É incrível como a Croácia subiu seu nível desportivo nos últimos anos! Além da excelente safra de jogadores que se renova, temporada após temporada, o país começa a demonstrar que pode formar treinadores de alto nível de competência. Se olharmos, hoje, para a tabela de classificação da Lega Serie A Tim 2021-22, podemos observar que dentre as 10 equipes mais bem colocadas da competição, duas são dirigidas por bons e jovens treinadores do país eslavo. Sendo mais específico, referimo-nos a Igor Tudor e Ivan Jurić.
Nesse primeiro texto, analisaremos o mais experiente dentre os dois nomes. Então vamos lá, vamos falar de Ivan Jurić?
“Senta que lá vem a história…”
Nascido na cidade de Split, na porção sul da Croácia, o ex-jogador e técnico de 46 anos sempre teve sua história ligada à Itália. Encerrou a sua carreira como jogador profissional atuando pelo Genoa e, apesar de uma experiência como assistente técnico no Palermo, foi pelo time rossoblù que iniciou sua experiência como treinador. Mais precisamente pelas categorias de base dos griffoni.
Na temporada 2013-14 recebeu o convite e realizou uma boa campanha com o elenco principal do modesto Mantova, na Série C. Trabalho que despertou o interesse do Crotone, clube por qual Jurić também teve passagem como atleta profissional, sendo contratado como treinador da equipe na temporada 2015-16. Atingiu o segundo posto na Série B daquela temporada, sendo promovido à principal divisão italiana pela segunda vez na história do clube, com 23 vitórias, 13 empates e 6 derrotas em 42 partidas.
Why Ivan Jurić, who brilliantly led Crotone to Serie A, can become one of Italy’s best managers. https://t.co/x8azEX7cwU #SerieA #Calcio pic.twitter.com/P6SkapPX5J
— These Football Times (@thesefootytimes) March 7, 2017
Legenda: Jurić comandou a equipe da calábria de junho de 2015 a junho de 2016
Finalmente chegava a vez de uma chance na Serie A, mas não com Crotone! A bela campanha, que culminou no acesso da equipe da calábria, na temporada passada, fez com que o Genoa, enfim, resolvesse apostar no jovem técnico croata para a temporada 2016-17. Mas o casamento não foi um sucesso, assim como suas duas passagens seguintes, pelo time genovês. No total, foram três sequências no time rossoblù, interrompidas por lacunas temporais que totalizaram 56 partidas, com um desempenho de 12 vitórias, 14 empates e 30 derrotas.
Eis que, na temporada 2019-20, surge o Verona e o começo de um protagonismo na principal Liga italiana. Jurić seria contratado para substituir o recém desligado Fabio Grosso, e a missão principal seria manter o Verona na Serie A, após a subida de divisão. O trabalho superou as expectativas, com o Hellas terminando a competição na 9ª colocação com 12 vitórias, 13 empates e 15 derrotas, em 38 partidas, uma surpresa para muitos.
Il miglior allenatore del Triveneto della stagione 2019/20 🏆👏@assocalciatori @UssiSport#HVFC #Juric pic.twitter.com/f0yPXsllzr
— Hellas Verona FC (@HellasVeronaFC) January 19, 2021
Legenda: Jurić comandou a equipe de junho de 2019 a maio de 2021
Na temporada seguinte, 2020-21, o padrão foi mantido mesmo com sutis mudanças no elenco, saíram Amrabat, Kumbulla, Pessina e Rrahmani, e o Verona conseguiu terminar a Serie A na 10ª colocação geral, com 11 vitórias, 12 empates e 15 derrotas, em 38 jogos e, novamente, o clube impressionou muitos, pela alta organização tática e competitividade nos jogos.
Atualmente no Torino
A temporada 2021-22 se iniciava com mais uma missão desafiadora para Jurić, a de reerguer o Torino que vivera dois anos tenebrosos, em que chegou a lutar seriamente para não ser rebaixado para a Lega B. Sem legado algum deixado para si, o técnico croata iniciou uma série de modificações na equipe, desde mudança de elenco até a implantação de sua filosofia de jogo.
A equipe granata, na atual temporada, tem vivido sutis altos e baixos, mas com uma progressão muito positiva. Atualmente na 10ª posição geral, detém 32 pontos em 22 partidas, com um balanço de 9 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, além de possuir a terceira melhor defesa da Liga, conjuntamente à rival local.
🎙️ | POST PARTITA
Juric: ” Vittoria strameritata”
👉https://t.co/la6nCJk2Eu#SFT pic.twitter.com/UUJIBezYVr
— Torino Football Club (@TorinoFC_1906) January 15, 2022
Legenda: Jurić comanda a equipe granata desde junho de 2021.
Essa solidez defensiva, aliada a boa estrutura tática de jogo, faz com que o Torino seja hoje um time muito difícil de se vencer, principalmente quando joga em casa. Hoje, a equipe detém a terceira melhor campanha como mandante, na competição, com um balanço de 7 vitórias, 3 empates e 2 derrotas em 12 jogos no Grande Torino.
Apesar dos aspectos positivos ressaltados, a equipe granata necessita de uma melhora significativa quando joga fora de casa, pois a campanha como visitante é muito ruim. Chega a ser equiparável com a dos clubes que lutam para não serem rebaixados. O Torino tem, hoje, a 4ª pior campanha como visitante, com um balanço de 2 vitórias, 2 empates e 6 derrotas em 10 jogos.
Destaques do Torino de Jurić
Jurić conseguiu não somente melhorar a equipe do Toro na questão coletiva, mas potencializou, individualmente, algumas peças muito interessantes do elenco:
- Bremer, o ótimo zagueiro brasileiro, é uma máquina! Xerife da defesa e um dos melhores jogadores da Liga, hoje.
- Singo, o jovem e forte lateral/ala direito marfinense, ótima revelação da equipe de Turim.
- Pobega, que já havia se destacado no Spezia, vem encantando por sua qualidade técnica e obediência tática.
- Brekalo e Lukić, ótimos meias croata e sérvio, que se alternam no fornecimento de criatividade à equipe.
- E, por fim, até o jovem talento garimpado do primavera torinese, Luca Gemmelo. O jovem arqueiro demonstrou muito talento, na oportunidade que teve no elenco profissional, e que pode sim, ser uma promissora aposta do Torino e Jurić, para o futuro.
Conclusão
No geral, o início de trabalho que Jurić realiza é bom! Principalmente se analisarmos o padrão tático que a equipe apresenta. Um time extremamente organizado e com uma filosofia de jogo muito bem definida. A solidez defensiva é extremamente impressionante e a equipe sabe dosar bem as fases de pressão com a gestão da posse de bola em vários momentos da partida, uma marca de Ivan, desde os tempos de Verona.
Tomara que o jovem treinador croata continue com essa “pegada” e prossiga no desenvolvimento do excelente trabalho realizado no Torino, lapidando-o, principalmente no setor de ataque e no desempenho como visitante.
Acreditamos que o clube granata fez uma excelente escolha para o comando técnico e projetamos que o trabalho pode ser bastante satisfatório do ponto de vista técnico e tático, além de possibilitar títulos para o Toro.