A terceira derrota para a Fiorentina na atual temporada mostrou que a Atalanta vem realizando um Campeonato Italiano um pouco atípico em comparação aos anteriores. Apresentando uma média de gols baixíssima e sofrendo com ausências importantes no ataque, o time bergamasco não está encantando na Serie A e corre sérios riscos de ficar de fora da próxima edição da Liga dos Campeões.
Si combatte al Franchi ⚔️
Battling in Florence 🦾#FiorentinaAtalanta #SerieATIM #GoAtalantaGo ⚫️🔵 pic.twitter.com/uwJ0oFEXoM
— Atalanta B.C. (@Atalanta_BC) February 20, 2022
Antes da vitória contra o Olympiacos, pela Liga Europa, a Atalanta precisou entrar em campo sem Aleksey Miranchuk, Josip Ilicic e Duván Zapata. No entanto, o técnico Gian Piero Gasperini recebeu a péssima notícia da lesão muscular de Luis Muriel, minando ainda mais a quantidade de atacantes disponíveis no plantel e aumentando a preocupação com o restante da temporada.
Sem grande poder de fogo em virtude das quatro ausências no setor ofensivo, a Dea sofreu mais um revés na liga italiana e está cada vez mais distante da zona de classificação para a Champions League. Com nenhuma vitória nos últimos cinco jogos, a Atalanta soma 44 pontos e ocupa a quinta colocação, três atrás da Juventus.
Das excelentes marcas de 60 gols em 25 jogos da Serie A disputados nas duas temporadas anteriores (2019/20 – 67; 2020/21 – 60), a quantidade de bolas na rede da equipe de Bergamo na atual edição do campeonato caiu para 46. Sem Miranchuk, Zapata, Muriel e Ilicic, a responsabilidade de anotar tentos caiu provisoriamente em peças como Ruslan Malinovskyi, Jérémie Boga e Teun Koopmeiners.
Se aprofundarmos ainda mais nesta quantidade de gols incomum da Atalanta, a equipe de Gasperini anotou somente três tentos nas últimas cinco rodadas, número que só não é superado pelo Bologna, que encontrou as redes duas vezes no mesmo período.
O mercado de transferências de janeiro também impactou o atual momento da Atalanta. O jovem romeno Valentin Mihaila chegou para tornar a ausência de Ilicic menos pesada e as investidas do Newcastle em Zapata foram contidas, mas ninguém esperava que o centroavante fosse sofrer uma lesão. O promissor Roberto Piccoli, por sua vez, não tinha espaço entre os titulares e foi emprestado ao Genoa.
Tendo apenas Mihaila e Tommaso De Nipoti como opções no ataque, a Atalanta tentou contratar sem muita convicção o brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa, que estava no Atlético Mineiro, segundo a imprensa local. Em contrapartida, embora o sinal de alerta esteja ligado, o experiente centroavante não desembarcou em Bergamo.
O retorno do elenco atalantino a Zingonia foi marcado por silêncio, tanto que nenhum jogador ou membro da comissão técnica conversou com os jornalistas após a derrota diante da Fiorentina. Os sentimentos de raiva e consternação estão no ambiente da Atalanta, principalmente depois do polêmico gol anulado pelo árbitro Daniele Doveri, que igualaria o marcador no fim dos 90 minutos.
Virar a página não está sendo fácil para Atalanta, pois na partida contra a Sampdoria, que será na próxima segunda-feira (28), o time nerazzurro também não terá disponível José Palomino, Berat Djimsiti e Merih Demiral. Nenhum dos desfalques no setor ofensivo deverá voltar para o duelo contra o rival genovês.