Vitesse 0x4 Heerenveen (sábado, 20 de agosto)
Van Hooijdonk (5′, 72′ e 77′), Sarr (45′ + 3)
Bastaram cinco minutos de jogo para a jogada mais decisiva da partida em Arnhem aparecer: Amin Sarr ajeitou (após a bola vir de cruzamento), Sydney van Hooijdonk concluiu para o 1 a 0 do Heerenveen. Era só o começo de um dia fabuloso da dupla de ataque dos visitantes da Frísia – e terrível para a zaga do Vitesse. Na única chance de gol que os Arnhemmers tiveram, Melle Meulensteen viu grande defesa do goleiro Andries Noppert. Quando o Fean voltou a atacar, foi para fazer 2 a 0 e trazer mais uma dor de cabeça ao Vites: contratado nesta semana – por empréstimo -, estreando no novo clube, o goleiro Kjell Scherpen tomou por baixo das pernas a finalização de Sarr, ainda antes do intervalo. E no segundo tempo, em cinco minutos, aquela jogada supracitada se repetiu – Sarr passou, Van Hooijdonk conferiu, esférica no barbante. O Heerenveen conseguia marcar gols pela primeira vez neste Campeonato Holandês – logo uma goleada, diante de um Vitesse cada vez mais preocupado.
Fortuna Sittard 1×4 Cambuur (sábado, 20 de agosto)
Burak Yilmaz (11′) – Breij (47′), Hoedemakers (79′, 87′), Ter Heide (90′ + 2)
No começo, foi a maior das maravilhas para o Fortuna Sittard: após espaço aberto para um contra-ataque, Iñigo Córdoba cruzou, e Burak Yilmaz (começando como titular pela primeira vez) completou para fazer 1 a 0 – segundo gol do turco na temporada, falha do goleiro João Virgínia. De tanto marasmo, o técnico Henk de Jong se irritou: já fez alterações aos 37′. Um dos que vieram a campo foi justamente o nome que abriu caminho para a virada: Michael Breij, que empatou tão logo o segundo tempo começou. Num forte chute, de fora da área. Após o Fortuna perder chances (com Yilmaz e Paul Gladon), foi assim que o Cambuur chegou à goleada na reta final. A onze minutos do fim, Hoedemakers arrematou rasteiro, de fora da área: 2 a 1. Ainda fez o terceiro, concluindo da entrada da área. E coube a Jasper ter Heide, numa finalização forte, a quarta de fora da área, dar números finais à reação dos visitantes de Leeuwarden.
Emmen 3×2 Utrecht (sábado, 20 de agosto)
Douvikas (10′), Dost (34′) – Romeny (27′), Rui Mendes (59′), Vlak (79′)
Desde o primeiro tempo, a partida no estádio De Oude Meerdijk foi bastante animada. Coube aos escanteios trazerem os gols a que ela fez jus. Primeiro, Can Bozdogan cobrou o tiro de canto, e Anastasios Douvikas fez 1 a 0 para o Utrecht; depois, em cobrança ensaiada do estreante Mark Diemers, Ole Romeny empatou. Aí, apareceu um dos nomes mais falados: tendo iniciado a carreira no Emmen, recém-retornado à Eredivisie para o Utrecht, Bas Dost recolocou os visitantes na frente, também num escanteio. Tudo isso, sem contar outras chances – como a de Romeny, impedida pelo goleiro Vassilis Barkas. Na etapa final, o Emmen seguiu pressionando mais em busca da virada. Conseguiu-a, nos chutes de fora: no empate, Jeff Hardeveld bateu, Barkas cedeu o rebote, e o português Rui Mendes marcou. E no gol da vitória, Jari Vlak teve sorte: seu chute desviou em Nick Viergever antes de entrar. Azar do Utrecht, que perdeu a chance de satisfazer a torcida após o criticado empate contra o Cambuur.
Groningen 1×0 Go Ahead Eagles (domingo, 21 de agosto)
De Lange (contra, 3′)
Estádio Hitachi Central Mobility, três minutos do primeiro tempo. Foi quando um cruzamento foi desviado por Ramon-Pascal Lundqvist, e a bola bateu na trave, nas costas do goleiro Jeffrey de Lange e entrou. Era 1 a 0 para o Groningen. E foi quase que o único lance a dar alegria à torcida do time da casa, porque o Go Ahead Eagles bem que tentou o empate: com Rashaan Fernandes no primeiro tempo, com Bobby Adekanye no segundo. Mesmo saindo com os três pontos, o Groningen ainda mostrou ter o que melhorar.
Sparta Rotterdam 0x1 Ajax (domingo, 21 de agosto)
Bergwijn (37′)
Com Antony sem treinar há dois dias, fora da lista de jogadores para a partida, cada vez mais receptivo ao interesse do Manchester United, o Ajax entrou em campo e fez uma partida normal. Ao contrário da postura goleadora vista contra o Groningen, o time de Amsterdã teve sérias dificuldades para atacar o Sparta Rotterdam como melhor sabe – com troca de passes velozes. Uma bola de Devyne Rensch, na trave, foi o único lance de perigo. E até tomou alguns sustos em desatenções defensivas, como quando Daley Blind tentou recuar a bola ao goleiro Remko Pasveer e quase foi surpreendido por Shurandy Sambo (a jogada só não seguiu porque o lateral direito do Sparta estava impedido). Para fazer gol, assim, só de fora da área. Dusan Tadic quase conseguiu, em cobrança de falta. Mas coube a Steven Bergwijn arriscar, após jogada individual, para fazer o 1 a 0. No segundo tempo, a impressão seguiu a mesma. O Ajax teve mais a bola, mas atacou pouco. E teve pelo menos dois grandes sustos: Pasveer precisou fazer duas boas defesas, em chutes de Younes Namli e Jason Lokilo, evitando o empate. Mesmo sem grandes atrativos, o Ajax conseguiu a terceira vitória em três jogos.
RKC Waalwijk 0x1 Feyenoord (domingo, 21 de agosto)
Danilo (68′)
Com um estreante (o lateral esquerdo Quilindschy Hartman) e dois reestreantes (pela primeira vez na temporada, Orkun Kökcü e Oussama Idrissi eram titulares), o Feyenoord tentou atacar no primeiro tempo. Sem muito sucesso: o RKC Waalwijk estava fechado na defesa – e pouco fazia no ataque. Tudo isso resultou num primeiro tempo de pouquíssimas emoções em Waalwijk. No segundo tempo, tentando melhorar isso, o Feyenoord teve as entradas de Patrik Walemark e Jens Toornstra. Mas o time a agitar primeiro foi o RKC, em bom chute de Iliass Bel Hassani, pego por Justin Bijlow. Só então o Stadionclub chegou mais perto do gol, num arremate de Walemark espalmado pelo goleiro Etiënne Vaessen. E aí, numa jogada em que o mesmo sueco foi derrubado por Thierry Lutonda, o juiz Edwin van de Graaf não viu – mas o VAR, sim, e o alertou. Van de Graaf reviu, marcou pênalti, e Danilo cobrou para o 1 a 0 que o Feyenoord conseguiu manter, mesmo sob a pressão do RKC Waalwijk nos minutos finais.
PSV x Volendam (adiado para 31 de agosto)
Twente x Excelsior (adiado para 31 de agosto)
AZ x NEC (adiado para 1º de setembro)
De #stand na speelronde 3 ✅️ pic.twitter.com/iIqlWM04hp
— Eredivisie (@eredivisie) August 21, 2022