O Crotone, que conseguiu a milagrosa e histórica salvação na temporada 2016/17 da Serie A, acumulou seu segundo rebaixamento consecutivo e, como um relâmpago, voltou para a terceira divisão do Campeonato Italiano. O clube que reescreveu a história do futebol calabrês precisará recomeçar de novo.
Após o rebaixamento para a segunda divisão na temporada 2020/21, o Crotone não reencontrou o bom futebol na atual edição da Serie B e desceu mais um degrau no escalão do futebol da Itália, praticamente colocando um ponto final no conto de fadas que começou em 2015.
O rossoblù da região da Calábria, no sul do país europeu, voltará a disputar a Serie C depois de 13 anos. Na oportunidade, a equipe liderada por Francesco Moriero ficou em terceiro lugar no seu grupo e conquistou o acesso através dos playoffs, iniciando um processo que no espaço de sete anos levou os Squali a uma inesperada e histórica estreia na principal divisão do calcio.
O árduo trabalho do Crotone para chegar na Serie A foi completamente desmoronado em duas temporadas que nada deu certo, principalmente na Serie B. A equipe calabresa, que passou pelas mãos dos técnicos Francesco Modesto e Pasquale Marino, conquistou somente 26 pontos em 37 rodadas disputadas e só o Pordenone fez uma campanha pior.
As exibições do Crotone foram bem distantes daquelas da temporada 2016/17 da Serie A, quando o clube calabrês conseguiu uma inesperada arrancada na reta final do torneio para garantir sua permanência na elite, que contou com vitórias sobre Sampdoria, Inter de Milão, Udinese e Lazio. O time do técnico Davide Nicola chamou atenção do mundo pela entrega dentro das quatro linhas e amor pela camisa.
Apesar do rebaixamento na temporada seguinte, o Crotone de Giovanni Stroppa encontrou muita força para retornar à elite do futebol italiano em 2019/20, que contou com as excelentes exibições do brasileiro Junior Messias, do líbio Ahmad Benali e do nigeriano Simy.
Além dos bons desempenhos em campo, a bela trajetória do Crotone deixou novamente em evidência o futebol da Calábria, umas das regiões mais pobres da Itália. O último clube calabrês que havia disputado a Serie A foi a Reggina na temporada 2008/09, tendo conseguido um surpreendente 10º lugar na edição de 2004/05, com direito a vitórias sobre Juventus, Lazio e Roma.
O Crotone precisará buscar essa paixão e força na próxima edição da Serie C para renascer, pois nem tudo está perdido. O clube é liderado pela família Vrenna, um dos pilares da melhor fase da história do time, mas o rossoblù também necessitará arregaçar as mangas e reconstruir a história que encantou a Itália.
🗓 | #OnThisDay 🔙 2020
🏆 | #Serie A#WeAreSharks🦈 pic.twitter.com/f9guQen22u
— FC Crotone (@FcCrotoneOff) July 24, 2021