No futebol moderno a cobrança é intensa. Jogadores veteranos perdem espaços para jovem atletas. A exigência aumenta a cada temporada. Hoje um atacante não pode apenas ser um bom finalizador. Tem que marcar, buscar a bola no meio-campo, correr muito e principalmente, ter flexibilidade para as inúmeras mudanças táticas que os técnicos impõe ao longo das partidas.
Quem é Olivier Giroud?
Olivier Giroud é um atacante de 35 anos, que chegou ao Milan em julho de 2021, em uma negociação com o Chelsea. A contratação causou muita discórdia entre a torcida Rossoneri, que não enxergava no francês qualidade o suficiente para substituir Zlatan Ibrahimovic ou Rafael Leão (quando atua como centroavante).
O atacante viveu seu melhor momento na carreira no Arsenal, em que durante as suas cinco temporadas e meias pelo clube londrino, disputou 253 jogos, anotou 105 gols e distribuiu 41 assistências, excelentes números que atraíram o Chelsea, que o contratou em janeiro de 2018, ficando praticamente duas temporadas e meia, com 119 jogos, marcando 39 vezes e distribuindo 14 passes decisivos para o gol. Por fim, na seleção nacional, onde estreou em 2011, conta com 110 partidas e 46 bolas na rede, conquistando a Copa do Mundo de 2018.
É uma pequena apresentação de um experiente atacante que seduziu o Milan a trazê-lo para o futebol italiano nesta temporada, com contrato válido até o final da época.
Números na temporada
Somando o Derby Della Mandonnina, Giroud tem 21 jogos, oitos gols (7 na Serie A e um na Copa Italia) e duas assistências (Serie A). Na maioria das vezes vindo do banco, o experiente atacante tem se empenhado muito taticamente para ajudar os companheiros a conquistar vitórias importantes que mantém o Milan vivo na briga pelo Scudetto contra o seu maior rival.
Geralmente, muitos atacantes na casa dos 35 anos, ganham o este estereótipo de simples batedores de pênalti ou no clássico português brasileiro como o cara que fica na “banheira” esperando a bola chegar aos seus pés. Isso não tem acontecido com o francês. Afinal o camisa 9 só anotou dois gols de penalidade máxima. Primeiro contra o Cagliari, dia 29/8, vitória de 4 a 1 e na segunda oportunidade no duelo diante da Roma, em 6/1, com triunfo Rossoneri por 3 a 1.
Desempenho tático
Diferente de muitos centroavantes clássicos, que só marcavam gols, Giroud tem muita técnica. Além de ser um ótimo cabeceador, possui raciocínio rápido, bom domínio de bola, sabe bater faltas e faz muito bem o pivô para que jogadores que venham do meio-campo possam chegar a meta adversária com boas possibilidades de finalização.
Stefano Pioli, conta com bons atacantes no elenco como Júnior Messias, Ibrahimovic, Leão e Giroud. O treinador gosta de colocar o francês geralmente no segundo tempo entre os 60 e 70 minutos, para deixar o jogo mais físico do que veloz. A ideia é utilizar a força física e reação instantânea do jogador para as bolas aéreas ou tabelas rápidas, trabalhando como pivô, ajudando o Milan a mudar o cenário da partida ou para garantir o resultado com seus lances de perigo.
Contra o Genoa, pela Copa Italia, começou como titular e aos 75 minutos marcou um lindo gol de cabeça ao se antecipar diante do zagueiro e balançar as redes depois de ótimo cruzamento de Theo Hernández, fazendo valer o voto de confiança de Pioli que deve utilizá-lo mais vezes na temporada para ajudar o time a chegar o mais longe possível na temporada.
🗣 "O futebol é extraordinário. Para o bem ou para o mal, te dá emoções que poucas outras coisas dão."
Chega aqui pra ver o que mais Paolo Maldini falou depois da vitória em #InterMilan 📽👇🏼#SempreMilan 🔴⚫️ pic.twitter.com/JlnDiYDuQW
— AC Milan BR (@acmilanbr) February 5, 2022
Atuação de gala no Derby
No clássico mais importante dos últimos anos, Giroud fez uma partida mágica. Contra uma Inter líder isolada do campeonato e jogando o melhor futebol do país, Olivier foi titular já que Ibrahimovic vem sofrendo com lesões. Assim como diante do Genoa o camisa 9 estava sumido do Derby e não vinha oferecendo perigo ao rival. Até porque os Nerazzurri vinham dominando o jogo, criando muitas chances de gol.
Depois de um primeiro tempo complicadíssimo para o Milan, Pioli colocou Júnior Messias e Brahim Díaz nos lugares de Saelemaekers e Kessié, deixando o time mais ofensivo deixando Díaz mais próximo de Giroud. As mudanças mudaram o cenário do jogo que passou a ficar mais de igual para igual. Essas substituições ajudaram demais no desempenho do camisa 9 na partida. Afinal, estava muito isolado e sendo presa fácil da defesa interista. Aos 75 minutos, veio o empate quando fez uma excelente leitura de jogo. Roubou a bola no meio-campo, inciando o contra-ataque; Tonali carregou a bola e abriu para Brahim Díaz que ajeitou e finalizou de fora de área. A finalização foi péssima e acabou virando um cruzamento em que Giroud, que estava acompanhando toda a jogada, chegou livre na pequena área e de carrinho empatou o clássico, botando fogo no duelo. O gol acendeu um barril de pólvora Rossonero, mudando completamente a partida, iniciando a virada milanista.
O Milan passou a vir com tudo ao ataque e com 78 minutos (3 após o empate), veio a virada com um verdadeiro golaço, digno de um grande atacante. Calabria passou a ser mais ofensivo e levou a bola no campo ofensivo e tocou para Giroud. O matador fez novamente uma jogada espetacular. Se movimentou rapidamente diante dos zagueiros da Inter, recebeu o passe, dominou girando sobre Stefan de Vrij e bateu no canto de Handanovic, virando o jogo. Um gol para “garantir a renovação” e o coração da torcida Rossonera.
O que esperar de Giroud?
A vitória trouxe fogo ao campeonato e também destacou a importância de ter um elenco com tantos jogadores diferentes como tem o Milan. Pioli foi importante para a virada porque entendeu que o time precisava de mais presença ofensiva e que Giroud poderia mudar a partida ao contar com os companheiros mais presentes no ataque e isso ligou o gatilho necessário para o francês fazer a diferença.
Não podemos esquecer que o jogador tem 35 anos e isso influência muito fisicamente e faz com que Olivier não possa jogar sempre os 90 minutos. Mas os obstáculos não impedem que o centroavante possa fazer grandes partidas como no Derby.
A vitória e os gols trazem ao jogador uma confiança que desde os tempos de Arsenal não apareciam. O jogador que era rotulado como um simples reserva, hoje pode ser muito mais. A atuação de gala pode trazer ao atacante uma sequência como time e também evolua seu futebol podendo ajudar o Milan a chegar aos lugares mais altos. Sem dúvidas Giroud tem futebol para marcar muitos gols e também alegrias ao torcedor com boas atuações e talvez títulos, até porque a Serie A está com disputa aberta e a Copa Italia também.
🗣 "É crucial para um técnico preparar a partida e ver a equipe inteira executar o plano de jogo com muita atenção."
Vem ver como o Mr. Pioli analisou nossa vitória em #InterMilan 📽👇🏼#SempreMilan 🔴⚫️ pic.twitter.com/edAYjnLCuz
— AC Milan BR (@acmilanbr) February 5, 2022