Quando o Napoli trouxe Kvaratskhelia, do futebol russo, muitos disseram se tratar de uma aposta como foi Koulibaly, por exemplo, que tinha se destacado no Genk, da Bélgica. O georgiano, de 21 anos, possui características em suma maioria, semelhantes a de Insigne.
Rápido, driblador, não tem bola perdia e principalmente, sente o jogo intensamente. Essas características chamaram a atenção da diretoria napolitana, que optaram em trazer o camisa 77. Seja nos treinos ou amistosos, Khvicha já mostrava talento e agradava o técnico Luciano Spalletti.
Primeiro tempo intenso
Como titular, logo na estreia do time na Serie A, Kvaratskhelia chamou a responsabilidade e atuando na ponta-esquerda, cumpriu com excelência sua função em campo. Foram 68 minutos em campo, com três finalizações, um gol, uma assistência e um desarme.
K V A R A 🔥 #VeronaNapoli | 1-2
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/LBQgsRLg42— Official SSC Napoli (@sscnapoli) August 15, 2022
O Napoli tomou um susto quando Kevin Lasagna abriu o placar, aos 29 minutos. Antes do Verona marcar o primeiro gol da partida, os jogadores napolitanos já haviam perdido no mínimo três boas chances de anotar um tanto na primeira etapa.
Quem acompanhou o jogo, viu um duelo entre ataque e defesa. Mesmo saindo atrás do placar, os meninos de Spalletti não se abalaram e Kvaratskhelia, que logo após o gol Veronesi, deu um belo chute ao gol, conseguiu empatar aos 37 minutos, após um ótimo cruzamento pela direita de Lozano.
O gol merecido, trouxe o alento necessario aos atletas Partenopei que foram mais incisivos e nos acréscimos viraram o jogo. Em cobrança de escanteio, Di Lorenzo, tocou para o meio da área e Osimhen, livre, virou.
Foi um resultado justo para um primeiro tempo em que o Napoli teve 17 finalizações contra 3 dos donos da casa, além de cinco a um em escanteios.
Susto e goleada na segunda etapa
Precisando reagir para trazer a torcida de volta ao jogo, os Veronesi foram para cima no segundo tempo. Se aproveitando que os laterias do Napoli são muito ofensivos, os mandantes passaram a jogar pelos lados do campo e logo aos 48 minutos, já empataram a partida, depois que Faraoni cruzou na cabeça do estreante Henry igualar a partida.
O gol trouxe o Verona de volta para o jogo, mas não abalou o Napoli, algo positivo neste primeiro jogo de temporada. Afinal, se olharmos na temporada passada, víamos os jogadores Partenopei perdidos quando o adversário marcava gols em pouco tempo de partida ou na sequência de uma bola na rede napolitana.
De fato o erro do Verona foi se lançar ao ataque sem controle defensivo, porque mesmo sem Politano (no banco) e Insigne (negociado), Lozano e Kvaratskhelia deram conta do recado e a defesa adversária pagou caro por dar tantos espaços para contra-ataques dos visitantes.
Nem deu tanto tempo para comemorar já que aos 55 minutos, em um bom contra-ataque, Khvicha encontrou Zielinski sozinho na entrada da área e o polonês balançou as redes. O gol acabou com os Veronesi que não conseguiram mais reagir, abrindo a porteira para os rivais Azzurri que marcaram o quarto gol com 65 minutos, em jogada de Mario Rui que deixou Lobotka na cara do gol. Por fim, veio o quinto aos 79 em jogada espetacular do ataque em que Politano marcou com belo chute de fora da área, com assistência de Osimhen.
😍🤗
💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/sQ2lmWG22v
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) August 15, 2022
Napoli precisa de reforços?
A vitória contundente traz um ânimo importante ao elenco de Spalletti que aguarda ansiosamente por pelo menos mais três reforços.
Navas, do PSG, deve ser o goleiro titular do time, pois as negociações estão fluindo bem. Já para a eventual saída de Fabián Ruíz, Ndombele, do Tottenham, está no estágio final de conversas, precisando apenas da definição se será um empréstimo simples ou com opção de compra. Por fim, temos Raspadori, espécie de “cereja do bolo” para Spalletti, até porque o jovem italiano por atuar como meia ofensivo, ponta e até centroavante. As conversas entre Napoli e Sassuolo que antes eram distantes, hoje se aproximam de um acordo.
Com as chegadas do trio que tem negociação aberta além da recém-chegada de Simeone, trazem ao Napoli muita qualidade e reposição para as saídas de Ospina, Ruíz, Mertens e Insigne, importantes jogadores que passam a ter jogadores substitutos de qualidade. Kim Min-Jae precisa de tempo para mostrar qualidade e principalmente ser de fato o grande substituto de Koulibaly. Já Simeone tem tudo para fazer o torcedor nem lembrar mais de Petagna, que apesar de não ter jogado tão bem, marcou gols interessantes na última temporada.
Spalletti
O fato é que Luciano Spalletti mostrou que tem o elenco na mão e que sabe extrair o melhor de cada um. Lozano fez uma ótima partida e isso se deve a confiança que o treinador passou para o mexicano. Politano tem tudo para evoluir ainda mais e Kvaratskhelia pode se tornar um bom jogador futuramente, se seguir mostrando o que apresentou nesta partida.
Ndombele e Raspadori além de Elmas podem ser figuras fundamentais para a movimentação no meio-campo do time. Lobotka e Zielinski o tempero necessário para que o elenco possa ter rotação de alto nível e levar o Napoli ao patamar que almeja.
Defensivamente precisamos ver como Oliveira vai atuar na latera-esquerda e se Mário Rui vai evoluir já que tem um concorrente pela titularidade. Por fim na zaga, Kim e Rrahmani precisam pegar entrosamento e Juan Jesus e Østigård estão disponíveis como boas opções para o setor.
Navas, se vier, será a grande estrela do time, até porque um goleiro multicampeão passa muita segurança ao time e também para o torcedor que tem ficado com muitos pontos de interrogação na cabeça porque os rivais se reforçaram bem.
Spalletti mostrou na goleada de 5 a 2, que o Napoli terá cabeça fria e que com elenco qualificado pode sim brigar com o pelotão da frente, podendo chegar longe principalmente na Copa Italia e dependendo do grupo que entrar na Liga dos Campeões, pode disputar uma ótima competição e temporada. Vamos aguardar as próximas semanas, que devem reservar muita emoção para um time que passa definitivamente por uma reformulação.
📊 La prima della stagione | #SerieATIM 💎
💫 #FerragostoConUnImmagine pic.twitter.com/sqLFNlQXyx— Lega Serie A (@SerieA) August 15, 2022