Ídolo da Juventus, Chiellini precisará decidir seu futuro em breve

Prestes a completar 38 anos de idade, o zagueiro Giorgio Chiellini, da Juventus, experimentou recentemente uma das maiores decepções da carreira ao ver a Itália ficar novamente de fora da Copa do Mundo. Além disso, o defensor vê as portas se fechando lentamente, principalmente pela temporada marcada por problemas físicos e a necessidade da Velha Senhora em renovar seu elenco.

Em Turim, ninguém pode discutir a importância de Chiellini para a Juventus, pois o jogador disputou mais de 550 partidas pelo clube e conquistou 20 títulos, entre eles nove edições do Campeonato Italiano. Na atual temporada, o veterano zagueiro vem sendo atormentado pelas lesões, tanto que foi titular em 12 jogos e perdeu outros 13 por problemas físicos.

Em um período de sete meses, Chiellini viveu uma roda-gigante de emoções em sua vitoriosa carreira, indo do triunfo em Wembley até a apocalíptica eliminação diante da Macedônia do Norte. Sem um futuro garantido na Azzurra e vendo seu espaço na Juve ser preenchido por outras peças, o zagueiro poderá deixar a Velha Senhora no fim da temporada ou até mesmo pendurar as chuteiras.

A boa performance de Chiellini na Eurocopa motivou a Juventus em prorrogar o vínculo do zagueiro em agosto passado, mas o contrato do atleta não demorará para expirar. O clima não muito positivo em Turim, já que a Juve poderá ficar novamente sem o título da Serie A, deverá acelerar ainda mais o processo de rejuvenescimento do plantel.

A Juventus completou a transferência do jovem zagueiro Federico Gatti, que permaneceu emprestado ao Frosinone, e também mira a contratação do alemão Antonio Rüdiger, do Chelsea. Além disso, o holandês Matthijs De Ligt está em grande fase e o clube ainda possui o experiente Leonardo Bonucci, que ainda tem lenha para queimar e poderá servir como um guia para a nova geração de defensores.

Uma das opções de Chiellini é cumprir normalmente seu contrato com o clube de Turim, mas uma aposentadoria antecipada no final da atual temporada não é descartada, já que ele pode ter estendido seu vínculo até 2023 para estar em boas condições físicas para disputar a Copa do Mundo.

Mestre em administração de empresas, o zagueiro italiano poderá se tornar um membro da diretoria da Velha Senhora se decidir pendurar as chuteiras ou até mesmo prolongar um pouco mais a carreira em um novo ambiente, como a Major League Soccer (MLS), seguindo os mesmos passos dos compatriotas Alessandro Del Piero, Andrea Pirlo, Marco Di Vaio e Alessandro Nesta.

Adorado pelos torcedores da Juventus, Chiellini sempre esteve com a Velha Senhora e abriu seus braços ao clube, tanto nos momentos bons quanto nos ruins. Independentemente da decisão do defensor, o ex-Livorno e Fiorentina deixou sua marca com a camisa número 3 da Madama.