Lesões de jogadores deixam clubes da Serie A em alerta

Duas rodadas da temporada 2022/23 da Serie A foram disputadas e apenas dois clubes participantes não registraram nenhum problema de lesão em jogadores do plantel. De alguma forma, Bologna e Lazio conseguiram escapar das mãos dessa bruxa que está solta e afetando as equipes da principal divisão do futebol da Itália.

Alguns dos últimos casos de atletas lesionados aconteceram no elenco da Roma e deram bastante dor de cabeça para o técnico José Mourinho. Poucas horas depois de perder o holandês Georginio Wijnaldum por uma fratura na tíbia direita, o comandante português viu Nicolò Zaniolo sofrer uma luxação no ombro esquerdo. Além da importante dupla de meio-campistas, os giallorossi também possuem o gambiano Ebrima Darboe no departamento médico por um problema no ligamento cruzado do joelho direito.

Wijnaldum, que não chegou a ficar nem 30 minutos em campo pela Roma, deverá se ausentar dos gramados pelos próximos três meses e será um importante desfalque para sua equipe e a seleção holandesa, tendo em vista na Copa do Mundo de 2022, no Catar. O problema de Zaniolo é menos grave, mas o italiano precisará de três a quatro semanas para se recuperar. Por fim, Darboe se lesionou em julho e permanecerá de molho por cinco meses.

A Juventus foi outra grande vítima dessa bruxa que está rondando os clubes da Serie A, pois pelo menos seis jogadores se machucaram nos últimos tempos. Os recém-chegados Ángel Di María, com um problema no adutor da coxa esquerda, e Paul Pogba, que teve uma lesão no menisco, estão afastados dos gramados. O goleiro Wojciech Szczesny apresentou uma contusão semelhante ao do companheiro argentino, enquanto Federico Chiesa e Kaio Jorge seguem se recuperando de suas graves lesões no joelho. Por último, mas não menos importante, Marley Aké teve uma fratura exposta do terceiro distal da fíbula direita.

Essas ausências podem impactar diretamente as exibições das duas equipes ao longo do início do Campeonato Italiano, tanto que a Juventus realizou uma partida abaixo do esperado na segunda rodada e não saiu de um simples empate diante da Sampdoria. Os romanos, no entanto, somam seis pontos, mas ganharam seus dois jogos por somente 1 a 0.

Na região da Lombardia, o “surto” de lesões afetou Milan e Internazionale, mas não de uma maneira tão drástica se compararmos aos outros dois rivais. O atual detentor do Scudetto perdeu o bósnio Rade Krunic em virtude de uma distensão do reto femoral e o atacante Zlatan Ibrahimovic segue se recuperando de uma delicada cirurgia no joelho. Os nerazzurri, no entanto, iniciaram a liga italiana sem Henrikh Mkhitaryan, que machucou a coxa esquerda, e Dalbert Henrique, que teve um problema no joelho.

Em Bergamo, o técnico Gian Piero Gasperini, da Atalanta, está precisando se virar com as peças disponíveis, já que perdeu quatro jogadores neste início de temporada. Apesar das ausências de Davide Zappacosta, Marco Carnesecchi e Berat Djimsiti, a perda mais sentida da Dea foi o recém-chegado meio-campista Éderson, que sofreu uma lesão na coxa esquerda.

O novato Monza, por sua vez, perdeu em um curto espaço de tempo os zagueiros Andrea Ranocchia e Pablo Marì, que chegaram recentemente para brigar pela titularidade da equipe. O atual lanterna do campeonato, treinado por Giovanni Stroppa, ainda precisa lidar com as ausências de Giovanni Augusto e Marco D’Alessandro.

A Salernitana foi outro time duramente impactado pelos problemas físicos, pois ficou sem o promissor Matteo Lovato, que lesionou o tornozelo, pouquíssimo tempo depois do zagueiro ter sido anunciado como novo reforço. O incansável Franck Ribéry, Pawel Jaroszynski e Emil Bohinen também compõem o departamento médico do clube da cidade de Salerno.

Entre outros jogadores que estão parados em decorrência de lesões, posso destacar Gaetano Castrovilli (Fiorentina), Ígor Júlio (Fiorentina), Diego Demme (Napoli) e Aleksey Miranchuk (Torino). O meio-campista russo, por exemplo, lesionou a coxa direita pouco tempo depois de estrear com gol pela equipe piemontesa.