois minutos do fim: Oussama Tannane lançou em profundidade, e Ibrahim Cissoko completou para as redes, enfim fazendo a torcida comemorar, após 268 minutos.
Go Ahead Eagles 0x1 Sparta Rotterdam (sábado, 27 de agosto)
Lauritsen (18′)
Mesmo fora de casa, o Sparta Rotterdam começou melhor. E coroou tal início com um gol rápido: após jogada próxima à área, Joshua Kitolano finalizou, o goleiro Jeffrey de Lange rebateu, mas Tobias Lauritsen estava a postos para fazer 1 a 0. Depois, no resto da primeira etapa, o Go Ahead Eagles foi atrás do empate. Parou em Nick Olij: além da paternidade que ganhou durante a semana, o goleiro do Sparta Rotterdam teve mais uma razão para comemorar, com ótimas defesas – tanto no primeiro quanto no segundo tempo. A ofensiva dos donos da casa em Deventer teve um duro golpe logo aos 58′: marcado de perto por Shurandy Sambo, o atacante Rashaan Fernandes reagiu com uma cotovelada. Teve azar: foi visto, e levou o cartão vermelho imediatamente. Caminho aberto para o Sparta celebrar a sua primeira vitória no Campeonato Holandês.
Vitesse 2×2 RKC Waalwijk (sábado, 27 de agosto)
Bero (61′), Flamingo (71′) – Jozefzoon (35′), Bel Hassani (50′)
A pressão já era grande sobre o Vitesse, após três derrotas. E em que pese o time da casa ter criado bem mais oportunidades no primeiro tempo, foi o RKC Waalwijk que abriu o placar: Patrick Vroegh lançou, Florian Jozefzoon completou, e foi o 1 a 0 dos visitantes. Pior ainda foi no começo do segundo tempo. Pelo Vitesse, Nikolai Baden Frederiksen, Million Manhoef e Melle Meulensteen tentaram, sem sucesso. Pelo RKC, bastou Iliass Bel Hassani cobrar falta com maestria, e o 2 a 0 foi ao placar. A desvantagem só tornaria mais saborosa a reação do Vites. Que começou quando Frederiksen foi derrubado por Juriën Gaari na área: pênalti, e Matus Bero diminuiu. Dez minutos depois, num escanteio, Ryan Flamingo subiu para cabecear e decretar o empate. Que poderia ter virado vitória nos acréscimos, quando Mo Sankoh chutou a bola em cima do goleiro Etiënne Vaessen, que salvou um ponto para o RKC. Ainda assim, o empate foi aliviante para o Vitesse. Dos males, o menor.
Feyenoord 4×0 Emmen (sábado, 27 de agosto de 2022)
Timber (60′), Giménez (85′), Rasmussen (88′), Szymanski (90′ + 2)
Antes da partida, foi a despedida calorosa da torcida ao meio-campista Jens Toornstra, tomando o rumo do Utrecht após oito anos marcantes em De Kuip. Durante ela, pelo menos no primeiro tempo, foi o Feyenoord tendo muito mais a bola, cercando muito mais a área… mas sem conseguir chutar. A não ser por Dávid Hancko: estreando na lateral esquerda do Stadionclub, o defensor tcheco mostrou velocidade e ajudou o ataque, quase marcando num chute rebatido pelo goleiro Eric Oelschlägel. Por outro lado, pelo menos em uma vez o Emmen assustou, num chute de Richairo Zivkovic que passou rente à trave. No segundo tempo, o Feyenoord seguiu tentando buscar um espaço. Até ele aparecer: aos 60′, Hancko lançou em profundidade, Quinten Timber ficou livre e chutou cruzado para seu primeiro gol pelo clube de Roterdã. Começava aí a disparada Feyenoorder rumo a uma vitória larga. Consolidada nos minutos finais, só com o primeiro gol de vários jogadores. Primeiro, Santiago “Bebote” Giménez: o atacante mexicano tocou na saída do goleiro. Depois, Jacob Rasmussen: o zagueiro marcou de voleio, aproveitando sobra de bola aérea, e precisou de paciência (o VAR validou o gol inicialmente anulado – Rasmussen estaria impedido, mas sua posição era legal). E por fim, Sebastian Szymanski aproveitou cruzamento para completar a goleada que coroou um bom dia em De Kuip.
Heerenveen 2×1 Fortuna Sittard (sábado, 27 de agosto de 2022)
Van Hooijdonk (22′), Van Ewijk (44′) – Burak Yilmaz (84′)
O Fortuna Sittard foi à Frísia com dois técnicos interinos (Jeroen Schepens e Dominik Vergoossen, auxiliares do demitido Sjors Ultee) – houve notícias até maledicentes sobre o papel que Burak Yilmaz teria assumido nos treinos -, querendo a primeira vitória no campeonato. De nada adiantou, porque o Heerenveen começou melhor. E a dupla atacante que se destaca no clube alviazul foi responsável por mais um gol: Amin Sarr chutou, a bola desviou num jogador do Fortuna Sittard, e ficou à feição para Sydney van Hooijdonk fazer seu quarto gol em quatro rodadas. Foi a senha para o Fean pressionar o goleiro Ivor Pandur (titular, substituindo o habitual Yanick van Osch), até conseguir o segundo gol, em chute forte de Milan van Ewijk. E mesmo com as mudanças no intervalo – entraram Tijjani Noslin e Paul Gladon -, o Fortuna Sittard passou longo tempo sem perturbar o Heerenveen. Até um pênalti, aos 84′, convertido por Burak Yilmaz. Foi a senha para um “abafa” de última hora dos Fortunezen. Que não adiantou para evitar a vitória do Heerenveen.
