Mirando forjar um futuro brilhante, Fiorentina reformula escudo

Dona de uma das camisas mais apreciadas pelos fãs do futebol e detentora de um dos escudos mais diferentes do esporte, a Fiorentina também entrou na onda “minimalista” e alterou o design do seu logotipo. O clube da cidade de Florença usará a partir da temporada 2022/23 um losango com lados iguais e sem o acrônimo ACF, que representa o nome completo da Viola.

O clube seguiu os mesmos passos de alguns rivais italianos da Serie A que também promoveram radicais mudanças no escudo, como Inter de Milão, Juventus e Hellas Verona. No caso da equipe toscana, o tradicional Giglio (lírio, flor que representa Florença) foi mantido e uma forma em V, de Viola, foi acrescentado no emblema. A tradicional cor roxa, que tanto representa a Fiorentina, ficou inalterada e seguirá junto ao time.

O formato em V presente no reformulado escudo da Fiorentina não foi colocado embaixo do Giglio sem um grande significado, pois ele será um elemento arquitetônico muito presente no ambicioso projeto do Viola Park.

A modernização da marca veio acompanhada de muitos protestos dos torcedores, como acontece em toda grande mudança. A alteração causou muito impacto e foi bastante comentada em noticiários nacionais e internacionais, mas o tema acabou sendo um pouco ofuscado em virtude do vexame da seleção italiana nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O que mais chama atenção é que a Fiorentina reacendeu um enorme embate: tradição contra inovação.

O atual formato do escudo da Viola foi utilizado pela primeira vez na década de 1970 e sofreu algumas leves mudanças ao longo do tempo. A estrutura do emblema da Fiorentina, que é bicampeã do Campeonato Italiano e hexacampeã da Copa da Itália, não era alterada desde 2003 e foi imortalizada pelo ex-atacante argentino Gabriel Batistuta. O amor pelo clube de Florença foi passando de geração em geração e essa mudança realmente causa muito desconforto.

Ainda não há informações claras se a Fiorentina entrará em campo com o novo emblema nos uniformes ou se utilizará o inovador design apenas administrativamente. A mudança realmente chama atenção, mas não é tão escandalosa como a promovida recentemente pela Juventus, que aderiu uma letra J completamente estilizada.

É um momento histórico para o clube porque apresentamos o rebrand após dois anos de trabalho no projeto. Envolvemos a cidade, as instituições e os torcedores em um momento muito particular como o que estamos vivendo. O novo logotipo foi necessário para trazer ordem ao mundo digital de hoje, que está se movendo muito rápido, mas respeitando o Giglio,  a cor roxa e a palavra ‘Viola’“, declarou Joe Barone, diretor da Fiorentina.

O novo “crachá” da Fiorentina foi confirmado pouco tempo depois do clube adotar em seus uniformes da atual temporada um emblema retrô, que foi utilizado pela Viola entre os anos de 1981 e 1991. Desta forma, parece que além da homenagem, o time de Florença também tinha a intenção de acostumar os seus torcedores para uma mudança ainda maior no futuro.

Na oitava colocação da Serie A, a Fiorentina segue sonhando em conquistar uma vaga na principais competições da Uefa, enquanto isso, a chegada do emblema reestilizado poderá representar uma nova e promissora página na história do clube toscano. Após ter passado alguns anos no anonimato, está na hora da Viola forjar um futuro brilhante e voltar a incomodar as principais equipes da Itália.