Há muitos anos não temos um campeonato tão equilibrado como a atual Serie A italiana. São muitos times equilibrados e grandes jogadores. Juventus deu lugar a Inter, Milan e Napoli que até aqui estão brigando ponto a ponto e jogo a jogo pelo sonhado Scudetto.
Lazio, Roma, Juventus, Atalanta e Fiorentina sonham com competições europeias podendo beliscar uma Champions League. Em um campeonato tão equilibrado e com tantos times tradicionais, se destaca o time mais equilibrado e que consegue somar pontos tanto dentro como fora de casa.
Inter de Milão se destacou com um ataque poderoso, enquanto o Milan pelo equilibrio com bons resultados em casa e fora de casa. Já o Napoli pela defesa que era seu calcanhar de Aquiles nas últimas temporadas, atualmente tem sido destaque além de um ataque poderoso com Osimhen no comando.
Primeiro tempo equilibrado
A partida começou nos 220V com a Lazio pressionando o Napoli e se aproximando no ataque com um bom volume de jogadores tendo ao menos dias chances claras de gol em menos de dez minutos de partida. Vendo os mandantes ditando o ritmo do jogo, Spalletti armou o time visando contra-ataques que pouco a pouco surgiram com Osimhen sendo muito acionado.
Assim como diante do Barcelona o Napoli mostrou muitas dificuldades na saída de bola. Há quatro jogos sem vencer, claramente vimos no estádio Olímpico um time nervoso, contido, receoso de arriscar um drible, uma tabela ou lançamento em profundidade.
A Lazio chegava ao ataque com imensa facilidade, sufocado a defesa Partenopea que mesmo com o incrível Koulibaly sentia muito a marcação pressão dos rivais. Com uma posse de bola que chegou a ser de 57%, os Biancocelesti perderam o ímpeto inicial e passaram a deixar mais a bola com os visitantes que começaram a se soltar no jogo, invertendo os papéis. Se nós primeiros 20 minutos vimos uma Lazio forte ofensivamente, passamos a ver um Napoli adiantando a marcação e apertando o adversário e aos poucos criando oportunidades. A estratégia napolitana era simples: troca passes de um lado para o outro esperando um espaço para cruzar na área visando Osimhen ou encontrar uma brecha na entrada da área para que jogadores como Zielinski e Fabián Ruiz possam chegar em boas condições de finalizar.
Apesar da boa movimentação de ambos os times o primeiro tempo terminou sem gols, com muito equilíbrio, deixando toda a emoção para o segundo tempo. Para a Lazio, faltou concluir as jogadas com maior eficiência. Já os napolitanos precisam aproximar mais os jogadores e Spalletti precisa organizar o time para que as jogadas não sejam tão manjadas como os cruzamentos na área, já que a cada levantada de bola, haviam pelo menos dois jogadores laziale com Victor Osimhen impedindo o nigeriano de subir para finalizar.
Emoção até o último lance
O segundo tempo começou assim como iniciou a partida, com a Lazio pressionando e buscando abrir o placar. Apesar de não ter muitos espaços, os donos da casa assustaram muito com as finalizações de fora da área em que Ospina apareceu seguramente. É impressionante como o Napoli não consegue se impor diante dos adversários. O time de Spalletti tem tudo muitas dificuldades para criar oportunidades de gol e a troca de passes rápida que era um ponto forte do time, vem sendo um grande defeito do time.
Mas o que torna o futebol tão emocionante é o poder que um treinador tem de mudar o time. Vendo que a equipe não estava chegando ao ataque e que Zielinski estava em uma noite infeliz, Spalletti colocou Elmas no lugar do polonês. Usando a velocidade do camisa 7 as jogadas ofensivas voltaram a surgir. Aos 62 minutos, Elmas e Politano apertaram a marcação, a defesa da Lazio espanou a bola e Politano tocou para Elmas que rapidamente tocou para Insigne livre na entrada da área que finalizou forte no fundo das redes. Um gol que mudaria totalmente o andamento da partida.
Precisando do resultado e jogando em casa os donos da casa deixaram muitos espaços e o Napoli soube aproveitar e chegou a ampliar o placar aos 69 minutos quando Insigne marcou no rebote do goleiro Strakosha, mas o VAR anulou corretamente o tento. A partida ficou tensa com ambas as torcidas inflamadas e os times nervosos. Porém o cenário que a partida atingiu era positivo para os Partenopei que passaram a ter domínio de posse de bola e vencendo todas as divididas.
