Sporting é campeão da Taça da Liga após virada sobre Benfica

Em Leiria, O Sporting venceu o Benfica e levantou o quarto troféu em sua história da Taça da Liga. As águias abriram o placar com o brasileiro Éverton Cebolinha entretanto sofreu a virada dos leões com gols de Gonçalo Inácio e Pablo Sarabia.

O Sporting Lisboa de Ruben Amorim continua a somar títulos em Portugal, desta vez o quarto título do técnico a frente dos Leões. O treinador português de 37 anos chegou ao seu terceiro título seguido da competição que venceu pelo Sporting na edição passada e pelo Braga em 2019/2020.

Esta foi a décima quinta edição da Taça da Liga – esta época com o nome comercial de Allians Cup – que é uma competição organizada pela própria Liga Portugal e reune as equipas da primeira e segunda divisão lusitana desde 2007. O Benfica é o maior campeão desta competição com sete títulos contudo segue há três épocas os encarnados estão sem levantar nenhum troféu no cenário do futebol português.

Pela fase grupos, ambas as equipas passaram em primeiro lugar em seus respectivos grupos contudo foi o Sporting que fez a melhor campanha com duas vitórias contra Famalicão e Penafiel, respectivamente. Já nas semi-finais, o Benfica empatou com o Boavista e levou a melhor nas penalidades máximas já o Sporting venceu por 2×1 o Santa Clara antes de chegar a final do Final Four na edição 2021/2022 da Taça da Liga, no Estádio municipal de Leiria.

O JOGO

O dérbi eterno teve uma primeira etapa onde o Sporting foi o criador de mais oportunidades entretanto foi o Benfica que chegou ao primeiro gol da partida. Em uma das poucas chances criadas pelos encarnados no primeiro tempo, Grimaldo encontrou Éverton Cebolinha em boa posição, o camisa 7 benfiquista mostrou seu talento para cima do zagueiro Luis Neto e chutou forte no canto superior esquerdo de António Adan e fez 1×0 para as Águias no clássico lisboeta.

Na volta do intervalo, a equipa de Ruben Amorim mostrou disposição para conquistar o Bi da Taça da Liga e chegou ao empate logo 49′ minutos com Gonçalo Inácio. O zagueiro do Sporting fez o gol do empate de cabeça após escanteio cobrado por Pablo Sarabia.

Aos 78’minutos o espanhol Sarabia marcou o que foi o gol da virada e do título do Sporting após receber assistência de seu compatriota Pedro Porro. O meia emprestado pelo PSG fez a diferença na partida e foi o nome do jogo.

Na sequência desta temporada os rivais de Lisboa seguem nas oitavas-de-finais da UEFA Champions League. No dia 15 de Fevereiro, o Sporting receberá o Manchester City/ING pelo jogo de ida enquanto que no próximo dia 23 o Benfica recebe o Ajax/HOL.

Entretanto pela Liga Portugal, os gigantes lisboetas seguem na cola do FC Porto que abriu seis pontos a frente dos leões e nove pontos das águias. Já pela Taça de Portugal, o Sporting Lisboa é o único clube da capital portuguesa que segue vivo e segue em busca de mais um título na Era Ruben Amorim entretanto enfrentará o FC Porto pelas semi-finais em dois jogos de mata-mata em Março e Abril.