Daniel Alves, idade é só um detalhe

Daniel Alves é o segundo jogador com mais títulos oficiais na história do futebol, atualmente o lateral volta a ficar em evidência pelas boas atuações, especialmente no clássico contra Atlético de Madrid pela La Liga, por 4 a 2. Dani também entrou muito bem pelo Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo, e já surge o “borburinho” do jogador ser titular novamente no Qatar, será que cabe torcedor?

 

Funcionamento no Barcelona

Daniel nas últimas temporadas de sua carreira pelo São Paulo, se mudou para o meio campo, jogando como um meia avançado, no entanto, nos Culés e na seleção, foi escalado na posição de lateral direito, porém com uma movimentação individual de sempre ir ao ataque e ajudar na construção ofensiva, não somente em corredor lateral, mas também, em corredor central, lembrando seus tempos como um “10”, inclusive seu gol no clássico contra os Cochoneros realça isso, o brasileiro aparece na entrada da área para aproveitar à sobra para rematar de primeira.

Além disso, o time de Xavi que prática o jogo de posição, é uma equipe que entra no último terço predominantemente pelo corredor de força (denominação dada ao corredor lateral), Alves juntamente com Adama Traoré participaram muito bem juntos na partida contra o Atleti nesse quesito.

 

 

Funcionamento no Brasil

Com a amarelinha, Daniel Alves ganhou oportunidade contra o Paraguai pelas eliminatórias da Copa do Mundo, e foi uma ótima apresentação. Taticamente nesse jogo ele funcionou mais como um lateral-fixo, atuando mais nas primeiras fases de construção do Brasil, numa saída de 3+1. Também cabe ressaltar, momentos que Dani atuou como um “volante”a frente dos zagueiros, num 2+3, principalmente em 2° fase de construção, variação tática desse sub-momento usada nesse jogo.

 

Com isso, vemos que apesar da idade elevada, Daniel Alves tem condições claras de estar presente na convocação para a Copa do Mundo, ele que tem características diferentes em relação ao seu principal concorrente Danilo, porém dependerá de Tite para ver quem ficará com a vaga no time titular.

SHARE