Juve e Inter decidirão Copa da Itália pela 1ª vez em mais de 55 anos

As tradicionais equipes da Inter de Milão e da Juventus protagonizarão uma final da Copa da Itália pela primeira vez em mais de 55 anos. A última decisão do torneio disputada entre as duas equipes foi na temporada 1964/65, tendo a Velha Senhora levado a melhor sobre a grande rival.

Na época, os elencos das duas finalistas eram compostos por vários jogadores icônicos, como Tarcisio Burgnich, Giacinto Facchetti, Sandro Mazzola, Mario Corso, Gianfranco Leoncini e Sandro Salvadore. O palco do histórico duelo foi o Estádio Olímpico, em Roma, que será o mesmo da próxima decisão do campeonato.

A final da edição de 1964/65 da Copa da Itália foi disputada no dia 29 de agosto de 1965, tendo terminado 1 a 0 para a Velha Senhora. O gol do título da equipe bianconera foi marcado pelo ex-ponta Giampaolo Menichelli, que jogou pela Juve entre 1963 e 1969. O clube piemontês era liderado pelo paraguaio Heriberto Herrera.

Vencer a Copa da Itália pela quinta vez não foi uma tarefa fácil para a Juventus, que precisou passar por Alessandria, Brescia, Lecco, Bologna e Torino nas fases anteriores. Na decisão, a Velha Senhora derrotou a poderosa Internazionale, detentora da Copa dos Campeões e que mais tarde viria faturar o bicampeonato do prestigiado torneio internacional.

No restante da temporada, a vitoriosa Inter, que era comandada pelo lendário Helenio Herrera, venceu o Campeonato Italiano e a Copa Intercontinental. A Juventus, por sua vez, fechou a Serie A na quarta colocação, com 13 pontos atrás dos nerazzurri.

Em 11 de maio de 2022, a Inter de Milão lutará pelo oitavo título da Copa da Itália, torneio que o clube lombardo não vence desde 2011. A atual campeã Juventus tentará levantar o caneco da competição pela 15ª vez em sua história.

Embora o palco da final seja o mesmo do disputado há 56 anos, as peças e os momentos dos clubes são completamente diferentes. Longe de estar no mesmo patamar daquela histórica equipe treinada pelo argentino Herrera, os nerazzurri de Simone Inzaghi lutam por mais um título da Serie A, e querem voltar a ter prestígio nas competições internacionais.

A Juve, por sua vez, acumula uma série de tropeços e vê cada vez mais distante a chance de voltar a vencer a principal divisão do Campeonato Italiano. Faturar o título da Copa da Itália poderia ser uma maneira de salvar a fraca temporada da Velha Senhora, que é liderada pelo multicampeão Massimiliano Allegri.

Entre os jogadores que deverão estar envolvidos na final do dia 11 de maio, a Internazionale tem Lautaro Martínez, Nicolò Barella, Hakan Çalhanoglu e Joaquín Correa como alguns dos principais protagonistas. Já pelo lado da Juventus, os torcedores bianconeri precisarão confiar em Paulo Dybala, Danilo, Federico Bernardeschi e, principalmente, Dusan Vlahovic.

SHARE