Vice-líder da Serie A, Inter ainda tem esperanças do 20º Scudetto

A Inter de Milão entrará na última rodada da Serie A do Campeonato Italiano com boas chances de superar o rival Milan e vencer a competição pela 20ª vez em sua história. Além de garantir a tão almejada tríplice coroa, o clube nerazzurro poderá incluir uma segunda estrela em seu emblema.

Os dois clubes da região da Lombardia entrarão em campo simultaneamente no dia 22 de maio, a partir das 13h (horário de Brasília). O time liderado por Simone Inzaghi pegará a Sampdoria no San Siro, em Milão, e precisará vencer de qualquer maneira para conseguir o Scudetto. Em contrapartida, os interistas não dependem de si e deverão torcer para que o Sassuolo derrote o Milan em Reggio Emilia.

A Internazionale poderá conseguir um feito inédito se faturar o título no domingo. A Beneamata tem a chance de pela primeira vez na história vencer o Campeonato Italiano duas vezes consecutivas em cima do Milan, já que os rossoneri foram vice-campeões na temporada passada.

Além disso, a Inter tem a possibilidade de vencer pela quarta vez a principal divisão do futebol da Itália de maneira consecutiva. Isso aconteceu entre as temporadas 1964/65 e 1965/66; 1952/53 e 1953/54; e os títulos consecutivos de 2005/06 até 2009/10.

Para tentar concluir a temporada como campeã italiana, a Internazionale será forçada a chegar aos 84 pontos, uma quantidade que já foi atingida pelos nerazzurri em outras seis edições do torneio que foram disputadas no sistema de três pontos. A marca é a mesma alcançada pelo clube nas vitoriosas campanhas de 1988/89 e 2008/09.

Atual dona da Serie A, da Copa da Itália e da Supercopa Italiana, a Inter superou as saídas de Antonio Conte, Romelu Lukaku, Christian Eriksen e Achraf Hakimi, e seguiu competitiva no cenário nacional. O clube mostrou que a chegada de Inzaghi foi acertada, tanto que o único treinador que somou uma maior quantidade de pontos em sua temporada de estreia foi José Mourinho na edição de 2008/09. O ex-comandante da Lazio pode alcançar a marca de 84 pontos do português se derrotar a Sampdoria.

Em outra expressiva marca que pode ser batida por Inzaghi, a última vez que a Inter venceu três troféus em uma mesma temporada foi em 2010/11, quando o clube foi treinado por Rafael Benítez e Leonardo. No entanto, nunca na história dos nerazzurri um comandante levantou três canecos em sua temporada de estreia.

No setor ofensivo, os centroavantes Lautaro Martínez e Edin Dzeko fizeram a torcida interista não sentir tantas saudades de Lukaku, atualmente no Chelsea. Juntos, o argentino e o bósnio anotaram 34 gols na Serie A, além de receberem o auxílio de Ivan Perisic e Hakan Çalhanoglu, autores de sete tentos. No total, os interistas balançaram as redes 81 vezes em 37 partidas disputadas.

Martínez, que é um jogador extremamente importante para a Inter, é o artilheiro da equipe, com 21 gols. O argentino se tornou o sexto atleta do clube lombardo a ter menos de 25 anos de idade e conseguir balançar as redes mais de 20 vezes em uma mesma temporada, assim como Giuseppe Mezza, Stefano Nyers, Antonio Angelillo, Ronaldo Fenômeno e Mauro Icardi.

Um título no domingo ainda poderá marcar ainda mais positivamente a passagem do grupo chinês Suning pela Inter de Milão. Esse poderá ser o quatro troféu conquistado pelos nerazzurri desde que foram adquiridos pelos asiáticos, que pretendem levar a equipe rumo a patamares maiores.

SHARE