Walter Mazzarri: da quase ida ao Liverpool para demissão no Cagliari

O técnico Walter Mazzarri, que chegou a ser vice-campeão da Serie A com o Napoli em 2013, foi demitido do Cagliari e acumulou um novo registro negativo na carreira. A trajetória do comandante italiano, já cotado para assumir o poderoso Liverpool há sete anos, está em um enorme declínio.

Na Sardenha, Mazzarri foi contratado em setembro passado para tentar tirar o Cagliari da zona do rebaixamento. O clube conseguiu sair da parte vermelha da classificação, mas acabou não evoluindo muito e perdeu sete dos últimos oito jogos. Na 17ª colocação, o rossoblù tem 28 pontos e está somente dois acima da Salernitana. O experiente treinador foi substituído por Alessandro Agostini.

O jogo que culminou na demissão de Mazzarri foi a derrota por 2 a 1 diante do Hellas Verona, que comprovou ser um grande carrasco do treinador. Em 2014, quando estava na Inter de Milão, o comandante foi despedido do time lombardo após um empate em 2 a 2 contra o gialloblù.

No total, Mazzarri supervisionou o Cagliari em 33 jogos e conquistou somente sete vitórias, além de nove empates e 17 derrotas. A demissão do treinador toscano faltando três partidas para o fim da Serie A mostra que a diretoria do Casteddu está desesperada para evitar o rebaixamento, principalmente com o bom futebol que a Salernitana vem desempenhando.

A história sobre a demissão de Mazzarri não para por aí, pois há uma cláusula no contrato do treinador que estende automaticamente o vínculo até 2024 caso fosse demitido enquanto o clube estivesse fora da zona de rebaixamento. O técnico foi despedido e o rossoblù está atualmente em 17º, primeira colocação fora da parte de vermelha da tabela.

Após a boa passagem pelo Napoli e o difícil período que teve na Inter de Milão, Mazzarri era um dos principais favoritos para assumir o Liverpool em 2015, mas os britânicos escolheram o alemão Jürgen Klopp para substituir Brendan Rodgers. Além do alemão, o técnico italiano também disputava a vaga com o compatriota Carlo Ancelotti.

Na época, Mazzarri não conseguiu fazer um grande trabalho na Internazionale, mas seus quatro anos extremamente positivos em Nápoles ainda estavam frescos na memória dos italianos e da diretoria dos Reds. Ele mostrou um enorme potencial ao ajudar o clube azzurro a vencer a Copa da Itália na temporada 2011/12 e ser vice-campeão da Serie A de 2012/13.

O primeiro grande golpe que Mazzarri sofreu foi em sua passagem pouco inspirada pelo Watford, da Inglaterra, onde conquistou somente 12 vitórias nas 41 partidas em que supervisionou o clube. Os Hornets ainda escaparam por muito pouco do rebaixamento e o italiano foi substituído no final da temporada 2016/17 pelo português Marco Silva.

Em janeiro de 2018, o Torino decidiu apostar em Mazzarri para guiar o clube no lugar do sérvio Sinisa Mihajlovic. Apesar da regular passagem pelo time piemontês, que durou 25 meses, o comandante foi demitido por não ter conseguido construir um projeto muito sólido, assim como fez no Napoli.

A passagem pelo Cagliari, que aconteceu mais de um ano depois da demissão no Torino e foi a mais curta da sua carreira, manchou ainda mais o currículo de Mazzarri. A partir de agora, o treinador de 60 anos terá tempo para pensar em uma maneira de resgatar o mesmo Mazzarri das boas e seguras temporadas com Sampdoria, Reggina, Livorno e Napoli.

SHARE