Os donos das camisas número 10 da próxima edição da Serie A

Uma das principais ligas do continente europeu e do mundo, a Serie A do Campeonato Italiano é um destino bastante popular entre grandes jogadores. A tradicional camisa número 10 de diversos clubes do país, por sua vez, foi muito bem representada por vários nomes de peso do futebol, como Diego Maradona (Napoli), Alessandro Del Piero (Juventus), Ronaldo “Fenômeno” (Inter de Milão) e Francesco Totti (Roma).

Em território italiano, pelo menos normalmente, o jogador que utiliza o número 10 nas costas representa a figura central do plantel, uma peça que pode desequilibrar uma partida e dar os três pontos para sua equipe ou simplesmente guiá-la em direção aos títulos, como fez Maradona nos tempos de Napoli e Totti na capital italiana. No entanto, a numeração pode provocar um certo peso e até mesmo apavorar quem tentar utilizá-la.

Totti vestiu a famosa numeração por longos 25 anos, mas ainda ninguém se atreveu a usar a 10 giallorossa desde que o eterno capitão da Roma pendurou as chuteiras. O número nunca chegou a ser aposentado oficialmente, mas representa uma das camisas mais pesadas do futebol e ninguém teve a coragem de assumir a responsabilidade. O ex-jogador já disse anteriormente que abençoaria Lorenzo Pellegrini e não escondeu que ficaria feliz se Paulo Dybala – atualmente livre no mercado – fosse seu herdeiro.

Em outro clube italiano que na qual a camisa 10 é extremamente sagrada, o Napoli decidiu aposentar a numeração em homenagem a Maradona, maior ídolo da história do tradicional clube do sul do país europeu e que faleceu em novembro de 2020. Apesar de excelentes jogadores já terem passado por Nápoles nos últimos anos, é muito improvável que algum outro atleta utilize a mítica e pesadíssima 10 napolitana.

O Brescia, que jogará a Serie B na próxima temporada, tem uma história muito semelhante ao do Napoli. Roberto Baggio passou quatro temporadas no clube lombardo e encerrou a carreira nos rondinelle, mas foi o suficiente para encantar os torcedores com sua magia. O impacto do Divin Codino nos biancozzurri foi tanto que o time optou em aposentar a numeração em homenagem ao ex-jogador.

Na Juventus, a número 10 ficou disponível depois da saída de Dybala e a inesquecível camisa, que já foi usada por Del Piero, Carlos Tévez, Paul Pogba, Gaetano Scirea, Michel Platini e Baggio, busca um novo dono. O experiente meio-campista francês está de volta e poderá usá-la novamente, mas o argentino Ángel Di María também seria uma alternativa muito válida, embora tenha optado pelo número 22.

Atual campeão da Serie A, o Milan voltou a vencer a liga italiana com o espanhol Brahim Díaz utilizando a camisa 10, herdada do turco Hakan Çalhanoglu, que virou “persona non grata” pelo lado vermelho e preto de Milão ao ter se transferido para a Internazionale. O jovem andaluz parecia ser o jogador ideal para usar a numeração na equipe liderada por Stefano Pioli, mas perdeu a titularidade no meio do caminho

Ao contrário da grande rival, a Inter de Milão possui um camisa 10 bastante eficaz e que já fez os torcedores interistas celebrarem muito. O centroavante argentino Lautaro Martínez é há muitos anos o dono da numeração e demonstra muito talento para utilizá-la. Além de Ronaldo “Fenômeno”, o número foi usado em temporadas anteriores por Baggio, Clarence Seedorf, Adriano e Wesley Sneidjer.

Voltando para a capital da Itália, a Lazio já tem há vários anos um responsável pela camisa 10: Luis Alberto. O espanhol, que possui todas as características do clássico número 10, é um dos principais jogadores da equipe biancoceleste e é até mesmo carinhosamente apelido de “Il Mago“. Em contrapartida, o jogador vem sendo frequentemente ligado a um retorno para a Espanha, mais precisamente ao Sevilla, onde também seria recebido de braços abertos pelo técnico Julen Lopetegui.

Entre todas as equipes que disputarão a próxima edição da Serie A, pelo menos por enquanto, apenas Juventus e Roma não encontraram seu camisa 10. No entanto, a previsão é de que o herdeiro de Dybala em Turim apareça em breve para continuar escrevendo a história desta numeração da Velha Senhora. Enquanto na capital italiana, os torcedores romanos parecem que deverão esperar um pouco mais para verem algum outro jogador vestir o número eternizado por Totti.

Os atuais camisas número 10 da Serie A –

Atalanta – Jérémie Boga

Bologna – Nicola Sansone

Cremonese – Cristian Buonaiuto

Empoli – Nedim Bajrami

Fiorentina – Gaetano Castrovilli

Inter – Lautaro Martínez

Juventus – Disponível

Lazio – Luis Alberto

Lecce – Francesco Di Mariano

Milan – Brahim Díaz

Monza – Mattia Valoti

Napoli – Aposentada

Roma – Disponível

Salernitana – Simone Verdi

Sampdoria – Francesco Caputo

Spezia – Daniele Verde

Torino – Sasa Lukic

Udinese – Gerard Deulofeu

Verona – Gianluca Caprari