Uma nova era se inicia em Florença a partir deste começo do mês de fevereiro. O adeus de Dusan Vlahovic, ainda que amargo e turbulento, permitiu a chegada de um novo atacante, que terá por objetivo compensar a perda do principal artilheiro da Fiorentina nas últimas duas temporadas. Enfim, não se trata de um camisa 9 qualquer. Conhecido pela grande parte dos brasileiros, Arthur Cabral é o nome da vez na Viola.
Aos 23 anos, o centroavante nascido na cidade de Campina Grande, Paraíba, coleciona números muito interessantes na carreira. Embora ainda jovem e com somente três equipes em seu currículo de jogador profissional, quando teve as devidas chances, o ‘Rei Arthur’ correspondeu. Com gols, assistências, artilharias e, também (por que não), idolatria!
Desde 2019 no Basel, da Suíça, o brasileiro, agora, chega ao futebol italiano. A operação da Viola para contar com os serviços de Cabral totalizou um valor de 16 milhões de euros (contabilizando os bônus). O contrato assinado vai até o fim da temporada de 2026 e, portanto, o ex-atacante do Ceará é visto como um ‘jogador do futuro’ em Firenze.
E, por falar em Ceará, o MondoSportivo Brasil aproveita para relembrar alguns dos principais momentos da carreira de Arthur Cabral, no Brasil e na Europa. Além disso, trouxemos também alguns números do brasileiro — e que já vão animar o torcedor da Fiorentina de antemão. Venha com a gente!
Arthur Cabral no Ceará
Revelado pelas categorias de base do Vozão, o início da trajetória de Arthur Cabral como profissional já nos indicava seu poder de decisão e estrela. Isso porque, logo em sua estreia com a camisa alvinegra, o então garoto de 17 anos marcou um gol. E que gol!
Foi em 22 de julho de 2015, em partida da 3ª fase da Copa do Brasil contra o Tupi. Arthur Cabral acabou sendo mandado a campo pelo técnico Geninho somente aos 46 minutos da segunda etapa. Mas bastaram apenas 180 segundos para que o jovem centroavante marcasse o gol da vitória, e da classificação do Ceará, que venceu aquela partida por 2 a 1.
Já em 2016, Arthur Cabral integrou as categorias de base do Palmeiras, por empréstimo, mas não tardou a voltar para o Vozão. Mais maduro, ele marcou cinco gols em 22 jogos na temporada de 2017. Foi em 2018, contudo, que o centroavante despontou. Dono de uma força física impressionante e de uma bomba no pé direito, Cabral marcou 24 vezes em 55 duelos.
Ele foi artilheiro da Copa do Nordeste e ainda ajudou o Vozão a sair da última colocação no Brasileiro para se salvar da degola. No período com o Ceará, Arthur Cabral venceu dois títulos estaduais (2017 e 2018). Na sequência, você pode conferir todos os 30 gols marcados pelo atacante com a camisa alvinegra:
Números pelo Ceará
- 79 partidas
- 4514 minutos
- 30 gols
- 0,37 gol por jogo
- 11 gols no Campeonato Cearense, 2 na Copa do Brasil, 7 na Série A, 4 na Série B, 5 na Copa do Nordeste e 1 na Copa Fares Lopes)
- 2 assistências
Pouco espaço no Palmeiras
Após a grande temporada de 2018 com o Ceará, Arthur Cabral foi contratado em definitivo pelo Palmeiras, pelo valor de R$ 5,5 milhões. Lembrando que ele já havia jogado pelas categorias de base do Verdão, em 2016. No entanto, na equipe principal do alviverde, o atacante não teve tantas oportunidades como era esperado (por ele e pela própria torcida do Palmeiras).
Sua estreia foi promovida pelo técnico Felipão, em 23/03/2019. Novamente, assim como com a camisa do Ceará, Cabral já chegou ao time marcando um gol. Ele empatou o duelo para o Palmeiras contra o Novorizontino, pelas quartas de final pelo Paulistão. No fim, o placar daquele duelo se manteve em 1 a 1. Só que, depois disso, foram poucos minutos para o camisa 9, que entrou em apenas mais quatro jogos.
