Conheça Jonathan David, artilheiro do Lille e grande sonho da Inter de Milão

Atacante de excelente técnica e dono de um apuradíssimo faro de gols, o canadense Jonathan David, do Lille, chamou atenção de diversos grandes clubes da Europa, como a Inter de Milão, mas o caminho para chegar no jogador de 22 anos ainda é árduo e muito longo. No entanto, esses empecilhos não impedem que os torcedores lombardos acompanhem atentamente toda a movimentação.

Revelado em janeiro de 2018 pelo Gent, da Bélgica, David não demorou para se transformar em uma máquina de gols na Jupiler Pro League, pois balançou as redes 14 vezes em 43 jogos na primeira temporada como jogador profissional. Já na segunda, o canadense melhorou os números ao anotar 23 tentos em 40 duelos.

Em solo belga, o centroavante não conseguiu ajudar o clube da cidade de Gante a vencer a liga, mas foi o artilheiro da edição de 2019/20 do torneio, com 18 tentos. Os talentos de David não passaram despercebidos e foi contratado pelo Lille, da França, por cerca de 30 milhões de euros.

Assim como na Bélgica, David vem se dando muito bem na França. Em sua primeira experiência nos Dogues, o centroavante auxiliou o clube a vencer a Ligue 1 pela quarta vez na história e a Supercopa. Apesar do repentino sucesso, o jogador optou em prosseguir no Lille e ainda é uma peça fundamental na equipe comandada por Jocelyn Gourvennec, que atualmente ocupa a 10ª colocação da tabela.

É complicado dizer até quando o Lille conseguirá ter em seu ataque um jogador do calibre como David, mas o canadense mostrou que não tem pressa em deixar o time da região da Alta França, pois o centroavante teria recusado recentemente as sedutoras abordagens dos londrinos Arsenal e Chelsea. A Internazionale observa o atleta com interesse, mas precisará garantir que o canadense tenha bastante minutos em campo e desembolsar a quantia desejada pelos franceses, já que o vínculo do jogador é válido até 2025.

O substituto de Victor Osimhen no Lille já foi cogitado em algumas equipes italianas ao longo dos últimos tempos. Durante o lockdown imposto em função da pandemia de Covid-19, a imprensa local bateu na tecla que o canadense entraria na vaga que supostamente seria deixada pelo argentino Lautaro Martínez, mas ainda nada foi concretizado. David, por sua vez, não deverá deixar a França por menos de 50 milhões de euros.

O potencial de David é ilimitado, pois finaliza muito bem com os dois pés, é um ótimo driblador, tem boa visão de jogo e ainda é um regular cobrador de pênaltis. Na idade do canadense, o norueguês Erling Haaland, do Borussia Dortmund, é um dos poucos que podem se gabar de ser um jogador mais completo.

Os bons desempenhos de David também são vistos na modesta seleção canadense, que está surpreendendo nas Eliminatórias da Copa do Mundo e se aproxima cada vez mais de disputar pela segunda vez na história um Mundial. Em 27 jogos pelo país, o atacante balançou as redes em 20 ocasiões e já é o terceiro maior artilheiro do Canadá, atrás somente de Dwayne De Rosario (22 gols) e Cyle Larin (23).

Enquanto David brilha por Canadá e Lille, a Internazionale segue com esperanças de contar no elenco com atual vice-artilheiro da Ligue 1, pois o jogador tem características de um jogador que Simone Inzaghi não tem no plantel. O agente do atacante já declarou que seu cliente não permanecerá nos Dogues para a próxima temporada, mas ainda é muito cedo para dizer se ele pousará no San Siro em breve.

A história de vida de David também é bastante curiosa. Natural do Brooklyn, nos Estados Unidos, o atacante foi para o Haiti cerca de três meses depois do seu nascimento, pois a nação caribenha é a terra natal da família. No entanto, o jogador se mudou para Ottawa, no Canadá, quando tinha por volta de seis anos de idade.

Antes de ir para a Bélgica, o centroavante deu seus primeiros passos no futebol em meados de 2010, no Canadá, quando jogou pelo Gloucester Dragons. David também defendeu as equipes do Ottawa Gloucester Hornets e do Ottawa Internationals.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore

SHARE