Cesc Fàbregas se transforma em símbolo do ambicioso projeto do Como

A chegada do multicampeão Cesc Fàbregas ao Como, que disputa a Serie B da Itália, é uma daquelas contratações bem alternativas e que, ao menos na teoria, só aconteceria no mundo virtual. No entanto, a negociação foi concretizada e marca um ousado passo da equipe lombarda em direção ao seu ambicioso projeto para voltar a jogar a principal divisão do futebol do país.

Sem clube desde que deixou o Monaco, Fàbregas foi atraído pelos planos dos lariani, que são administrados há pouco mais de três anos pela empresa londrina SENT Entertainment, pertencente ao grupo indonésio PT Djarum. Os objetivo iniciais de britânicos e asiáticos são os mesmos: chegar na Serie A e realizar consistentes campanhas na elite.

Ao contrário de que muitos pensam, o Como não é uma equipe tão modesta. Tricampeões da Serie B e até com participação em torneio internacional (Copa Mitropa), os Azzurri contabilizam 13 aparições na Serie A, mas a última ocorreu na temporada 2002/03. Querendo mudar essa realidade, os novos proprietários do clube deram uma injeção de ânimo, tanto que uma pesquisa da revista “Forbes” apontou que os irmãos Robert e Michael Hartono são os donos de times italianos mais ricos do país, com uma fortuna estimada em US$ 45,5 bilhões.

A estrutura do Como chamou atenção de Fàbregas, mas um dos principais responsáveis pela chegada do espanhol foi o ex-jogador Dennis Wise, CEO do clube italiano, que foi companheiro de equipe do meio-campista nos tempos de Chelsea. Aos 35 anos de idade, o campeão mundial de 2010 assinou um contrato válido pelas próximas duas temporadas e rasgou elogios ao projeto dos voltiani, tanto que mencionou ser “melhor” que dos participantes da Major League Soccer (MLS).

É um projeto melhor do que a MLS oferece e acho que esse é um dos desafios mais importantes da minha carreira. Vim aqui para jogar da melhor forma e ganhar o maior número de jogos possível, tanto que se eu sentisse que não era mais o caso, penduraria as chuteiras. Quero levar o Como até onde eles merecem, que é na Série A. Queria um projeto que me desse entusiasmo, não estava interessado no dinheiro, então Wise foi o mais convincente e vejo um futuro a longo prazo para este clube“, destacou Fàbregas em uma coletiva de imprensa.

O espanhol, que foi peça muito importante para Arsenal, Barcelona e Chelsea, jogará no futebol italiano pela primeira vez na carreira. Fàbregas admitiu que teve uma oportunidade de defender o Milan em meados de 2016, mas quis permanecer nos Blues para “mudar a opinião” do técnico Antonio Conte, que não o estava dando muitas oportunidades em Londres.

Uma das principais surpresas do acordo foi que Fàbregas e seu agente também compraram ações do clube, ou seja, o jogador espanhol também será coproprietário e sócio. O meio-campista concluiu dizendo que já contratou um professor de italiano e que vestirá a camisa número quatro.

Uma multidão acompanhou a chegada de Fàbregas ao estádio Giuseppe Sinigaglia, casa do Como, e o veterano atleta distribuiu autógrafos para os torcedores presentes. A experiência do espanhol auxiliará o plantel dos lombardos dentro e fora dos gramados, além da possibilidade de aumentar as receitas da equipe através da vendas de ingressos e camisas. Pelo menos inicialmente, o nome do clube rodou o mundo, já que a contratação do atleta foi noticiada em vários veículos de comunicação.

Fàbregas já possui 35 anos e não é mais o mesmo dos tempos de Arsenal, Barça e Chelsea, tanto que vem de uma temporada praticamente vazia com os monegascos, não tendo jogado com o time principal desde setembro. O jogador precisará retomar seu ritmo e se preparar para a Serie B, que é um campeonato extremamente complicado e disputado do início ao final.

O espanhol só deixará a próxima edição da Serie B ainda mais atrativa, pois terá a presença de vários clubes tradicionais, como Genoa, Parma, Cagliari, Palermo e entre tantos outros. Além de Fàbregas, a segundona da Itália será disputada por outro jogador muito conhecido no futebol mundial: Gianluigi Buffon.

SHARE