Em sua primeira participação na Copa das Nações Africanas, a Gâmbia foi uma das grandes surpresas do torneio. Com duas vitórias e um empate na fase de grupos, o país conseguiu ficar na frente da tradicional Tunísia e avançou para as quartas de final ao ter vencido Guiné nas oitavas. A aventura dos gambianos, no entanto, foi interrompida por Camarões.
O momento mais belo da história da seleção gambiana passou pelos pés do atacante Musa Barrow, do Bologna, que é o camisa número 10 e principal destaque do modesto elenco treinado pelo belga Tom Saintfiet. Aos 23 anos de idade, o atleta já é uma superestrela no menor país do continente africano e suas exibições no torneio da Confederação Africana de Futebol (CAF) explicam a razão da sua popularidade.
O jogador do Bologna participou de todos os quatro gols marcados pela Gâmbia na competição. Além das assistências nos duelos contra Mauritânia (1 x 0) e Tunísia (1 x 0), Barrow balançou as redes nos embates diante de Mali (1 x 1) e Guiné (1 x 0). A seleção gambiana não conseguiu marcar mais de dois tentos em um único confronto, mas os resultados construídos permitiram a nação fazer história no esporte.
O passo seguinte para os guerreiros gambianos foi muito desafiador, pois a seleção enfrentou Camarões, uma das maiores potências do futebol africano e país-sede da Copa das Nações Africanas. Os subordinados de Saintfiet lutaram até o final, mas não conseguiram superar o rival e foram despachados após uma derrota por dois gols a zero. Apesar do placar adverso, a Gâmbia foi bem longa e deu esperanças de um futuro promissor para o futebol local.
Natural de Banjul, capital da Gâmbia, Barrow foi integrado nas categorias de base da Atalanta em 2016 e atualmente é um dos poucos jogadores do país africano que atuam na Itália. O atacante estreou e marcou seu primeiro gol como profissional dois anos depois, mas nunca chegou a ter muito espaço na equipe comandada por Gian Piero Gasperini, principalmente pelos bons momentos vividos por Josip Ilicic, Duván Zapata e Alejandro “Papu” Gómez.
O surgimento do interesse do Bologna foi muito bom para a carreira de Barrow, pois o atacante iria ganhar mais minutos em campo e ter um protagonismo maior dentro de um clube da elite do futebol italiano. O destino não foi diferente, porque o gambiano acabou sendo comprado por quase 20 milhões de euros pelo rossoblù e evoluiu muito sob os cuidados do técnico sérvio Sinisa Mihajlovic.
Em Bolonha, Barrow mostrou ser um jogador bem flexível por atuar em diversas funções no setor ofensivo. Nos últimos tempos, o gambiano vem jogando ao lado do austríaco Marko Arnautovic no 3-5-2 proposto por Mihajlovic, que também já o utilizou como ponta, atacante de referência e falso nove.
O importante é que Barrow se encaixou bem em grande parte das funções, pois o jogador foi o artilheiro do time nas duas temporadas disputadas pelo tradicional clube da região Emilia-Romagna, com nove gols em 2019/20 e 2020/21. O gambiano encontrou as redes em seis ocasiões em 2021/22 e está um tento atrás de Arnautovic.
Barrow é um jogador extremamente veloz e tem uma finalização muito refinada, já mostrando isso em diversas ocasiões com a camisa do Bologna. Além de ser capaz de cumprir várias funções no ataque, é atleta bastante perigoso em espaços abertos do gramado.
A temporada 2021/22 vem sendo especial para Barrow, que conseguiu desbloquear os seus gols na Serie A italiana e auxilia a Gâmbia na Copa das Nações Africanas. Em função dos bons resultados conquistados em Camarões, o atacante voltará em breve ao país europeu mais motivado para auxiliar o Bologna, que teve uma brusca queda de rendimento após sua saída para os compromissos com a seleção.
O Bologna, que chegou a flertar com a zona das competições europeias no início da temporada, perdeu seis dos últimos sete jogos disputados e ocupa somente a 13ª colocação, com 27 pontos. O rossoblù foi duramente impactado pela Covid-19, lesões e as convocações para a Copa das Nações Africanas.
👏 | GRANDE MUSA
Sempre più storico il cammino del Gambia alla sua prima partecipazione alla Coppa d’Africa: grazie a un gran gol del nostro #Barrow gli scorpioni hanno battuto oggi 1-0 la Guinea e approdano così ai Quarti di Finale 🤩#AFCON2021 #ForzaBFC #WeAreOne pic.twitter.com/kDrlDHGnn0
— Bologna Fc 1909 (@Bolognafc1909) January 25, 2022