Luta contra rebaixamento agitará reta final da Serie A

Faltando somente duas rodadas para a atual temporada da Serie A do Campeonato Italiano terminar, a briga contra o rebaixamento é uma das principais atrações da reta final do torneio. No total, seis clubes lutam com todas as suas forças para evitarem as últimas três posições, que são ocupadas momentaneamente por Cagliari, Genoa e Venezia.

A 36ª rodada reservou muitas surpresas, principalmente para as equipes que estão na parte vermelha da classificação. Em um jogo maluco e recheado de controvérsias, o lanterna Venezia superou o Bologna por 4 a 3 no estádio Pierluigi Penzo e segue com chances de escapar da zona da degola. O Genoa, por sua vez, conseguiu uma inesperada virada sobre a Juventus no Luigi Ferraris e tem 180 minutos para tentar escapar da Serie B. Por fim, o Cagliari garantiu um empate salvador contra a também desesperada Salernitana e tudo pode acontecer entre os dois times nas próximas rodadas.

Os ligúrios Spezia e Sampdoria, que possuem 33 pontos, foram derrotados por Atalanta e Lazio, respectivamente, e ainda não se salvaram. Os comandados de Thiago Motta e Marco Giampaolo estão somente quatro pontos de distância do Cagliari, que abre a zona do rebaixamento.

Calendário

Sampdoria e Spezia

As péssimas campanhas de Sampdoria e Spezia fizeram as duas equipes chegarem na penúltima rodada da Serie A com chances de serem rebaixadas. Por sorte, as quatro rivais abaixo na tabela tiveram desempenhos piores, mas os ligúrios precisam reagir no próximo embate.

A Samp não deu sequência aos três pontos conquistados no Derby della Lanterna e está quatro de distância do Cagliari, que abre a zona do rebaixamento. A dona do Scudetto da temporada 1990/91 terá pela frente dois rivais extremamente complicados: Fiorentina e Inter de Milão.

Além de tentar roubar alguns pontos da Viola e dos nerazzurri, que ainda possuem objetivos na liga, os blucerchiati devem pegar os secadores para secarem os adversários que também querem se salvar.

O objetivo da Sampdoria é praticamente o mesmo do Spezia, pois os dois possuem a mesma quantidade de pontos, mas os rivais do clube bianconero são diferentes: Udinese e Napoli. A situação é grave entre os Aquilotti, pois os comandados do ítalo-brasileiro Thiago Motta não vencem há cinco rodadas.

Salernitana

Primeira equipe de fora da parte mais indesejada da tabela, a Salernitana conquistou incríveis 14 pontos em seis partidas disputadas e vive seu melhor momento na temporada. O milagre que pode ser operado pelo técnico Davide Nicola está próximo, mas o time granata precisará passar por Empoli no estádio Carlo Castellani e pela Udinese no estádio Arechi.

A Salernitana, que completou 100 anos de história em 2019, necessitará mais do que nunca nas próximas duas rodadas da paixão e da vontade de seguir na principal divisão do futebol italiano. Os torcedores do clube contam com as boas exibições de Simone Verdi, Éderson e Federico Bonazzoli.

Uma das coisas mais curiosas foi a promessa feita por Nicola. Caso consiga impedir a Salernitana de voltar para a Serie B, o comandante piemontês vai ir a pé até o Vaticano visitar o papa Francisco. O trajeto não será nada fácil, pois o treinador precisará andar pouco mais de 280 quilômetros.

Cagliari

Se compararmos com a lista de jogos da Salernitana, o Cagliari terá uma sequência um pouco mais indigesta. Antes de pegar o lanterna Venezia na rodada final, o clube sardo precisará enfrentar a vice-líder Inter de Milão, que está dando a vida para ultrapassar o rival Milan e faturar o sonhado bicampeonato.

Uma vitória diante dos nerazzurri seria muito bem-vinda em Cagliari, mas caso não acontecer, o campeão italiano da temporada 1969/70 precisará torcer para o Empoli pelo menos empatar contra a Salernitana. Na rodada final, o rossoblù poderá definir seu futuro na elite do campeonato diante do Venezia, que poderá entrar em campo já rebaixado.

As atuações do Cagliari, que demitiu recentemente o técnico Walter Mazzarri, não estão sendo convincentes, tanto que escapou de uma derrota para a Salernitana nos instantes finais do jogo disputado no Arechi. O gol salvador do clube sardo foi anotado pelo jovem defensor Giorgio Altare.

Genoa

A incrível virada sobre a Juventus pode mudar completamente a situação em Gênova, tanto que abre as portas para um possível resultado positivo diante do Napoli no estádio Diego Armando Maradona, em Nápoles. Não vai ser tão simples, mas os genoveses podem chegar ao jogo contra o Bologna com boas chances de permanecerem na elite do Campeonato Italiano.

A equipe do belga Alexander Blessin pegará um Napoli que já está garantido matematicamente na próxima edição da Champions League. O eneacampeão italiano precisará demonstrar caráter, determinação e raça diante de um poderoso adversário, pois qualquer deslize poderá ser fatal, principalmente se os rivais de Salerno e Cagliari somarem pontos.

Se tudo der certo para o Genoa, uma simples vitória sobre os napolitanos pode tirar o rossoblù da zona do rebaixamento, mas também precisará que Salernitana e Cagliari percam suas partidas. Caso isso aconteça, o Grifone vai para o tudo ou nada diante do Bologna, que também não briga por mais nada no campeonato.

Venezia

O lanterna da Serie A teve um brilhante e muito sortudo momento na 36ª rodada ao superar o Bologna por 4 a 3. O Venezia, que sofreu a virada diante do rossoblù, estava rebaixado até os 93 minutos, mas conseguiu encontrar um gol salvador com o norueguês Dennis Johnsen. O empate dos lagunari ainda surgiu através de um pênalti inexistente marcado pelo árbitro Livio Marinelli e convertido por Mattia Aramu.

Após isso, o Venezia estava matematicamente rebaixado até os 99 minutos da partida entre Salernitana e Cagliari, mas o gol de empate anotado por Altare ajudou a própria equipe e os arancioneroverdi.

Vencer é a palavra de ordem em Veneza, pois o clube precisa somar os seis pontos ainda disponíveis para milagrosamente escapar do rebaixamento. O primeiro desafiante do Venezia será a Roma no estádio Olímpico, na capital italiana, e depois o também desesperado Cagliari.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

SHARE