Napoli e Inter empatam. Milan agradece e pode assumir a liderança

Quando se fala em campeonato italiano logo vem na mente um torneio dominado pela Juventus. Porém na atual temporada, três times estão assumindo o protagonismo. Inter, Milan e Napoli. O trio vem disputando o primeiro lugar jogo a jogo e os duelos entre ambos tem sido equilibrados, reservando emoção para o final da temporada.

No estádio Diego Armando Maradona vimos um duelo equilibrado entre dois times que sonham com o Scudetto.

 

Primeiro tempo napolitano

Jogando com o que tem de melhor o Napoli veio para cima da Inter em busca da liderança. Pela primeira vez desde outubro, Koulibaly, Insigne e Osimhen, os três melhores jogadores do time jogaram juntos.

A movimentação ofensiva dos donos da casa assustou os Nerazzurri e aos 6 minutos Osimhen sofreu pênalti que foi marcado pelo VAR. Insigne bateu no alto e Handanovic quase tocou na bola. Um gol que deu ânimo aos napolitanos. Os jogadores da Inter passaram a ter mais posse de bola enquanto os mandantes esperavam oportunidades de fazer o contra-ataque. Apertando a marcação na saída de bola interista (composta por três zagueiros), vieram boas oportunidades para o Napoli, nos pés de Zielinski e Osimhen, resultando em uma bola na trave e outra perto do gol.

Lautaro Martínez estava sumido em campo por causa da marcação fortíssima de Koulibaly que voltou a time após a conquista de Senegal na Copa Africana de Nações. Sem presença no meio-campo e com seu principal jogador marcado, Dzeko não conseguia fazer nada.

Os números do primeiro tempo comprovam a ausência ofensiva da líder do campeonato e a pressão desperdiçada napolitana. Ao todo foram 8 a 3 em finalizações para os donos da casa e 2 a 0 em escanteios. A falta de organização interista poderia ter sido melhor aproveitada pelos napolitanos que apesar de não aproveitarem as oportunidades foram para o intervalo com a vantagem.

 

Inter domina segunda etapa

Se os 45 minutos iniciais foram de um lado a segunda metade da partida seria totalmente diferente.

A Inter adiantou a marcação e usou os passes curtos para trazer intensidade a partida e obteve resultado logo aos 47 minutos. Após bela troca de passes no ataque, Dzeko conseguiu uma finalização surpreendente que tocou no travessão de Ospina. Um empate que mudou o cenário do jogo que passou a ser Nerazzurri.

O gol mexeu com o Napoli que não conseguia chegar ao ataque, deixando Osimhen totalmente sozinho no ataque. Faltou um pouco de ousadia para Spalletti que poderia ter colocado Mertens em campo no lugar de Zielinski, formando o ataque com o nigeriano e Insigne e recuando Elmas para o meio ao lado de Lobotka e Ruíz.

Para os visitantes o empate parecia de ótimo tamanho e ao invés de pressionar e atacar, optou por trocar passes e marcar em cima o rival que não soube se reerguer e voltar para a partida. Osimhen ainda teve uma boa oportunidade e Elmas também, mas Handanovic conseguiu brilhantemente evitar o segundo gol do Napoli.

Satisfeito com o empate a Inter colocou Vidal e Sánchez para segurar a bola no ataque e manter provisoriamente a liderança e com um jogo a menos.

O empate premia a pressão interista no segundo tempo e traz o sentimento de derrota para os napolitanos que pelas oportunidades que teve poderia ter vencido a partida.

Campeonato está aberto?

Faltam 13 rodadas para o final do campeonato e a distância de dois pontos da Inter para o Milan, terceiro colocado atualmente mostram como o campeonato tende a ser equilibrado até o final. Caso o Milan vença a Sampdoria, assume a liderança. Mesmo vencendo o jogo a menos, os Nerazzurri ficariam com apenas dois pontos de vantagem.

O Napoli com o elenco completo pode brigar até o final até porque os rivais de Milão se enfrentam na Copa Italia e isso pode ajudar os Partenopei a somarem pontos em possíveis tropeços da dupla.

Para o Milan o campeonato traz ânimo e com Giroud em grande fase é realidade sim o Scudetto. O favoritismo segue sendo da Inter de Milão por ter um elenco mais forte e grandes jogadores, mas a pressão de estar contra um rival na Copa Italia e um duelo dificílimo diante do Liverpool na Liga dos Campeões, podem pesar nas escolhas de Simone Inzaghi que apesar de ter um ótimo elenco terá que priorizar alguma competição em algum momento o que pode beneficiar os rivais italianos.


Grandes emoções
são esperadas pelos torcedores que amam o calcio italiano. Afinal é sempre bom ver um campeonato com tantos times tradicionais voltar aos velhos tempos de equilíbrio e dúvidas sobre quem será o campeão, diferente do passado recente que era dominado por uma Juventus sempre implacável.

Classificação fornecida por SofaScore LiveScore