Dessa forma, Arthur Cabral acabou emprestado ainda na metada de 2019 para o Basel, da Suíça. O acordo previa um ano de empréstimo, mas com opção de compra por parte do clube europeu. E al cláusula foi acionada, posteriormente, motivo pelo qual o brasileiro não retornou mais ao futebol do nosso país.
Abaixo, o único gol do ‘Rei Arthur’ com a camisa do Palmeiras:
Números pelo Palmeiras
- 5 partidas
- 233 minutos
- 1 gol (Campeonato Paulista)
- 0,2 gol por jogo
Arthur Cabral no Basel
Na equipe suíça, Arthur Cabral se desenvolveu de forma impressionante. A cada temporada, o brasileiro foi acumulando mais e mais gols, além de prêmios individuais e artilharias. Faltou, contudo, um título pela equipe, motivo pelo qual o próprio brasileiro se lamentou em sua despedida do clube.
Ainda assim, foi uma passagem notável. Na primeira temporada, em 2019-20, foram 18 gols marcados em 39 jogos. No ano seguinte, 20 bolas nas redes em 36 partidas. Enfim, na atual temporada, Cabral já acumulava incríveis 27 gols e 31 duelos até este momento. Uma média impressionante, e que lhe rendeu o prêmio de melhor jogador da liga susíça em 2021.
Além disso, ele esteve no top 10 de maiores goleadores do ano passado em todo o planeta! Foram 39 gols somente em 2021, o que lhe rendeu a 9ª melhor marca do futebol mundial. Não à toa, Arthur Cabral foi até convocado pela seleção brasileira para suprir a ausência de Matheus Cunha, no ano passado. No entanto, o ex-atacante do Basel acabou não entrando em campo nos duelos das Eliminatórias.
Nesta temporada, além da artilharia no campeonato suíço, o centroavante também é o líder de gols na Conference League, torneio europeu que tem sua primeira edição, justamente, em 2021-22.
Enfim, confira alguns dos melhores momentos de Arthur Cabral no Basel:
https://www.youtube.com/watch?v=LJUaecVgt58&feature=emb_logo
Números pelo Basel
- 106 partidas
- 7960 minutos
- 65 gols
- 0,61 gol por jogo
- 46 gols na Super Liga Suíça, 2 na Copa da Suíça, 4 na Liga Europa, e 13 na Conference League
- 19 assistências
Novo desafio na Fiorentina
Enfim, agora é hora de um novo desafio para Arthur Cabral. Aos 23 anos, ele jogará em um campeonato mais difícil que o suíço, mas que pode ser muito interessante para seu estilo. Certamente, a força física será uma alidada, assim como sua precisão nas finalizações. A Fiorentina vem bem nesta temporada, também, por conta da eficiência ofensiva, algo que faltou nas temporada anteriores.
E ao olharmos para as médias de Arthur Cabral, é natural que venha a empolgação. Claro, estamos falando de gols em torneios estaduais e campeonatos de segundo escalação na Europa, mas a chance deve ser dada. Sem pressão, nem atropelo, o brasileiro tem tudo para se dar bem na Bota. Não se pode apenas achar que ele chegará empilhando gols, como Vlahovic estava fazendo até o momento.
É preciso, também, promover as oportunidades de forma inteligente, para que ele não se torne mais um ‘Pedro’ — que passou pela Fiorentina de maneira meteórica, sem sequer deixar qualquer impressão. Eu, sinceramente, não acho que este será o caso de Arthur Cabral. Já adaptado ao Velho Continente, embora ainda jovem, enxergo um jogador muito sério e dedicado, e que vai lutar por seu espaço.
Aguardemos para ver seu desempenho nos campos de Florença. Com Piatek, e agora Arthur Cabral, a Fiorentina se remontou para o restante da Série A. Com uma campanha boa até aqui, o objetivo segue sendo a classificação para as competições europeias. Será que vai dar?