A chegada de Davide Nicola muito provavelmente será a cartada final da Salernitana para conseguir escapar da zona do rebaixamento da Serie A. Conhecido por ser um eficaz apagador de incêndios, o treinador piemontês obteve sucesso em impedir que três clubes diferentes, entre eles Torino (2020/21) e Genoa (2019/20), caíssem para a segunda divisão.
Após Fabrizio Castori e Stefano Colantuono, Nicola será o terceiro técnico que passará pelo clube da cidade de Salerno na atual temporada. Faltando 13 partidas para o fim do campeonato, a Salernitana tem 13 pontos e segura a lanterna da liga italiana, com oito atrás do Cagliari, primeira equipe fora da zona vermelha da classificação.
A nova aventura de Nicola começará no próximo sábado (19) contra o líder Milan, no Estádio Arechi, mas a missão do comandante em Salerno parece ser mais complicada em comparação com a situação que encontrou no Genoa, Torino e Crotone. No entanto, a contratação do comandante renovou as esperanças da torcida granata.
Curiosamente, Nicola reencontrará alguns antigos jogadores que comandou no Torino e no Genoa, como Simone Verdi, Ivan Radovanovic e Federico Bonazzoli. Além disso, a Salernitana contou com os esforços do diretor esportivo Walter Sabatini para trazer um pacotão de reforços na última janela de transferência, que pode ajudar a melhorar o desempenho da atual lanterna da Serie A.
Nicola não tem nenhuma espécie de varinha mágica e precisará de muito suor para tirar a Salernitana desta incômoda situação. Em muito pouco tempo, o comandante deverá colocar em boas condições os vários recém-chegados, integrar os novos atletas estrangeiros, como os brasileiros Éderson e Mikael, e levantar o moral da velha guarda.
Trabalhando principalmente na estabilidade e no equilíbrio do elenco, Nicola gosta de valorizar a agressividade ao longo das fases do campo e o espírito competitivo de suas peças. O comandante costuma utilizar o 3-5-2, mas nada o impede de colocar em prática os esquemas 4-3-3 ou 4-4-2 como variações. Para evitar muitas mudanças neste momento crítico, não é descartada a chance do técnico repetir o sistema com quatro defensores usado pelo seu antecessor.
Se olharmos para o passado, Nicola utilizou o 3-5-2 em suas últimas três equipes e não encontrou dificuldades em implantar o esquema, que é sua marca registrada. A Salernitana está recheada de meio-campistas e jogadores ecléticos, assim como de meia-atacantes, como Franck Ribéry, Simone Verdi e Diego Perotti.
O sonho da Salernitana é que Nicola consiga repetir os feitos protagonizados no Crotone durante a temporada 2016/17, quando evitou um rebaixamento quase certo da equipe rossoblù. A conquista do objetivo foi celebrada com o pagamento de uma promessa feita pelo próprio comandante, que era viajar do sul ao norte da Itália de bicicleta.
🇱🇻 𝐁𝐞𝐧𝐯𝐞𝐧𝐮𝐭𝐨 𝐦𝐢𝐬𝐭𝐞𝐫 @DavideNicolaOff! 🇱🇻#macteanimo #forzagranata #uss1919 pic.twitter.com/rBKrM89cUz
— US Salernitana 1919 (@OfficialUSS1919) February 15, 2022
As coisas podem mudar para a Salernitana, pois a equipe conquistou cinco pontos em cinco jogos disputados em 2022 e conseguiu reverter uma derrota por W.O. e a perda de um ponto na classificação após ter tido um recurso aceito pelas autoridades esportivas locais.
“Temos uma ideia muito clara, neste momento é importante concluir o processo de avaliação. A nossa posição na tabela é nítida, não há muito tempo, e precisamos fazer algo diferente. O tempo está relacionado à capacidade que você tem de encontrar os valores certos. Estou aqui com um contrato de três meses porque esse é o meu objetivo, e resto será avaliado mais tarde“, declarou Nicola em uma entrevista coletiva.
🎙Nicola: “Coraggio, impegno e idee di gioco i marchi di fabbrica della mia Salernitana”
Queste le dichiarazioni di @DavideNicolaOff in occasione della conferenza stampa di presentazione presso la sede di “Caffè Motta” 👉 https://t.co/WMsagpJds2#macteanimo #forzagranata pic.twitter.com/UbFySq65sH
— US Salernitana 1919 (@OfficialUSS1919) February 16, 2022