Sassuolo, o Robin Hood italiano

É inegável que o Sassuolo vem ganhando espaço na velha bota com o passar dos anos. A equipe da Emilia-Romagna foi campeã da Serie B da temporada 2012/13, estando na Serie A desde então, há quase uma década.

• Estadia na Serie A

O planejamento dos neroverde é interessante, visto que fazem boas campanhas na principal divisão italiana e sempre é uma equipe que requer muito trabalho para ser vencida, uma verdadeira pedra no sapato. Além disso, conta com o rico patrocínio da Mapei.

Em números, a melhor campanha do Sassuolo foi na temporada 2015/16, quando terminou em sexto lugar com 61 pontos e beliscou uma vaga no playoff da Liga Europa. Na ocasião, os neroverde ficaram à frente de equipes mais do que consagradas como Milan e Lazio.

Após isso, o Sassuolo teve uma natural decaída nas três temporadas seguintes, porém manteve a média de ficar sempre entre 11° e 12° lugar. O clube da Emilia-Romagna voltou a dar trabalho e ficou na oitava colocação nas temporadas 2019/20 e 2020/21 – nessa última, por um ponto não levou a vaga na Liga da Conferência Europeia, que ficou com a Roma.

Em verdade, o Sassuolo é um celeiro de bons atletas, considerando que nomes como Locatelli, Boga, Acerbi, Berardi, Caputo, Raspadori, Politano, dentre outros se destacaram com a camisa verde e preta.

• Curiosidades

Na atual temporada, algo bem curioso leva os olhares do fã do calcio para os ares da cidade de Sassuolo, apesar da campanha razoável da equipe no local. Se trata da campanha digna de Robin Hood do Sassuolo. Isso se dá porque os neroverde têm dado mais trabalho aos grandes do que aos pequenos.

Como exemplo disso, o Sassuolo venceu o Milan por 3-1 e a Inter por 2-0 em plena Milão, além de ter batido em Turim a Juventus por 2-1. Em casa, venceu a Lazio pelo placar de 2-1 e empatou com um embalado Napoli em 2-2. Por outro lado, o Sassuolo não consegue se impor contra equipes abaixo ou do seu nível, assim perdendo de 4-0 da Sampdoria, sendo goleado pelo Bologna, seu rival local, por 3-0 dentro de casa e também derrotas em casa para Torino, Empoli e Hellas Verona.

De qualquer maneira, este clube caminha aos seus determinados passos para se tornar um clube tradicional na Itália. Uma prova disso é como sua marca vai crescendo e o Sassuolo vai ganhando torcedores, simpatizantes e até mesmo perfis de torcida em outros países. No Brasil, a página US Sassuolo Brasil faz toda a cobertura da equipe. Para finalizar, há um desejo proveniente de todos que gostam dessa equipe de saúde e sucesso eterno para o futuro.