É impressionante como a Lazio se perdeu na partida. Os Biancocelesti não conseguiam passar do meio-campo e o nervosismo prejudicou demais que ainda conseguiu uma boa oportunidade de empatar, mas Ospina como durante toda a partida apareceu bem. Elmas dominou completamente a partida com ótimas chegadas no ataque sabendo prender bem a bola e com boa visão de jogo realizou ótimos passes. Chegou inclusive a deixar Politano de frente com Strakosha, mas o camisa 21 perdeu a chance de matar a partida.
No mundo do futebol existe um ditado importante: “Quem não faz, leva!” E foi assim que aconteceu. Se Spalletti foi inteligente ao colocar Elmas que foi importante para o gol napolitano, Sarri também foi inteligente colocando o espanhol Pedro no lugar de Felipe Anderson. O camisa 9 trouxe mais poderio ofensivo ao lado de Immobile e aos 87 minutos veio o empate. Após levantamento na área a defesa napolitana tirou e Pedro, de primeira, marcou um lindo gol que foi merecido devido ao grande volume de jogo apresentado pelos donos da casa.
Apesar de todo o esforço da Lazio, era uma noite napolitana e Elmas honrou a confiança de Spalletti e novamente apareceu com boa jogada aos 94 minutos, tocando para Insigne na entrada da área. O capitão ajeitou e enquanto todos esperavam uma finalização tocou com categoria para Fabián Ruiz aparecer sozinho e finalizar no cantinho de Strakosha para selar a vitória e a liderança Partenopea. Uma vitória fundamental no estádio Olímpico que não vinha desde 18/08/2018, ou seja, espanta a crise e ainda quebra um tabu.
O que esperar de Lazio e Napoli?
Spalletti foi fundamental na vitória da equipe porque soube arrumar o time no intervalo e durante a segunda etapa ao colocar Elmas em campo que transformou o time da água para o vinho. A vitória traz ânimo ao time e principalmente ao torcedor que sem dúvidas esgotará os ingressos contra o Milan no próximo domingo, em um duelo que vale a liderança do campeonato a marca de dez partidas restantes para o término da competição.
O Napoli precisa jogar as próximas partidas como jogou o segundo tempo diante da Lazio, pois com essa intensidade e calma para definir as jogadas como foi no segundo gol, que o time poderá enfim brigar e até mesmo ganhar a tão obcecada taça de campeão italiano. Insigne fez uma ótima partida e Osimhen se movimentou bem. Fabián Ruiz pode ser importantíssimo e Elmas tem tudo para ser o décimo segundo jogador do time ao lado de Mertens.
Já os Biancocelesti precisam trazer o equilíbrio ao time. Nos confrontos contra o Porto e Napoli, a Lazio teve todas as condições de vencer mas esbarrou nos erros de finalização em lances claros de gol. Os erros foram determinantes na eliminação da Liga Europa e na derrota na Serie A. Em todos os jogos citados os laziale jogarem muito bem e tiveram no mínimo oito finalizações no gol do adversário.
Sarri tem um bom plantel em mãos mas falta um atacante com qualidade o suficiente para substituir Ciro Immobile quando o centroavante não está bem na partida. Pedro é um ótimo jogador mas não tem condições físicas para jogar 90 minutos de altíssimo nível. Se a Lazio não conseguir aprimorar a mira ofensiva dificilmente conseguirá vaga nas Liga dos Campeões ou Liga Europa ficando com a recém criada Conference League.
Após a próxima rodada teremos apenas dez rodadas para o fechamento da emocionante e equilibrada Serie A que sem dúvidas terá emoção até a última rodada. Quem será o campeão? Quem representará a Itália nas competições europeias? Quem jogará a Serie B? São muitas perguntas e até o momento nenhuma certeza, apenas de que o coração de muitos torcedores precisará de auxílio de um bom cardiologista.
Buongiorno! 🌞#MondayMotivation
FLAMES KIT
👇
🛒 Official Web Store SSC Napoli: https://t.co/XmWZkZzHdV
🛍 Brand Store Amazon: https://t.co/NKOFiuz8yW
🏪 Official Store SSC Napoli: https://t.co/IwzVF4BxqG💙 #ForzaNapoliSempre pic.twitter.com/3eTeJ62WNv
— Official SSC Napoli (@sscnapoli) February 28, 2022