Cheio de incertezas e em stand by no mercado, Napoli preocupa sua torcida

Após ter conseguido ficar na terceira colocação na edição passada da Serie A, o Napoli sonha em conquistar melhores resultados no próximo Campeonato Italiano e até tentar voltar a vencer um Scudetto. Em contrapartida, a missão do clube não será simples, principalmente depois de perder Lorenzo Insigne e com grandes possibilidades de ver Dries Mertens e Kalidou Koulibaly distantes da região da Campânia.

Embora o clube azzurro tenha contratado o lateral-esquerdo Mathías Olivera, do Getafe, e o ponta Khvicha Kvaratskhelia, do Dinamo Batumi, o mercado do Napoli ainda segue bloqueado. As operações que os napolitanos tentam concluir estão travadas e vinculadas com possíveis saídas. Além disso, o clube liderado por Aurelio De Laurentiis vem sofrendo para fechar algumas renovações pendentes.

O silêncio entre Napoli e Mertens está sendo ensurdecedor para a torcida, que pode ver outra importante peça da equipe ir embora. O contrato do belga acabou em 1º de julho e ele está livre para assinar com qualquer outro time, tanto que rivais da Itália e do exterior estariam monitorando o experiente jogador, segundo diversos veículos de comunicação. Pelo menos oficialmente, os azzurri não confirmaram a saída do atacante e nem a renovação do vínculo.

Deixar Nápoles não era uma das intenções de Mertens, segundo a imprensa local, pois o belga já havia confirmado anteriormente que desejava permanecer no Napoli, mas parece que suas palavras não foram ouvidas pela alta cúpula napolitana. Levando isso em consideração, o divórcio entre clube e jogador é cada vez mais certeiro.

Sem Insigne, que foi reforçar o Toronto FC, e possivelmente Mertens, o Napoli vem lutando com todas as suas forças para impedir a saída de Koulibaly, outro pilar do elenco comandado por Luciano Spalletti. O contrato do senegalês vai até 2023 e o zagueiro poderá assinar um pré-contrato com outro clube a partir de janeiro, mas o time italiano está trabalhando para renovar o vínculo do experiente atleta.

Os napolitanos poderão participar mais ativamente da janela de transferências se conseguirem os milhões necessários com as possíveis vendas de Matteo Politano, Diego Demme, Adam Ounas e até mesmo de Hirving Lozano. Ainda aguardando o desenrolar dessas negociações, o diretor esportivo do Napoli, Cristiano Giuntoli, teria deixado em stand by as conversas com Gerard Deulofeu, Josip Brekalo, Ola Solbakken, Leo Ostigard, Kim Min-jae, Nicolo Casale e Levi Colwill.

Os problemas contratuais do Napoli, no entanto, não terminam apenas em Insigne, Mertens e Koulibaly. O goleiro David Ospina acertou sua transferência sem custos ao Al-Nassr, da Arábia Saudita, enquanto Kévin MalcuitFaouzi Ghoulam não tiveram seus vínculos estendidos. O clube italiano vem tentando aos poucos rejuvenescer o plantel e diminuir o salário de suas peças.

Spalletti poderá reaproveitar o meio-campista Gianluca Gaetano e o atacante Alessio Zerbin, dois jovens jogadores que tiveram bons desempenhos por Cremonese e Frosinone na edição passada da Serie B. A dupla deverá ganhar uma oportunidade na pré-temporada para surpreender o comandante napolitano a ter mais minutos em campo com a camisa da equipe da Campânia.