Os times Italianos estavam confiantes para os duelos eliminatórios. Afinal Napoli e Lazio jogavam em casa enquanto a Atalanta tinha uma vantagem para o jogo na Grécia e a classificação era esperada. Mas a expectativa se tornou uma nova ilusão para os torcedores que novamente vêem suas equipes serem eliminadas pelo caminho em duelos que claramente poderiam jogar muito mais e até mesmo se classificarem. Restou a Atalanta o poder de trazer orgulho ao povo italiano que vem sofrendo temporada após temporada com eliminações sempre em fases anteriores as quartas de final.
Atalanta mostra poder na Grécia
Jogando com o que tem de melhor, os Bergamaschi sofreram ao longo do primeiro tempo. Até porque o Olympiacos precisava da vitória para se classificar. Com marcação alta e deixando a bola com os Italianos, vimos um primeiro tempo equilibrado e com tentativas de fora da área dos mandates em busca de furar a defesa Nerazzurri. Os espaços foram surgindo e qualidade da Atalanta já davam sinais que a vitória estava por vir. Aos 40 minutos em contra-ataque, De Roon fez belo passe para Maehle que em meio a dois marcadores conseguiu abrir o placar. O gol deixou o duelo praticamente definido para o segundo tempo.
Deixando os mandantes com a bola durante todo o segundo tempo e optando pelo ataque veloz ao recuperar a bola os italianos viram em Malinovskyi a arma mortal para fechar a classificação.
O ucraniano jogou demais e matou o jogo com dois lindos gols. O primeiro aos 66 minutos com uma pancada na entrada da área e o segundo com um chute espetacular de fora da área, aos 69 minutos.
Os dois gols relâmpagos fecharam o confronto que premiou o melhor time. De fato após um primeiro jogo abaixo do esperado e com uma vitória de virada, os Nerazzurri mostraram força e inteligência ao deixarem a bola com o adversário e aproveitando cada espaço deixado pelos gregos para construir pouco a pouco a classificação que traz um alento ao time de Gasperini que pode sim brigar pelo título.
Napoli dá vexame para a sua torcida
O Barcelona mostrou que a temporada que parecia perdida pode reservar grandes momentos para o torcedor. Em quinze minutos marcou dois gols. Primeiro com Jordi Alba em belo contra-ataque, aos 8 minutos e depois aos 13 com De Jong com uma linda finalização colocada de fora da área. Insigne diminuiu de pênalti e Pique garantiu a classificação aos 45 com uma finalização dentro da área depois de cobrança de escanteio.
O primeiro tempo foi apenas dos catalães. Domínio total na saída de bola do Napoli e troca de passes tranquila e muitos gols perdidos. Só no primeiro tempo, foram três e no segundo tempo outros dois. A segunda etapa serviu como um treino para os visitantes que ainda marcaram o quarto gol com Aubameyang, aos 59 minutos. O Napoli chegou a marcar o segundo com Politano, com 87 depois de pressionar a saída de bola do Barcelona e o ponto finalizou no cantinho.
O placar de 4 a 2 mostrou que de fato o Napoli não soube investir no time enquanto os espanhóis utilizaram a janela de janeiro para salvar o time e torná-lo mais forte para brigar por títulos. Com o resultado os catalães entram na briga pelo título e passar a ser candidatos algo que a poucos meses atrás era visto como algo distante. Um time bem armado e que impôs seu ritmo de jogo deixando o Napoli perdido em campo e dominado.
Lazio bobeia e dá adeus
Na capital romana Sarri e Cia tiveram um fortíssimo Porto pela frente. Como esperado os Biancocelesti partiram para o ataque mostrando a força do mando de campo.
Usando a força do trio Felipe Anderson, Milinkovič-Savič e Ciro Immobile os laziale buscaram o gol a todo instante. Com 18 minutos, Immobile abriu o placar mas o gol foi anulado. Logo em seguida, aos 19 em uma bobeada de Pepe o centroavante roubou a bola e carregou até o gol para abrir o placar.
Aos 24, Ciro novamente marcou um gol e outra vez estava impedido. O lance fez o técnico Sérgio Conceição mudar a equipe portuguesa taticamente. O time que tinha a bola mas estava em dificuldades para chegar ao ataque passou a atuar de forma mais compacta com a defesa e o meio-campo muito próximos e apertando mais a troca de passes da Lazio. A mudança deu certo que resultou em um pênalti marcado pelo VAR, aos 29 minutos. Mehdi Taremi bateu bem e empatou a partida. Assim como no jogo de ida, novamente a Lazio desperdiçou chances de ampliar o placar o que trouxe ao Porto confiança para voltar ao jogo.
Na segunda etapa tivemos um jogo totalmente aberto com os dois times buscando a vitória e a possibilidade de classificação para as oitavas de final. Em cinco minutos duas chances claras para ambos os times. Na primeira, Pepê recebeu cruzamento e cabeceou para fora. Na sequência, Milinkovič-Savič recebeu cruzamento e de cabeça ajeitou para Luiz Alberto que perdeu ótima oportunidade.
Era o começo de um verdadeiro bombardeiro dos dois ataques mas o Porto estava mais organizado e conseguiu a virada em uma linda jogada de equipe. Mateus Uribe fez ótima tabela com Mehdi Taremi e teve toda a calma do mundo para marcar aos 68 minutos.
Com o placar agregado de 4 a 2 os visitantes recuaram totalmente deixando a classificação nas mãos do goleiro Diogo Costa que fez lindas defesas. A Lazio teve pelo menos três chances claras de gols. Duas com Luiz Alberto que chegou a acertar o travessão e com Milinkovič-Savič que o goleiro portista fez grande defesa. Aos 93 minutos veio o empate merecido para os italianos. Jogada de Immobile que finalizou, Diogo Costa fez boa defesa e Cataldi marcou no rebote. Não foi o suficiente para tirar a classificação portuguesa que de fato foi merecida por ter se aproveitado das falhas defensivas da Lazio, que mesmo sofrendo quatro gols na soma das partidas, perdeu muitos gols também algo que os levou a eliminação. Os times de Sarri possuem essa característica de sempre serem ofensivos demais e expostos na defesa.
No geral os times Italianos foram péssimos na partida de volta. Lazio recepcionou, Napoli foi massacrado e a Atalanta foi a única que se salvou e também a que venceu algum jogo na fase eliminatória. Agora resta torcer e acompanhar os Bergamaschi fazerem história desta vez na Liga Europa.
🙏❤️ pic.twitter.com/gs0qa7vldU
— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) February 24, 2022