Utrecht 0x2 Ajax (domingo, 28 de agosto de 2022)
Berghuis (10′), Brobbey (45′ + 1)
Habitualmente, pegar o Utrecht fora de casa é um desafio difícil para o Ajax: time aguerrido, torcida adversária pressionando. Poderia ter ficado ainda mais difícil para os Ajacieden, caso Bas Dost houvesse aproveitado um cabeceio, logo aos três minutos. Como o time da casa perdeu a chance, o time de Amsterdã aproveitou: um escanteio logo aos 10′, Edson Álvarez desviou, e Steven Berghuis já fez 1 a 0. A vantagem precoce tranquilizou o Ajax, mesmo diante da pressão fora de campo e do jeito truncado com que o jogo ficou, até bruto (como comprovado pela lesão do lateral direito Devyne Rensch, após choque com um zagueiro do Ajax – completado por colisão com placa de publicidade). Como compensar isso? Com mais um gol: ainda antes do intervalo, Brian Brobbey completou de cabeça para o 2 a 0 (bom cruzamento de Berghuis). O clima adverso até continuou para os visitantes: dentro de campo, com mais uma lesão – Daley Blind tomou entrada dura no tornozelo, e foi substituído pelo estreante Youri Baas; fora dele, pelos atos de alas da torcida do Utrecht, atirando sinalizadores ao gramado, a ponto do juiz Danny Makkelie ter interrompido a partida por alguns minutos. No entanto, o Ajax seguiu tecnicamente seguro. Teve pelo menos duas boas chances de gol, com Steven Bergwijn e Lisandro Magallán. E conseguiu uma vitória tensa, mas tranquila. Como que sinalizando: a iminente saída de Antony para o Manchester United será superada. Pelo menos na liga doméstica.
Excelsior 1×6 PSV (domingo, 28 de agosto de 2022)
Veerman (2′), Sangaré (29′, 45′), Xavi Simons (55′, 84′), Gakpo (59′) – Horemans (74′)
A queda na Liga dos Campeões, perdendo a chance de chegar à fase de grupos; a lesão muscular que tirará Luuk de Jong dos campos por algumas semanas; qualquer abatimento que esses fatos pudessem ter trazido ao PSV foram pulverizados logo aos dois minutos, quando um chute preciso de Joey Veerman, de fora da área, já deu o 1 a 0 ao time de Eindhoven. Que nem brilhou tanto na primeira etapa – até tomou susto, num erro de saída de bola (como contra o Rangers…) que deixou a pelota nos pés de Reda Kharchouch, chutando para Walter Benítez evitar o empate. Mas que logo construiu vantagem segura, com Ibrahim Sangaré ampliando para 3 a 0, num cabeceio (segundo gol) e num voleio (terceiro gol). Se foi apenas eficiente nos primeiros 45 minutos, o PSV de fato deslanchou no segundo tempo. Por mérito principal de Xavi Simons: o meio-campo fez 4 a 0 aproveitando falha da defesa do Excelsior, passou a bola para Cody Gakpo (sua última partida pelo PSV?) fazer o quinto gol, e puxou o contra-ataque do sexto gol. Antes, de cabeça, Siebe Horemans pelo menos marcara um gol para os donos da casa. Pouco, para fazer frente a uma goleada que minora definitivamente as dores de cabeça dos Boeren.
Volendam 1×0 Twente (domingo, 28 de agosto de 2022)
Zeefuik (83′)
Foi uma partida agradavelmente equilibrada em Volendam. O primeiro tempo mostrou isso. Do lado do time da casa, Robert Mühren cabeceou uma bola na trave, e Brian Plat fez um gol anulado pelo VAR; pelo Twente, Ricky van Wolfswinkel e Christos Tzolis foram frustrados por ótimas defesas de Filip Stankovic. No segundo tempo, o equilíbrio continuou: Stankovic salvou o Volendam de novo com boa intervenção, numa tentativa de Michel Vlap, enquanto o outro arqueiro do jogo, Lars Unnerstall, também manteve o Twente no jogo, ao evitar finalizações de Bilal Ould-Chikh e do citado Mühren. Porém, o Volendam teve um reserva vindo a campo, no jovem atacante Lequincio Zeefuik, 17 anos. Coube a Zeefuik ser o nome do dia, tocando na saída de Unnerstall para ser o mais jovem jogador a fazer um gol pelo Volendam no Campeonato Holandês desde 1961. E para fazer o time laranja comemorar a primeira vitória na temporada.
Cambuur 0x1 AZ (domingo, 28 de agosto de 2022)
Clasie (90′)
No primeiro tempo, o Cambuur foi bem mais ofensivo, em busca da primeira vitória sobre o AZ em sua história no Campeonato Holandês. Essa pressão dos mandantes teve seu ápice num cabeceio de Roberts Uldrikis, mandando a bola na trave – mas uma chance de Alex Bangura também deixou o gol perto. Contudo, todas as perspectivas positivas do Cambuur tiveram duro golpe no segundo tempo: Jamie Jacobs cometeu falta duríssima sobre Jens Odgaard, passou incólume pelo juiz Rob Dieperink, mas o juiz alertou, Dieperink reviu o carrinho e decidiu expulsar Jacobs. Com dez, o Cambuur recuou. Foi a vez do AZ pressionar mais, com um arremate de Mayckel Lahdo na trave como ponto alto. Pelo menos, até o minuto final do tempo regulamentar, quando os visitantes de Alkmaar enfim comemoraram: Jordy Clasie bateu, o goleiro João Virgínia falhou, e veio o 1 a 0 da vitória do AZ.
4/34 ✅️ Ajax blijft aan kop 🔝
🔜 3 inhaalwedstrijden deze week#stand pic.twitter.com/WYYXW9LSO1— Eredivisie (@eredivisie) August 28, 2022