Barcelona é impiedoso, vence o Napoli e se classifica na Liga Europa

Em um duelo de times tão fortes sempre surgem grandes expetativas. Afinal Napoli e Barcelona possuem grandes jogadores e times capazes de brigar pelo título europeu.

Jogando com o que tem de melhor os espanhóis foram muito superiores e mostraram que o mercado de inverno foi fundamental para deixar o time mais competitivo.

Barcelona dá show no primeiro tempo

A expectativa para a partida era imensa. Estádio lotado e torcida vibrante. Mas tudo isso não abalou o Barcelona, muito pelo contrário. Os espanhóis noucatearam o Napoli no começo da partida. Aos 8 minutos, após cobrança de escanteio veio o contra-ataque em que Adama Traoré carregou até a entrada da área e tocou para Jordi Alba abrir o placar.

O gol deixou os visitantes mais a vontade na partida e ponto de em outro contra-ataque marcar o segundo gol. Com 13 minutos, lançamento pro ataque, a defesa afastou erradamente e a bola sobrou para Frenkie De Jong que ajeitou e bateu colocado no ângulo de Meret. Um resultado justíssimo pela intensidade impressionante que o Barcelona apresentou ao longo de todo o primeiro tempo.

Parecia que o Napoli não estava em campo. Não se via reação alguma do time. A marcação fechada dos espanhóis era tão forte que os napolitanos não conseguiam trocar mais que três passes seguidos. Para se ter uma ideia nos 30 minutos iniciais o Barcelona teve 8 finalizações, marcou dois gols e teve outras três oportunidades claríssimas de marcar mais gols.

Em um lance que parecia não resultar em nada surgiu o primeiro gol do Napoli. Aos 22 minutos, lançamento para Osimhen que sozinho no ataque disputou bola com Ter Stegen e sofreu o pênalti. Na cobrança, Insigne diminuiu o placar. Um gol que não mudou em nada a partida porque os italianos não conseguiam sair da defesa enquanto os visitantes cansaram de perder gols.

Aos 45 minutos veio o merecido terceiro gol do Barcelona que praticamente selou a classificação do time. Pique finalizou bonito no canto do goleiro depois de bela jogada em uma cobrança de escanteio.

O resultado na primeira etapa ficou barato após a grande atuação apresentadas pelos catalães. Spalletti torceu para que o primeiro tempo acabasse logo. De fato foi a pior atuação da sua equipe na temporada. O time não conseguia trabalhar a bola e a defesa ficou exposta demais com as investidas do adversário. Faltou comunicação entre os jogadores e Elmas ficou perdido em campo. O grande destaque do time foi Osimhen que se movimentou bem a ponto de sofrer pênalti na única oportunidade que a equipe teve de chegar ao ataque.

Segundo tempo para aumentar a vergonha

Os 45 minutos finais foram para fechar a tampa do caixão Partenopei. Com 59 minutos, Aubameyang marcou o quarto gol novamente com o bobeada defensiva dos mandantes. O estádio ficou em completo silêncio, afinal não vimos um Napoli em campo e os jogadores não deram motivo algum para os torcedores apoiarem o time que estava totalmente entregue para um Barcelona totalmente dominante.

A partida foi levada no famoso banho-maria, com os catalães trocando passes e perdendo gols e os donos da casa apenas torcendo para o tempo acabar o mais rápido possível. Politano que voltou de lesão entrou em campo e conseguiu diminuir o placar aos 87 depois de uma pressão na saída de bola do Barcelona. Um gol que aliviou um pouco a humilhação que o time deu ao seu torcedor em uma noite para se esquecer totalmente.

O que será do Napoli nesta reta final?

A eliminação de forma vexatória não pelo adversário em si mas pela forma como atuou, podem encerrar a temporada napolitana. O time tem perdido pontos importantíssimos e que poderiam colocar o clube na liderança da Serie A. Com elenco limitado e com atuações abaixo de Fabián Ruiz e Insigne, as expectativas estão cada dia mais baixas e o time caminha para uma final de temporada melancólica. Spalletti terá muito trabalho para trazer ânimo aos jogadores e para corrigir os erros que o time apresentou nestas últimas três partidas (ambas contra o Barcelona e uma contra o Cagliari). Se serve de consolo a classificação para a próxima Liga dos Campeões é praticamente certa mas de fato por tudo que mostrou no começo da temporada todos esperavam mais do Napoli, porém o time não correspondeu e passou a dar mais dores de cabeça do que alegrias ao seu torcedor.