A princípio, o laziale provavelmente esboçou alguma empolgação com a saída jogadores que fracassaram na capital italiana e poderiam ser denominados como ervas daninhas. No total, foram oito saídas e duas chegadas, o que pode ser dito como uma bela limpeza de elenco.
Prosseguindo, a Lazio ainda estava em todas as competições para as quais se classificou quando a janela de transferências fechou. Embora amargurando um oitavo lugar na Serie A, o clube da capital se encontrava nas quartas-de-final da Coppa Italia e na fase 16 avos-de-final da Liga Europa.
Diante disso, até houve qualquer possibilidade dos biancocelesti conseguirem levar algum troféu para casa na temporada. A tal empolgação veio, porque a Lazio – que havia tomado 39 gols em menos de 25 jogos na Serie A – ficou por quatro partidas consecutivas sem levar gol, algo que não acontecia há muito tempo e, portanto, as coisas pareciam estar tomando um norte. Contudo, a esperança começou a desaparecer quando veio a eliminação na Coppa Italia para o Milan, um 4-0 por parte dos rossoneri sem dó nem piedade.
De qualquer maneira, a temporada não estava perdida, afinal ainda restava a Liga Europa. Enquanto isso, a Lazio vencia honestamente suas partidas pela Serie A, trazendo a alegria do fim de semana do laziale. Quando finalmente chegou a hora do confronto contra o Porto na Liga Europa, a atenção foi voltada para lá, mas os romanos fracassaram e foram eliminados ali mesmo com uma derrota fora de casa por 2-1 e um empate em 2-2 jogando em seus domínios.
Que saudades do Caicedo. 😭 pic.twitter.com/hMy2zF4Ohg
— S.S. Lazio Brasil (@SSLazioBrasil) February 24, 2022
Por fim, Maurizio Sarri, o técnico da Lazio, até utilizou a Liga Europa como justificativa para a campanha razoável da equipe no campeonato italiano. Agora a equipe está no sexto lugar com 43 pontos – quatro atrás da quarta colocada Juventus – e na zona da Liga da Conferência Européia. Restam doze partidas até o final da temporada, e aparentemente não há mais qualquer desculpa para caso o clube capitolino continue decepcionando na sua Liga materna.