Assim como acontece em cada mês, a Premier League anunciou os concorrentes ao prêmio de melhor técnico em janeiro. O primeiro troféu do ano da categoria tem quatro nomes que fizeram suas equipes serem os destaques durante os primeiros dias de 2022. Sendo assim, Pep Guardiola, Jurgen Klopp, Bruno Lage e Dean Smith foram os escolhidos pela liga, realizando feitos diferentes com seus clubes. Confira abaixo os principais feitos destes times neste período da temporada.
🔵 @PepTeam
🔴 Jurgen Klopp
🐺 Bruno Lage
🔰 Dean SmithYou can vote now for January's @BarclaysFooty Manager of the Month 👔#PLAwards | https://t.co/bAR8w5PcAc pic.twitter.com/pAH8Ixllc3
— Premier League (@premierleague) January 27, 2022
Indicados ao prêmio de melhor técnico em janeiro da Premier League
Pep Guardiola
Atual vencedor do prêmio, Pep Guardiola tenta continuar se mantendo no posto. Além disso, o espanhol conquistou o troféu nos meses de novembro e dezembro, o que mostra a evolução e arranque do Manchester City na temporada, muito acima dos demais clubes. Apesar dos Citzens terem feito apenas três partidas de Premier League em janeiro, em razão de compromissos como FA Cup, jogos adiados pela COVID e Data FIFA, os líderes do campeonato venceram partidas importantes.
Logo no primeiro dia do ano, conseguiram uma grande virada sobre o Arsenal pelo placar de 2 x 1. Na sequência, derrotaram o Chelsea por 1 x 0 e deixou a situação muito complicada para um rival na luta pelo título. Por fim, no último jogo do mês, um empate em 1 x 1 contra o Southampton. O Manchester City é o líder da Premier League com 57 pontos, nove a mais que o Liverpool, que está na 2º posição.
Além disso, Pep Guardiola busca seu 12º prêmio de técnico do mês desde que chegou a Inglaterra. Apenas Alex Ferguson e Arsene Wenger venceram mais vezes que o espanhol na história da Premier League.
Jurgen Klopp
Comandante do Liverpool, Jurgen Klopp teve que lidar com uma recuperação dos Reds no mês de janeiro, após alguns tropeços importantes em dezembro. Após terminar 2021 com uma derrota inesperada diante do Leicester, o time do norte da Inglaterra não perdeu mais. Primeiramente, iniciou 2022 com um empate diante do Chelsea, mas depois disso, foram duas vitórias contra Brentford e Crystal Palace, o que fez a equipe retomar a vice-liderança e ainda sonhar com o título inglês.
Além disso, o Liverpool conseguiu a classificação para a final da Copa da Liga Inglesa, após passar pelo Arsenal em jogos de ida e volta. Sendo assim, os Reds terminam o mês de forma invicta, somando todas as competições, e sem contar com Mané, Salah e Keita, servindo suas seleções na Copa Africana de Nações. Klopp busca seu 10º prêmio de melhor técnico do mês, com o último sendo conquistado em maio de 2021.
Bruno Lage
Atualmente, são cinco jogos sem perder na temporada. No mês de janeiro, foram quatro partidas, sendo três delas na Premier League. Nisso, os Wolves venceram todos os compromissos até aqui em 2022. Além disso, a equipe comandada por Bruno Lage quebrou um tabu 42 anos sem vencer o Manchester United em Old Trafford, na primeira partida do ano. Além disso, o clube venceu o Southampton e o Brentford, antes da pausa para a data FIFA.
O time comandado pelo português está na 8ª posição do Campeonato Inglês, com 34 pontos em 21 partidas. Os Wolves também tem a segunda melhor defesa da Premier League, com apenas 16 gols sofridos.
Dean Smith
A situação do Norwich na Premier League não é nada fácil. A equipe luta contra o rebaixamento com Newcastle, Burnley e Watford. Entretanto, os Canaries começaram uma boa recuperação em janeiro. Dessa forma, o clube comandado por Dean Smith conseguiu duas vitórias, nos três jogos que fez na Premier League em janeiro. Os triunfos inclusive foram em confrontos diretos contra o Watford e Everton.
Assim, o Norwich conseguiu sair da zona do rebaixamento antes da Data FIFA, algo que parecia quase impossível no ínicio da temporada, graças a recuperação do clube, com a chegada de Dean Smith, que saiu do Aston Villa no final de 2021. O técnico inglês inclusive já venceu o prêmio de melhor técnico do mês uma vez, em dezembro de 2020.