Milan e Inter protagonizam ‘Derby della Madonnina’ pelo título da Serie A

A cidade de Milão, na região da Lombardia, está em chamas em função da reta final da Serie A do Campeonato Italiano, pois as equipes do Milan e da Internazionale são as duas primeiras colocadas e estão divididas por apenas dois pontos. Os nerazzurri, no entanto, possuem um jogo a menos e podem assumir a liderança nesta semana.

Ambos os lados registraram resultados positivos no último fim de semana e acirraram ainda mais a disputa pelo primeiro lugar. A Inter não encontrou muitas dificuldades diante da Roma e ganhou por 3 a 1 no San Siro, enquanto o Milan, que visitou a Lazio, conseguiu uma heroica virada nos instantes finais.

O Milan, que é liderado por Stefano Pioli, chegou aos 74 pontos e sonha em voltar a vencer a Serie A pela primeira vez desde a temporada 2010/11. A Internazionale, por sua vez, tem 72 pontos e quer o bicampeonato da liga italiana, além de atingir a importante marca de 20 títulos conquistados.

A Inter, contudo, ainda possui uma carta na manga e pretende utilizá-la na próxima quarta-feira (27) no estádio Renato Dall’Ara, em Bolonha, diante do heptacampeão Bologna. A partida deveria ter ocorrido em janeiro, mas foi adiada em virtude de um surto de Covid-19 no elenco rossoblù, que não compareceu ao jogo. Os nerazzurri tentaram garantir os três pontos por W.O. nos tribunais, mas todos os recursos apresentados pelos lombardos foram rejeitados pelas autoridades esportivas da Itália.

Caso a Internazionale triunfe na capital da região da Emilia-Romagna, o time comandado por Simone Inzaghi chegará aos 75 pontos e vai assumir a liderança da Serie A. No momento, o que resta aos milanistas é torcer bastante para que o Bologna surpreenda a atual campeã italiana no Renato Dall’Ara, assim como fez recentemente contra a Juventus e o próprio time rossonero.

Se analisarmos os quatro últimos jogos dos dois clubes lombardos, a Internazionale terá pela frente adversários teoricamente mais simples, pois nenhum deles estão entre os 10 primeiros colocados. Os nerazzurri enfrentarão Udinese (12º, fora), Empoli (14º, casa), Cagliari (17º, fora) e Sampdoria (16º, casa). Além do confronto diante do Bologna, a Inter disputará a final da Copa da Itália contra a Juventus e o resultado poderá impactar negativamente ou positivamente no psicológico do elenco interista.

Do outro lado, o Milan terá uma sequência de partidas muito indigesta e que pode causar certa preocupação na torcida, que certamente está muito ansiosa para voltar a celebrar um Scudetto do clube. Os últimos quatro adversários do Diavolo no Campeonato Italiano estão entre os 10 primeiros posicionados da tabela, são eles: Fiorentina (6º, casa), Hellas Verona (9º, fora), Atalanta (8º, casa) e Sassuolo (10º, fora).

No papel, a Internazionale parece ter uma leve vantagem sobre o grande rival, mas muitas surpresas estão acontecendo na liga italiana. Os dois clubes lombardos cometeram alguns equívocos ao longo da temporada, mas o torneio chegou em um momento que não há mais espaço para erros.

Napoli e Juventus possuem 67 e 66 pontos, respectivamente, mas parecem que não deverão encontrar fôlego para impedirem que o título desembarque em Milão. Além disso, os dois times estão pagando um preço altíssimo pela temporada de altos e baixos.

Luta contra o rebaixamento

Se Internazionale e Milan brigam ponto a ponto pela liderança da Serie A, as equipes do Venezia, do Genoa, da Salernitana, do Cagliari, da Sampdoria e do Spezia lutam para conseguir permanecer na principal divisão do futebol italiano.

Com três vitórias nos três últimos jogos, a Salernitana ocupa a 18ª colocação e voltou a sonhar em permanecer na Serie A, pois está somente três pontos atrás do Cagliari e tem uma partida a menos em relação aos outros rivais. Na penúltima colocação, o Genoa reencontrou o caminho das vitórias e possui os mesmos 25 pontos do clube de Salerno. O lanterna Venezia tem a situação mais dramática, pois não ganha há nove rodadas e tem 22 pontos, mas também tem um duelo a menos.

O Cagliari, que é comandado por Walter Mazzarri, é a primeira equipe de fora da parte vermelha da classificação e soma 28 pontos. Em uma temporada desastrosa, a Sampdoria está em 16º, com somente 30 pontos conquistados em 34 rodadas disputadas. Na frente do clube genovês se encontra o Spezia, que tem 33.

 

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

SHARE