Quando Insigne, Koulibaly, Mertens, Ospina e Fabian Ruíz (qualquer momento deve ser anunciado pelo PSG) deixaram o Napoli, todos os torcedores entraram em desespero. Afinal quem vai substituir os jogadores que formaram a base do clube nos últimos anos. A ideia da diretoria napolitana era clara: reformulação do elenco, economizar os altos salários pagos e pouco a pouco montar um time competitivo.
O Mondo Sportivo traz a análise de setor por setor para informar ao torcedor e também os apaixonados por calcio italiano, se de fato Luciano Spalletti tem em mãos um time forte o suficiente para ir além do que foi na última temporada.
Goleiros
𝕊𝕒𝕝𝕧𝕒𝕥𝕠𝕣𝕖 𝕊𝕚𝕣𝕚𝕘𝕦 🧤
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/bgYa9ZwYX0
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) August 11, 2022
Após a saída de Ospina, os napolitanos trouxeram Sirigu, esperiente goleiro e até o momento conta com Meret (negocia a renovação contratual) e Davide Marfella. Porém existem negociações fortes com o PSG para a chegada de Keylor Navas, que viria para ser o titular e uma grande estrela no elenco. Kepa, do Chelsea, corre por fora e Trapp, do Eintracht Frankfurt, aparece como opção.
Sirigu e Meret são bons goleiros mas não chegam ao nivel de Ospina, obrigando a diretoria a correr atrás de um arqueiro de alto nível até o fechamento da janela de transferências.
Laterais
🎙 @MathiasOlivera5 “Provo emozione nell’indossare la maglia del Napoli, l’ho provata per la prima volta qualche giorno fa e devo dire che è davvero bella”#Abruzzo22 ⛰ pic.twitter.com/ITacVyKsTn
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) July 29, 2022
Um dos grandes problemas do Napoli nas últimas temporadas tem sido a lateral-esquerda. Jogadores como Ghoulam, Malcuit, que estavam no elenco nas últimas temporadas, deixaram o clube, abrindo espaço na folha salarial para investir em Mathías Olivera, do Getafe, para disputar vaga com Mario Rui pelo lado esquerdo. Já na direita, Spalletti tem como opções Di Lorenzo (novo capitão do time e jogador da seleção italiana) além do jovem Zanoli, que se destacou na última temporada garantido sua vaga no plantel.
De fato são boas opções para o setor, trazendo ânimo ao torcedor que espera que Mathías Oliveira consiga se destacar e que Mario Rui possa evoluir já que agora passa a ter um corrente sólido pela vaga no time titular.
Zagueiros
🎙 Kim “Forza Napoli Sempre”#Abruzzo22 ⛰ pic.twitter.com/1fZXl6bnTk
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) July 30, 2022
A zaga napolitana sofreu demais! Afinal perder Koulibaly não é fácil. Um dos maiores zagueiros da história do clube e também da Serie A, partiu para o Chelsea, da Inglaterra, deixando um enorme vazio no setor que necessita de paciência do torcedor.
Rrahmani e Juan Jesus seguem no time que conta com o jovem Costanzo, de apenas 20 anos. Tuanzebe voltou para o Manchester United sem deixar lembranças de que um dia esteve no Napoli. A direção Partenopea precisou fazer compras, trazendo dois nomes interessantes para o grupo.
O primeiro foi Østigård, jogador do Brighton, que este emprestado ao Genoa na última temporada. O norueguês foi um dos poucos destaques do time que infelizmente caiu para a segunda divisão. Foram quatro jogos sem sofrer gols ao longo de 15 partidas disputadas. Sem dúvidas, será uma opção ao lado de Juan Jesus para o elenco.
Quando Koulibaly deixou o Napoli, muitos nomes foram ventilados no clube como Saliba, do Arsenal, além de Bremer, do Torino, que acabou indo para a Juventus. Porém visando um atleta técnico e com futuro promissor, Cristiano Giuntoli, diretor napolitano, apostou fortemente em Kim Min-Jae, coreano que estava no Fenerbahçe, da Turquia.
Kim foi titular absoluto no time turco e conta com 40 convocações para a seleção da Coreia do Sul. Tem 1,90 cm e bom passe o que agrada o técnico Luciano Spalletti que buscava um zagueiro que tivesse bom domínio de bola para fazer transições mais rápidas entre defesa e ataque.
Todo o setor de meio-campo
FATTA! Giacomo Raspadori é do Napoli. Documentos assinados com o Sassuolo e visitas médicas já hoje.
[ @DiMarzio ] pic.twitter.com/eiobEL1CoI
— Napoli Zone Brasil ™ (@napolizonee) August 18, 2022
Um setor que não se pode reclamar é o meio-campo napolitano. Spalletti tem em mãos bons jogadores e terá trabalho para escalar o time com tantas opções de qualidade.
Para a marcação, os Partenopei contam com Anguissa (compra definitiva depois de empréstimo do Fulham), Diego Demme e Lobotka, este último pode fazer todas as funções no meio-campo desde marcação até armação.
Os meias de ligação mais armação são altamente qualificados: Zielinski, Elmas, Gaetano (voltou de empréstimo da Cremonese onde marcou 7 gols e deu 5 assistências em 35 partidas) e os recém-chegados Ndombele (empréstimo com opção de compra junto ao Tottenham) e a jovem estrela italiana Giacomo Raspadori, que veio do Sassuolo.
