Liga Europa: Napoli e Atalanta tem bons resultados. Lazio liga sinal de alerta

A atual temporada tem sido muito equilibrada na Itália. Grandes duelos nas semifinais da Copa Itália, Serie A bem disputada e equipes lutando bravamente nas competições europeias. Nesta semana tivemos os duelos eliminatórios da Liga Europa. Apenas a Atalanta jogou em casa enquanto Napoli e Lazio fizeram jogos durissimos como visitantes.

Atalanta faz lição de casa

Jogando em Bérgamo, os Nerazzurri eram os grandes favoritos para o duelo diante do Olympiakos, da Grécia. A partida que tinha tudo para ser mais tranquila para os comandados de Gasperini começou com um grande susto.

Logo com 16 minutos o brasileiro Tiquinho Soares marcou para os gregos. O gol não mudou o cenário da partida, só aumentou a intensidade da Atalanta que teve ao longo da partida incríveis 74% de posse de bola. Foram ao todo 17 finalizações, sendo cinco no gol, além de 13 escanteios. Números que evidenciam a superioridade da equipe Bergamaschi que ao longo da segunda etapa conseguiu aproveitar as oportunidades e impor sua força dentro de casa.

A retranca grega não aguentou a enorme pressão que vinha sofrendo. Para se ter uma Ideia, ao longo do jogo foram 646 passes da Dea contra 251 dos adversários que suportariam ao máximo o ímpeto ofensivo dos mandantes. Tanto que ao todo, vimos 21 desarmes (13 da Atalanta) e 16 interceptações (8 dos Nerazzurri) do Olympiakos que resistiu o máximo que pode. Mas em apenas dois minutos, em duas desatenções dos visitantes a Atalanta garantiu a vitória.

Aos 61 minutos o defensor Berat Djimsiti conseguiu empatar a partida. Na saída de bola outra pressão e a virada novamente com o albanês de 28 anos que com 63 minutos tratou de trazer a vitória merecida para a equipe de Bérgamo que joga por um empate no dia 24/02.

Napoli sofre demais diante do Barcelona

Em um Canp Nou lotado, vimos um Napoli irreconhecível em campo. Spalletti armou o time totalmente defensivo e jogando apenas no contra-ataque, deixando um Barcelona em reconstrução com média de 67% de posse bola (chegou a ter 73% no segundo tempo), sendo a pior diferença de domínio de bola em toda a temporada.

Ferran Torres exagerou nas oportunidades perdidas ao lado dos companheiros de time que finalizaram 21 vezes (com 5 no gol) contra 4 chances (todas no gol) Partenopea.

Zielinski foi o melhor jogador napolitano na partida. Com 29 minutos abriu o placar após finalizar duas vezes no gol de Ter Stegen. Anteriormente fez linda jogada em que Osimhen parou na defesa do goleiro alemão. A vitória no primeiro tempo estava de ótimo tamanho, afinal o Napoli estava vencendo um adversário duro jogando apenas o básico para conquistar uma boa vitória.

O segundo tempo foi um verdadeiro massacre espanhol. O pênalti marcado pelo VAR, aos 57 minutos deu aquele empurrãozinho no Barcelona. Ferran Torres empatou a partida em bela cobrança. O gol deu uma inflamada na torcida e nos jogadores. Xavi foi cirúrgico ao colocar Dembélé em campo. Com o francês em campo os Partenopei tiveram muitas dores de cabeça. O lado esquerdo do time era o caminho para a vitória.

As jogadas eram praticamente iguais. Arrancada pela direita, troca de passes na entrada da área e finalização pela esquerda, todas desperdiçadas. Um belo presente para os italianos que conseguiram levar para o estádio Diego Armando Maradona a possibilidade de depender apenas de si para se classificar. Afinal uma vitória garante vaga.

Lazio sai na frente e bobeia demais

Os Biancocelesti foram para o estádio do Dragão enfrentar o Porto de igual para igual. O primeiro tempo foi totalmente equilíbridado com ambos os times criando ótimas chances de gol. A Lazio em uma bela jogada ensaiada de escanteio abriu o placar, com o ponta-esquerda Zaccagni aos 23 minutos.

A partida estava tão parelha que o Porto teve a possibilidade de empatar mas a defesa Italiana tirou em cima da linha e pouco tempo depois, quase que a Lazio ampliou com Millinkovič-Savič que perdeu um gol cara a cara com o goleiro.

Com uma grande chance desperdiçada para cada lado os portugueses chegaram a igualdade aos 37 minutos. Toni Martínez marcou um belo gol de cabeça após bom cruzamento de João Mário. A defesa da Lazio bobeou ao permitir que o atacante espanhol conseguisse se antecipar a marcação.

O Porto foi para o intervalo mais tranquilo pois as possibilidades de vencer estavam iguais e bastaria pressionar as laterais adversárias para conseguir a vitória. Mesmo com uma posse de bola de 55%, os Biancocelesti sofreram com as 21 finalizações (sendo 5 no gol) contra apenas 7 italianas (somente duas na meta).

De fato o cenário do jogo ficou bem explícito no segundo tempo em que vimos um Porto sedento por vitória e a Lazio levando a partida em “banho Maria” para decidir em casa no dia 24/02. Assim como no primeiro gol, novamente a dupla João Mário e Martínez apareceram. Em uma repetição de jogada, veio um cruzamento pelo lado direito e com a defesa bem desatenta nasceu a doppietta do espanhol logo com 48 minutos.

Sabendo que a Lazio de Sarri costuma reagir quando está atrás do placar o Porto passou a utilizar os contra-ataques ao seu favor, desperdiçando pelo menos três ótimos ataques que poderiam ter liquidado a partida e talvez o duelo eliminatório. Os visitantes tiveram uma boa oportunidade de empatar mas no final o resultado foi justo, bela vitória portista.

Italianos se classificam na Liga Europa?

Atalanta e Napoli conseguiram bons resultados. Os Nerazzurri venceram de virada mas pelo grande volume de jogo e quantidade de finalizações poderiam ter marcado muito mais. A partida na Grécia pode ser durissima, mas com a qualidade que possui, dificilmente não avança para a próxima fase já que contra-ataques podem surgir e Gasperini tem jogadores prontos para marcar.

Já os napolitanos precisam jogar uma decisão. Mostrar sua força em campo e utilizar o DNA ofensivo que em tantas vezes foi visto nesta temporada. A torcida fará a sua parte e como o Barcelona tem uma defesa fragilizada a partida tende a ser mais movimentada e com gols. Koulibaly é peça fundamental na defesa e se Insigne e Osimhen jogarem o que sabem podem garantir a classificação. Enquanto para o Barça é pressionar o meio-campo e as saídas de bola além acertar a mira que foi totalmente descalibrada no primeiro jogo.

Por fim a Lazio tem tudo para vencer o Porto. Sarri tem aproveitado o fator casa para fazer com que os jogadores Biancocelesti consigam bons triunfos. O time da capital italiana costuma jogar bem no Olímpico e claramente vai pressionar os portugueses, que assim como fizeram no segundo tempo do jogo de ida, vão na base do contra-ataque sua arma mortal porque terão a vantagem de jogar pelo empate.

Os três times Italianos tem tudo para se classificarem para a próxima fase e seguir levando a bandeira do país o mais longe possível na Liga Europa, algo que tem sido muito difícil de acontecer nas últimas edições da competição europeia.