Após golear Roma e amassar Celtic, Bodo/Glimt coloca futebol da Noruega em evidência

Embora não tenha conseguido se classificar para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, a seleção da Noruega voltou a estar em evidência no futebol internacional, principalmente por causa de jogadores como Erling Haaland e Martin Odegaard. No entanto, a elite do futebol do país escandinavo vem sendo dominada pelo Bodo/Glimt, um dos grandes responsáveis por essa ótima geração norueguesa.

Uma das equipes mais populares do futebol da Noruega é o Rosenborg, tanto que é o maior campeão da história da Eliteserien, com 26 títulos. O clube alvinegro é seguido por Fredrikstad e Viking, que possuem nove e oito conquistas, respectivamente. Em contrapartida, o modesto Bodo/Glimt ganhou seu espaço aos poucos e vem atraindo toda a atenção no cenário nacional.

A escalada do time aurinegro começou em 2017, quando venceu a segunda divisão do Campeonato Norueguês. Após um 11º lugar e um impressionante vice-campeonato nos anos de 2018 e 2019, a equipe da pequena cidade de Bodo faturou seus dois primeiros títulos da Eliteserien em 2020 e 2021. Além disso, o Bodo/Glimt se tornou o primeiro clube do norte da Noruega a vencer a elite do futebol local.

Na temporada de 2020, por exemplo, o Bodo/Glimt não era colocado como um grande favorito ao título, principalmente por ter vendido no ano anterior alguns de seus destaques. Porém, os aurinegros realizaram um campeonato impressionante ao vencerem 26 jogos e marcarem 103 gols em 30 partidas disputadas. Os jogadores Philip Zinckernagel, Jens Petter Hauge e Kasper Junker foram responsáveis por 60 gols e 35 assistências ao longo do torneio.

A ascensão ao poder de um clube muito modesto e desconhecido do público em geral pode ser assimilada ao desenvolvimento do futebol da Noruega. O Bodo/Glimt, que é o principal tema deste artigo, fez uma grande atualização em suas infraestruturas e revelou em setembro passado um projeto para construir um novo estádio. Além disso, conseguiu ganhar boas cifras com alguns jogadores.

Após ter se destacado pelo Bodo/Glimt, Junker foi vendido ao Urawa Red Diamonds, do Japão, enquanto Zinckernagel acabou indo para o Watford, da Inglaterra. Hauge, por sua vez, foi parar no poderoso Milan, que ficou impressionado com seu desempenho no confronto pela Liga Europa. Já o meio-campista Patrick Berg trocou a equipe norueguesa pelo Lens, da França.

O Campeonato Norueguês começará somente em abril, mas o Bodo/Glimt já vem mostrando ótimos desempenhos nos amistosos de pré-temporada e na Uefa Conference League. O clube escandinavo não perdeu nenhum jogo disputado em 2022 e goleou a Roma, do técnico português José Mourinho, por 6 a 1. A equipe comandada por Kjetil Knutsen ainda despachou Celtic, da Escócia, e bateu o AZ Alkmaar, da Holanda, no jogo de ida das oitavas de final do torneio.

Se Odegaard e Haaland possuem o poder de colocarem a seleção da Noruega de volta entre as fortes seleções da Europa, assim como era nos anos 1990, o Bodo/Glimt vem carregando a responsabilidade de levar o futebol da nação escandinava até patamares maiores nos torneios de clubes da Uefa.