Um dos jovens goleiros com maior destaque no cenário do futebol europeu, o camaronês André Onana foi apresentado como novo reforço da Inter de Milão. O jogador de 26 anos de idade, que já recebeu elogios de alguns ídolos do clube nerazzurro, desafiará o veterano Samir Handanovic pela vaga de titular.
A missão de Onana na capital da região da Lombardia não deverá ser simples e o jogador precisará de paciência, principalmente pelo fato do técnico Simone Inzaghi já ter confirmado em uma coletiva de imprensa que o esloveno seguirá como titular. Aos 37 anos, Handanovic é o capitão do time e coleciona mais de 340 partidas com a camisa interista, mas seu ciclo em Milão parece estar chegando ao fim e o companheiro de equipe camaronês seria o herdeiro da posição.
O processo de adaptação de Onana em solo italiano deverá ser um pouco diferente em relação ao de Mike Maignan, que foi contratado pelo Milan e não demorou para assumir a titularidade. No entanto, o background da história dos dois goleiros é bastante similar, pois o francês e o camaronês chegaram com o objetivo de substituir duas importantes peças para os rossoneri e nerazzurri: Gianluigi Donnarumma e Handanovic.
Onana realizou bons desempenhos pelo Ajax e é titular absoluto da seleção camaronesa, tanto que foi cobiçado por várias grandes equipes do continente europeu, mas o começo da sua trajetória em Milão deverá ser acompanhando Handanovic do banco de reservas, decisão bastante questionada pelos torcedores da Internazionale. O esloveno cometeu alguns equívocos ao longo da temporada passada, mas continua sendo o capitão e homem de confiança de Inzaghi.
Handanovic e Onana são dois excelentes goleiros, tanto que possuem reflexos apurados, ótimo posicionamento e não se deixam abater no um contra um, mas ambos possuem seus trunfos. O esloveno tem a experiência, é um bom pegador de pênaltis e é o capitão da equipe, enquanto o camaronês é mais veloz e possui muita qualidade com a bola nos pés, um fundamento que vem se tornando primordial no futebol moderno.
Diversos torcedores da Inter ficaram apreensivos ao assistirem Handanovic jogar com os pés, tanto que o veterano colocou sua equipe em apuros em algumas ocasiões. Onana, por sua vez, tem uma maior tranquilidade e consegue distribuir de maneira mais eficaz a bola pelos flancos. Não custa lembrar que a Internazionale está um pouco traumatizada com esse fundamento, pois o time praticamente perdeu o Scudetto na temporada passada em função de uma furada do romano Ionut Radu.
Em declarações à imprensa italiana, os ex-goleiros Walter Zenga e Gianluca Pagliuca rasgaram elogios ao jovem Onana e não esconderam que o camaronês possui um brilhante caminho pela frente com a camisa da Inter. No entanto, o vice-campeão da Copa do Mundo de 1994 alertou que Inzaghi não pode cometer o mesmo erro de Mauricio Pochettino no Paris Saint-Germain, que ficou alternando Keylor Navas e Donnarumma no decorrer da temporada passada.
Apesar da indiscutível qualidade dos dois goleiros interistas, muitas mudanças na posição podem impactar diretamente na dinâmica defensiva da Internazionale, então foi importante que Inzaghi tenha sinalizado que Handanovic será o titular. A estratégia do clube lombardo é semelhante ao adotado pela Juventus para integrar Wojciech Szczesny ao elenco, tendo em vista a saída de Gianluigi Buffon.
Ao que tudo indica, Onana vai aprender e se acostumar ao calcio observando o veterano Handanovic, enquanto a troca de guarda ocorrerá de maneira natural.
.@AndreyOnana indosserà il numero…
— Inter (@Inter) July 11, 2022