Em um tímido mercado, Milan mira futuro e traz jovens jogadores

Na terceira colocação da Serie A e vivíssimo na briga pelo título, o Milan foi um dos clubes menos ativos do mercado de transferências ao preferir não realizar operações tão significativas para a próxima parte da liga italiana. A decisão da alta cúpula da equipe lombarda forçou o técnico Stefano Pioli a seguir usando o que já tem em mãos.

O Milan, que viu de longe as grandes rivais Internazionale e Juventus se reforçarem com Robin Gosens e Dusan Vlahovic, respectivamente, causou impacto apenas na contratação do jovem atacante Marko Lazetic, do Estrela Vermelha. No entanto, o jogador sérvio é uma aposta para o futuro e não deverá ter muito espaço na equipe titular na atual temporada, principalmente com Zlatan Ibrahimovic, Olivier Giroud e Ante Rebic como concorrentes.

Lazetic, de 18 anos de idade, é um jogador de alta estatura, forte fisicamente e muito ágil com a bola nos pés. Entre outros pontos positivos do centroavante, ele é conhecido pelos seus bons arremates e agressividade. O torcedor milanista deverá ter um pouco de paciência, mas o sérvio terá bons tutores na capital da Lombardia para possivelmente se tornar em um futuro próximo uma referência do ataque rossonero.

De fora das competições europeias, o Milan não terá um calendário muito apertado e poderá preservar de maneira mais eficaz as condições físicas de seus jogadores, mas o sinal de alerta dos rossoneri precisam estar bem ligados. Até o momento, a defesa milanista, por exemplo, está concentrada em Alessio Romagnoli, Pierre Kalulu e Matteo Gabbia, já que Simon Kjaer voltará somente na próxima temporada e Fikayo Tomori deverá ficar pelo menos um ou dois jogos de fora.

Apesar da “chuva” de defensores especulados pela imprensa italiana, o time rossonero repetiu o processo adotado com Lazetic e contratou somente o jovem zagueiro Cathal Heffernan, capitão da seleção irlandesa sub-17. No entanto, o promissor atleta deverá ganhar mais espaço no Milan em um futuro próximo.

Embora tenha trazido o jovem irlandês, a diretoria milanista não escapou do descontentamento de grande parte da torcida, que esperava receber de presente um substituto para Kjaer. A inatividade do Milan no mercado de transferências também desapontou no setor ofensivo, mesmo que seja uma região menos urgente que no defensivo.

Ao interromper o empréstimo do centroavante Pietro Pellegri, do Monaco, que foi para o Torino, o Milan dependerá ainda mais de Ibrahimovic, Giroud e Rebic na linha de frente. No entanto, essa aposta apresenta seus riscos, pois o trio já foi atingido por problemas físicos nesta temporada. Aos 35 anos de idade, o atacante francês, por exemplo, não pode ser considerado mais do que uma alternativa válida ao sueco.

Vice-artilheiro do Milan, Rafael Leão anotou seis gols em 19 jogos no Campeonato Italiano e mostrou que também pode ser letal na frente da meta adversária. Em caso de emergência, Pioli pode utilizar o português como um elemento surpresa no segundo turno da competição. Já pensando no futuro, o atacante Lorenzo Colombo, produto da academia milanesa, vive uma boa fase na Spal e pode ser mais bem aproveitado a partir da próxima temporada.

Além de Pellegri, os torcedores do Milan acompanharam a saída do lateral Andrea Conti, que foi contratado de forma definitiva pela Sampdoria e não deverá deixar muita saudade. Desde 2017 na capital da Lombardia, a passagem do jogador pelo San Siro foi destruída por uma série de lesões, tanto que disputou somente 52 partidas pelo clube rossonero. Já o promissor goleiro Alessandro Plizzari foi emprestado ao Lecce.

Outra grande aventura milanista na janela de transferências foi o processo da quase saída do espanhol Samu Castillejo, que mexeu com os nervos dos torcedores. De fora dos planos de Pioli, o meio-campista despertou o interesse da Sampdoria, mas o atleta teria recusado a proposta do clube genovês e seguirá no San Siro até o final da temporada.

Embora o mercado de transferências do Milan tenha sido um pouco desapontador, o clube precisará manter a calma e seguir firme até o final para tentar ficar com o título da liga italiana. Após a – polêmica – derrota diante do Spezia e o empate sem gols com a Juventus, os rossoneri voltarão aos gramados contra a arquirrival Internazionale, no próximo sábado (5), no San Siro.