Liverpool conquista Copa da Liga Inglesa contra o Chelsea após disputa épica de pênaltis

Neste domingo (27), Chelsea e Liverpool se enfrentaram pela grande final da Copa da Liga Inglesa. O jogo, realizado no Estádio de Wembley, marca o primeiro campeão da temporada no futebol inglês. Sendo assim, com um grande jogo em 120 minutos, com destaque para os goleiros, a partida terminou no 0 x 0. Nos pênaltis, os Reds levaram a melhor após uma épica disputa, que terminou 11 x 10 para os comandados de Jurgen Klopp.

1º Tempo

O jogo começou com uma grande chance criada pelos Blues. Com cinco minutos, Azpilicueta achou Pulisic livre na área que finalizou, mas Kelleher conseguiu fazer uma grande defesa. A saber, o goleiro, que jogou toda a Copa da Liga Inglesa como titular, ganhou a chance de jogar a final, deixando Alisson no banco. Nos momentos iniciais, o Chelsea subiu a marcação, dando dificuldades para o Liverpool construir com seus jogadores.

No decorrer do primeiro tempo, o Liverpool foi ocupando espaço e criando oportunidades também, mas sem atingir a meta de Mendy, com a defesa do Chelsea formada por Chalobah, Thiago Silva e Rudiger. Aos 30 minutos, os Reds quase chegaram ao primeiro gol, mas o goleiro senegalês fez uma grande defesa em chute de Keita e um milagre no rebote, após chute de Mané. Por outro lado, o time londrino voltou a atacar apenas com 38 minutos. Havertz lançou Pulisic e o meia chutou, mas Kelleher defendeu. Na sequência, Azpilicueta quase marca, em chute que passou perto do gol.

No final do primeiro tempo, os Blues armaram um belo contra-ataque e Havertz achou Mount sozinho na área, mas o inglês perdeu uma chance clara de abrir o placar. Enfim, final de um ótimo primeiro tempo, mas com o 0 x 0 de Chelsea e Liverpool.

2º Tempo

No início do segundo tempo, o Chelsea voltou melhor do intervalo. Com dois minutos, Havertz chutou cruzado e a bola passou pela área com perigo. Na sequência, Mason Mount perdeu mais um gol. O meia recebeu sozinho na cara de Kelleher, mas finalizou na trave. O time londrino teve outra chance, mas mais uma vez o goleiro do Liverpool não deixou a bola entrar. Aos 18 minutos, Salah quase marcou, mas Thiago Silva evitou o tento.

Aos 21 minutos, o Liverpool marcou com Matip, mas o gol foi anulado. Com ajuda do VAR, o árbitro marcou impedimento de Van Dijk no lance. Do outro lado, Havertz também marcou, mas o tento também não valeu. Já nos minutos finais de jogo, os Reds teve nova chance com Robertson, mas Mendy fez mais uma defesa em noite inspirada do goleiro.

Nos acréscimos, o senegalês mais uma vez interviu de forma espetacular, após cabeçada do zagueiro holandês. Lukaku também fez o goleiro Kelleher fazer boa defesa na última bola do jogo. Chelsea e Liverpool foram para a prorrogação, com o 0 x 0 no placar.

Prorrogação – Chelsea x Liverpool

No início da prorrogação, novamente o Chelsea teve a primeira grande chance. Lukaku fez jogada e tocou para Werner, que chutou procurando o ângulo, e a bola passou perto da trave. O belga do Chelsea chegou a marcar aos sete minutos do 1º tempo extra, mas estava impedido. Na segunda etapa, Havertz chegou a marcar, mas também estava fora de jogo.

O fato mais curioso da prorrogação foi a entrada de Kepa no lugar de Mendy nos minutos finais, para uma provável disputa de pênaltis, que de fato aconteceu. Chelsea x Liverpool ficaram no 0 x 0 também no tempo extra.

Pênaltis – Chelsea x Liverpool

A saber, foi uma disputa épica e emocionante de pênaltis. Milner, Fabinho, Alexander-Arnold, Van Dijk e Salah foram para as primeiras cinco cobranças do Liverpool. Do outro lado, Marcos Alonso, Lukaku, Havertz, James e Jorginho foram os cinco primeiros batedores do Chelsea. Dessa forma, todos os batedores anotaram suas cobranças, empatando em 5 x 5.

No decorrer das batidas, o restante dos batedores foram acertando as próximas cobranças, até chegar no 10 x 10. Assim, Kelleher e Kepa, os dois goleiros, foram para a batida. O reserva do Liverpool acertou, mas o substituto do Chelsea isolou a bola. Com isso, terminou 11 x 10 para os Reds, que se sagraram campeões da Copa da Liga Inglesa pela 9ª vez em sua história.

Apesar de ser um caneco de menor expressão na Inglaterra comparado aos outros torneios, o troféu foi importante para o Liverpool e para Klopp. Maior campeão da competição, os Reds não venciam a Copa da Liga Inglesa há 10 anos. Além disso, é o primeiro troféu de copas nacionais para o técnico alemão, que só não conquistou a Copa da Inglaterra em sua passagem pelo clube do norte do país.

SHARE