No início do mês de fevereiro, a seleção de Senegal conseguiu o inédito título da Copa Africana de Nações. O atacante Sadio Mané foi o grande destaque da seleção campeã, e decidiu na disputa por pênaltis sobre o Egito, batendo a última cobrança. Dessa forma, o troféu da competição mais importante do continente africano coroa uma grande relação de gratidão, amor e respeito que o atacante tem pelo seu país.
A saber, o atleta do Liverpool realiza grandes ações de solidariedade, na tentativa de melhorar a vida do povo senegalês. Além disso, sempre demonstra uma grande humildade ao falar sobre dinheiro e fama através do futebol.
A Importância da Copa Africana para os africanos
“Claro que vou à Copa Africana representar a Costa do Marfim. Essa é a maior honra”.
Essa foi a frase dita pelo atacante da Costa do Marfim, Sébastian Haller, um dos destaques do Ajax, em entrevista ao De Telegraaf, quando questionado se iria jogar a Copa Africana de Nações. O jogador afirmou que era um desrespeito o questionamento justamente por ser a competição africana. “Essa afirmação mostra o desrespeito pela África. Será que isso teria sido perguntado a um jogador europeu sobre a Eurocopa?”, completou o atleta.
As afirmações de Haller mostra o que os jogadores africanos sentem em disputar a Copa Africana de Nações. Para eles, é uma chance real de título, visto o alto nível das seleções europeias que estão sempre como favoritas na disputa da Copa do Mundo. Dessa forma, isso não se aplica apenas a Haller, mas também a Sadio Mané e a seleção de Senegal. A nova geração senegalesa que hoje representa o país cresceu se moldando e inspirado pelos atletas que chegaram as quartas de final da Copa do Mundo em 2002 e a final do torneio continental no mesmo ano, maiores feitos da equipe até então na história.
Além disso, a importância da Copa Africana de Nações para o povo senegalês foi vista na festa que as pessoas fizeram após a conquista do título inédito. Após dois vices-campeonatos de muita lamentação, Senegal finalmente chegou ao topo do continente. Sendo assim, as ruas de Dakar, capital do país foram tomadas para festejar o feito. A seleção foi recebida com muita festa, e o presidente Macky Sall decretou feriado nacional no país para comemorar o feito. Enfim, são apenas alguns fatos que mostra a importância do torneio.
Unbelievable moments 🇸🇳 ❤️🔥
Unbelievable feelings 🇸🇳 🔥 #TeamSenegal avec le peuple #senegal #dakar #TotalEnergiesAFCON2021 #AFCON #team221 pic.twitter.com/Z2UcUgL6LO— Football Senegal (@FootballSenegal) February 8, 2022
A importância de Sadio Mané para o povo senegalês
Além da importância do título em sí para o país, a conquista da Copa Africana de Nações foi mais uma maneira de Sadio Mané retribuir como pode o povo senegalês. Entretanto, o troféu não é a maior conquista que o camisa 10 do Liverpool para a população. O jogador é conhecido também por seus feitos ajudando as pessoas fora das quatro linhas, fazendo do futebol uma maneira de melhorar a estrutura de Senegal.
O garoto de origem pobre das ruas de Bambali, cidade onde cresceu, nunca esqueceu de onde veio. Assim, Mané está sempre ajudando o seu país. Em 2019, o atacante doou cerca de 300 mil euros para a construção de uma escola no seu país. No ano passado, o atleta do Liverpool doou cerca de 500 mil euros para a construção de hospitais na sua terra natal. Além disso, doou 50 mil euros para o combate a Covid-19.
Fora os feitos para a melhora de vida do seu país, o atacante também é conhecido por proporcionar momentos inesquecíveis dentro do futebol para o seu povo. Em 2018, Mané doou cerca de 300 camisas do Liverpool para senegaleses acompanharem a final da UEFA Champions League. Além disso, pagou 50 passagens aéreas para conterrâneos assistirem a Copa Africana. Na ocasião, a semifinal contra Burkina Faso.
“Passei fome, tive que trabalhar no campo. Passei momentos duros, jogava futebol descalço, não tive a mesma educação que outros, mas hoje, com o que conquistei no futebol, posso ajudar meu povo”, disse Mané em entrevista ao Tele Dakar, em 2019.
Sadio MANÉ on Macky Sall : “He often called us, and that played a big role” @Macky_Sall @SMane_Officiel #TotalEnergiesAFCON2021 pic.twitter.com/x6HvH0Rx4B
— Football Senegal (@FootballSenegal) February 8, 2022
Estádio com nome de Mané
Enfim, do mesmo jeito que ajudou seu povo, Senegal retribuiu a Mané. Após a conquista da Copa Africana de Nações, o prefeito da cidade de Sedhiou, Abdoulaye Diop, decidiu colocar o nome do futuro estádio da cidade de Stade Sadio Mané. O local deve ficar pronto em 2023. Dessa forma, uma grande homenagem a um grande atleta em campo, e uma pessoa gigante fora dele.
Após a conquista de Senegal da Copa Africana de Nações, o prefeito da cidade natal de Sadio Mané, Abdoulaye Diop, anunciou que o novo estádio de futebol da cidade levará o nome do atacante do Liverpool.
Ele deve ser inaugurado no próximo ano.
🗞️ @GoalBR pic.twitter.com/hWDU5HS9rT
— Futmais | Menino Fut (@futtmais) February 11, 2022