Raspadori pode atuar como meia-armador, ponta e até mesmo centroavante. Sua contratação gerou muito barulho no clube pois teoricamente é o substituto de Mertens, maior artilheiro da história do Napoli e grande ídolo.
Ataque
Primo allenamento in azzurro per il Cholito 😍
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/d1mSksn4ME
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) August 18, 2022
Mas se tem um setor que o torcedor não terá dores de cabeça é o ataque. Como joga na formação 4-3-3, Spalletti tem a disposição opções tanto pelo lado direto, quanto esquerdo e dois excelentes centroavantes.
No lado direito, temos a dupla Lozano e Politano que seguem em disputa pela vaga no time titular. No lado esquerdo, Kvaratskhelia, recém-chegado, já conquistou a torcida com um gol e uma assistência logo na estreia. Junto ao georgiano, os napolitanos contam com Ounas e o jovem Zerbin. Caso seja necessário, Raspadori pode atuar no setor.
Na posição que já teve em um passado recente nomes como Cavani e Higuaín, hoje conta Victor Osimhen e agora Giovanni Simeone, dois atletas de alto nível e que na última temporada marcaram em conjunto 35 gols.
Time ideal e alternativo
Se na temporada passada o Napoli sofreu com lesões, convocações para seleções e Copa Africana de Nações, hoje não há espaço para reclamação por parte da torcida e Luciano Spalletti.
A equipe titular napolitana deve ser composta por: Navas (se vier ou Meret); Di Lorenzo e Mathías Oliveira nas laterais; Rrahmani e Kim Min-Jae na dupla de zaga; Anguissa de volante, Zielinski de meia de ligação e Raspadori de meia-armador ou Ndombele; Politano e Kvaratskhelia ou Raspadori nas pontas e Osimhen de centroavante.
Já o time alternativo que deve ser usado em partidas que antecedem a Liga dos Campeões ou em duelos importantíssimos de Copa Itália/Serie A seria: Sirigu ou Meret; Zanoli e Mário Rui nas laterais; Østigård e Juan Jesus na zaga; Lobotka ou Diego Demme de primeiro volante; Elmas de meia de ligação e Ndombele de armador (caso queira, Spalletti pode fazer um meio-campo com Demme, Lobotka e Elmas); nas pontas Lozano e Ounas e Simeone de centroavante.
Napoli tem time para brigar por títulos?
Finita ✅
95’ | #VeronaNapoli | 2-5
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/Mb2VkxOJuU— Official SSC Napoli (@sscnapoli) August 15, 2022
Sem dúvidas, com as chegadas de Raspadori, Ndombele, Kvaratskhelia e Simeone, trazem muita qualidade ao elenco napolitano. Além disso, Gaetano voltou de um empréstimo em que foi importantíssimo para a Cremonese e pode ajudar muito o time. Os demais reforços precisam de tempo para mostrar o potencial que possuem.
O fato é que Spalletti tem em mãos um elenco com jogadores coringas, ou seja, atletas que podem atuar tranquilamente em várias posições. A defesa necessita de paciência, pois precisa de tempo para pegar entrosamento. Mas o meio e ataque estão com jogadores que podem decidir a partida.
Um meio com Anguissa, Zielinski e Raspadori traz qualidade em posse de bola, dribles e principalmente chegadas com perigo no ataque. Caso queria um meio mais de combate basta promover Ndombele no time titular. Kvaratskhelia tem tudo para ser um bom jogador assim como Gaetano. Lozano vem mostrando vontade de evoluir e agregar ao time. Politano tem tudo para ser um dos melhores jogadores do time se seguir seriamente o plano tático de Spalletti.
Os dois centroavantes (Osimhen e Simeone) são nomes que podem mudar o cenário da partida, pois caso o nigeriano não esteja em um bom dia, basta colocar o argentino que o time ganha um gás na partida.
Elmas, Lobotka e Gaetano tem tudo para serem cartas na manga em momentos que o clube precise de elementos surpresa. Demme sera importante pelo seu poder de marcação, mas pode ser negociado na janela de inverno caso não entre em campo tanto quanto gostaria.
O Napoli teve uma economia de 30% em salários e isso pode abrir espaço para mais uma ou duas contratações em janeiro de 2023, se Spalletti junto da diretora sentirem que seja necessário agregar mais qualidade ao plantel.
Foi um ótimo mercado do Napoli que aguarda ansiosamente pela chegada de Navas, que será a cereja do bolo, ou algum outro arqueiro de alto nível que a diretoria está à procura. A diretoria merece o reconhecimento por ter feito uma boa movimentação após perder tantos ídolos e jogadores de qualidade.
Será uma temporada muito disputada pois Milan manteve a base, Inter se reforçou bem e a Juventus trouxe nomes que seriam titulares em qualquer time da Serie A. Além disso, temos a Roma de Mourinho que depois do título da Conference League, trouxe nomes como Dybala e Georginio Wijnaldum, jogadores que tem nome no futebol europeu com grandes passagens por Juventus e Liverpool, respectivamente.
O torcedor Partenopei tem motivos para celebrar e apoiar ainda mais o time, porque agora sim o Napoli tem peças que podem sim levar o clube a títulos. Não será fácil, mas com entrosamento e Spalletti extraindo o melhor que cada jogador tem a oferecer, grandes frutos estão por vir.